Casa moderna e compacta para a família relaxar

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Assim como não se deve julgar um livro pela capa, não se deve julgar uma casa pelo tamanho que aparenta ter. Hoje no homify mostraremos um projeto que prova a capacidade da arquitetura em otimizar espaços, transformando um pequeno terreno em uma moradia espaçosa e aconchegante de 250 m. Graças ao bom desenho, a casa parece ainda maior e mais generosa. 

Sob autoria do escritório Mexicano LGZ Taller de Arquitectura, a Casa Ming é uma obra contemporânea que vence um desafio de forma engenhosa e criativa. Quase que como num passe de mágica, as idéias implementadas nessa residência são muitas vezes soluções óticas que valorizam espaços pequenos, tornado-os mais profundos e espaçosos. Além de aplicar formas inteligentes de organização, capazes de economizar área.

Totalmente moderna, essa residência certamente supera as expectativas de quem a vê de fora. Convidamos você a se surpreender com esse projeto!

Área externa de lazer em dois níveis

Aos fundos da casa encontra-se uma área externa de lazer em ambos os níveis. No térreo, uma área ensolarada com uma piscina comprida, perfeita para a prática de esportes, complementada com um deck em madeira e um paisagismo conformado seus limites. Enquanto a varanda no nível superior oferece uma área de lazer mais íntima, também garante uma área sombreada no terraço, deixando essa área de estar mais confortável. O comprimento do terreno é valorizado através do formato da piscina e das ripas de madeira do deck, tornando assim o ambiente mais espaçoso.

Salas integradas

As áreas comuns da Casa Ming são totalmente integradas e permitem a livre circulação pela cozinha, sala de estar e jantar. Retomando ao deck que vimos anteriormente, os acabamentos em madeira também são utilizados no interior, conferindo uma atmosfera aconchegante às salas. Ripas em madeira foram aplicadas no forro e alongam o ambiente graças a sua colocação no sentido do comprimento. Para o piso, foi escolhido um acabamento claro e contínuo que reforça a conexão entre todas as áreas. 

Todos os ambientes recebem iluminação e ventilação natural através de caixilhos altos e sempre há a possibilidade de acessar as áreas externas, inclusive um jardim interno é criado no pátio entre as salas.

Jardim vertical no pátio

jardim interno que vemos da sala de estar integra um pátio que ao mesmo tempo garante privacidade e a possibilidade de criar aberturas nas paredes, assegurando a circulação de luz e entrada de ar. A fim de evitar a criação de um paredão, os arquitetos buscaram uma solução contemporânea e interessante: um jardim vertical. Dessa forma, as vistas são muito mais agradáveis.

Cozinha aberta

O limite da cozinha para a sala de estar é sutilmente delimitado por um balcão, que por um lado funciona como área de refeição e por outro, como área de trabalho. Em todo o seu limite, há gabinetes inferiores que oferecem uma forma discreta de organização dos utensílios de cozinha, assim como armários altos ora com portas, ora com prateleiras e nichos para que objetos decorativos fiquem a mostra.

Sobre a bancada é projetada uma iluminação embutida e são postos vasos de flores de cabeça para baixo, idéia criativa que gera uma atmosfera descontraída e divertida.

Claraboias nas escadas

A escada de acesso às áreas íntimas é fechada em seus limite, mas nem por isso é confinada. A solução utilizada aqui para evitar um ambiente sufocante, foram aberturas zenitais por onde se pode observar o céu e receber uma iluminação adequada. Seguindo a mesma linguagem, as linhas de profundidade são valorizadas e tons claros são combinados à madeira. Nota-se que todos os ambientes são muito bem iluminados, o que certifica a sensação de maiores espaços.

Quarto despojado

Esse quarto com vista para o jardim interior resume a arquitetura dessa residência: simples, elegante e moderna. O caixilho de piso a teto promete ventilação, iluminação e uma vista interessante, e o contraste entre elementos claros e madeira cria um clima aconchegante. O mobiliário escolhido é clean e funcional, assim economiza espaço de forma sofisticada.

Embora generosa, essa casa não é nenhuma mansão. O segredo para ter tanto espaço foi encontrar soluções inteligentes para lidar com áreas mais restritas. Inspire-se e aplique quando for construir ou reformar!

Impressionado com a soluções desse projeto? Comente o que mais gostou.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!