Casa minimalista na beira do canal

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Uma casa à margem do canal é o sonho de quem adora barcos ou dos que querem estar próximos a natureza mesmo que vivendo na cidade. Tal sonho pode soar como um privilégio, mas em cidades como Hamburgo é uma realidade bastante recorrente. Hoje no homify mostramos essa residência que é resultado da execução de um projeto vencedor de um concurso. Sob o comando dos profissionais do estúdio Alemão DFZ Architekten, esta obra tem o design baseado na arquitetura dos barcos, simples e funcional, capaz de vencer os desafios impostos por um espaço limitado.

Dessa forma, todos os ambientes são multifuncionais e as fachadas oferecem belas vistas tanto para o canal, quanto para a terra. Veja a seguir o resultado! 

Fachada para o canal

A vista oferecida desde o canal deixa claro a relação com a arquitetura naval, tornando possível a otimização de espaços pequenos através de designs funcionais. Para que isso seja possível, as áreas devem ser capazes de exercer múltiplas funções de acordo com as necessidades. A residência consiste na união de diferentes blocos que parecem ser encaixados entre eles, permitindo a criação de espaços abertos. 

Devido a sua posição geográfica, em Hamburgo a entrada de luz solar pode variar muito ao longo do ano, sendo muito restrita durante os meses de inverno. A fachada demonstra a preocupação em garantir grandes aberturas a fim de oferecer o máximo possível de iluminação natural, assim como preservar as belas vistas para o canal desde o interior. O acesso via barco é feito através de um deck pelo qual é possível acessar os dois níveis da casa, e que pode ser usado como área de estar externa.

Quarto

Os ambiente no interior são de design minimalista e os arquitetos optam por cores claras no piso e paredes e preto para os caixilhos, portas e guarda-corpos, resultando em um contraste interessante entre cada elemento. Além de garantir maior iluminação, as cores claras também valorizam o espaço, dando a impressão de que os ambientes são maiores.

Transposição de ambientes

A linguagem dos acabamentos permanece a mesma nos diferentes ambiente, garantindo assim a relação estética entre eles. Porém nesta área de transposição, o piso escolhido é madeira maciça, conferindo uma sala mais aconchegante e elegante. Igualmente, o mobiliário é minimalista e mantém um diálogo com os acabamentos, como a escolha das cadeiras no mesmo tom da madeira e a luminária branca. Sobre a escada há iluminação zenital e sua área foi mantida aberta, ganhando um pé direito duplo.

Cozinha

No piso térreo encontram-se as áreas comuns como a cozinha e sala de estar. Super iluminada graças ao caixilho de piso a teto com vista para o canal e a mais uma abertura zenital, a cozinha é perfeita para os amantes da culinária. Integrada discretamente a sala de jantar via uma portinhola de serviço, cria ao mesmo tempo um ambiente privado e aberto, de livre circulação. E bom gosto é o que não falta nessa cozinha clean. No meio do ambiente foi posto uma ilha onde é possível trabalhar sobre a bancada com o fogão estilo cooktop, de um lado há armários de armazenamento e do outro a pia, conformando um ambiente organizado e espaçoso.

Inverno

Como dito anteriormente, durante o inverno a luz natural não é tão abundante quanto nos meses de verão. Portanto, um projeto de iluminação adequado é essencial para garantir uma residência aconchegante e iluminada. 

Design imponente

Para fechar essa sessão, retomamos a fachada e observamos a combinação entre os acabamentos. A arquitetura é ao mesmo tempo leve e imponente, contrastando com a arquitetura clássica do entorno se sobressaindo se forma positiva. O resultado desse projeto é uma residência contemporânea, minimalista e elegante.

Ficou com vontade de viver na beira do canal? Compartilhe suas idéias! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!