Casa moderna: o doce lar de uma família parisiense

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Hoje homify desembarca na França, para apresentar uma casa familiar moderna sensacional. Localizada a vinte quilômetros de Paris, a Casa C, projetada pelo estúdio Lode Arquitetura, buscou fugir de quaisquer convenções e proporcionar aos moradores um ambiente completamente personalizado. Inspirado nas casas da Califórnia, que preenchem o imaginário dos proprietários, a casa combina espaços amplos e integrados, que estimulam a interação entre os pais e filhos, continuidade espacial entre espaços internos e externos, amplos planos envidraçados e área de lazer com piscina no centro da vida familiar.   

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos desta casa familiar contemporânea sem igual? Então confira a seguir mais detalhes e imagens da Casa C, projetada para uma família, que trocou a sua casa antiga casa por este novo lar, completamente personalizado e concebido conforme os seus gostos e anseios.

Casa moderna desde a fachada

À primeira vista é a forma moderna e a materialidade industrial da residência que nos chama a atenção. Inspirada nas residências da Califórnia, a casa apresenta uma fachada principal composta de uma caixa retangular revestida de chapas metálicas, de cor preta, e de amplos planos envidraçados, protegidos por venezianas metálicas, de cor preta, que realçam o estilo moderno do edifício. A garagem está localizada no nível do acesso pela rua, abaixo da caixa retangular. A casa está situada, portanto, acima do nível da rua, apoiada sobre muros revestidos de pedras. Um amplo jardim frontal, para o qual os espaços sociais se abrem, serve como área recreativa, o núcleo da vida familiar, e como espaço de transição entre o espaço público e o espaço privado.

Pátio interno

As dimensões generosas do terreno permitiram que, mesmo organizada em apenas um pavimento, o projeto criasse amplas áreas livres abertas. Além do jardim frontal, a implantação em forma de U permitiu a criação de um pátio interno, situado na parte detrás, protegido dos olhares da rua, que combina jardim e pátio. Todos os dormitórios estão voltados para o pátio, proporcionando ótimas condições de iluminação e ventilação naturais e de privacidade. Diferentemente do volume frontal, revestidos de chapas metálicas, as superfícies dos volumes situados na parte detrás da casa são constituídas de alvenaria e pintadas de branco. As esquadrias de alumínio e as venezianas de cor preta é que dão o sentido de unidade ao edifício.

Sala de estar minimalista

Se o projeto arquitetônico se inspirou nas casas californianas, o projeto de interiores buscou ideias no minimalismo, com destaque para o mobiliário de design contemporâneo e de cores neutras. A sala de estar é composta de um sofá de cor bege, uma mesa de centro de madeira laqueada em preto e de uma cadeira de estrutura metálica e assento de couro. Outro destaque é a presença da lareira à lenha, que dá um toque de aconchego e de calor ao ambiente. E, o piso de mármore realça o requinte e a elegância do ambiente. A sala abre-se completamente para o exterior, para o jardim frontal e para o pátio central.

Sala de estar integrada

Embora situadas em níveis distintos, a sala de estar também está integrada visualmente à sala de jantar e à cozinha. A que interliga a garagem, situada no pavimento inferior, ao living room, no pavimento térreo, é marcada pelos painéis visualmente permeáveis constituídos de cordas brancas. As cordas é que dividem, portanto, a sala de estar da sala de jantar e da cozinha. As cordas delimitam a divisão do espaço, mas permitem o contato visual entre os ambientes, como a família desejava.

Encontre aqui mais informações sobre salas de estar.

Cozinha

Na cozinha e na sala de jantar ficam mais evidentes a estética minimalista e o estilo contemporâneo da decoração. A cozinha está interligada com a sala de jantar e portanto se abre para a área de lazer, situada na parte frontal, e para o pátio central, desfrutando de luz e ventilação naturais abundantes. A bancada da pia se estende para além da cozinha e serve de aparador para a sala de jantar. A cozinha conta ainda com armários embutidos na parede e com uma bancada em forma de ilha, com acabamento em laca branca, que realçam a elegância e a sofisticação do ambiente.

Sala de jantar

A decoração da sala de jantar, conectada à cozinha, aposta no contraste entre as superfícies escuras do piso de pedra e dos caixilhos de alumínio de cor preta com as superfícies brancas, das paredes e do mobiliário. A sala de jantar é composta de mesa de madeira, de cadeiras de estrutura metálica e assentos feitos de cordas, que realçam o estilo minimalista do ambiente.

O estilo minimalista não pode ser confundido com falta de personalidade. O minimalismo foca no essencial. Portanto, a sala de jantar dá destaque para a vista do jardim e da piscina, situados na área de recreação.

Casa moderna até na área de lazer

A principal atração da residência é a sua área de recreação situada no jardim frontal, interligada ao living room. A área ao redor da piscina é revestida de pedras dialogando com a sala de jantar e realçando a sensação de continuidade espacial entre a área externa e o living room.

A ampla piscina possui água aquecida e pode, portanto, ser utilizada o ano inteiro pela família. O aquecimento da água é feito através de painéis solares posicionados na cobertura, escondidos pela platibanda.

Continue navegando em nosso site. Clique e descubra uma casa familiar fantástica.

O que você achou desta casa minimalista?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!