Casa moderna feita de madeira de demolição

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A natureza não é apenas fonte de inspiração para poetas e artistas em geral. A natureza é também uma fonte de ensinamento inesgotável. Uma das lições da natureza mais importantes é o seu ciclo infindável. Não existe desperdício na natureza. Ou, tudo é reaproveitado como nutriente. O fruto que despenda no solo servirá de adubo para o solo do qual as árvores retiram os nutrientes que necessitam. Alguns arquitetos já aprenderam esta lição e estão reaproveitando materiais de construções antigas de modo a nutrir seus projetos e, assim como a natureza, evitar o desperdício de nutrientes.

Homify desembarca hoje na França, mais precisamente na região de Rennes, para apresentar uma casa de madeira simplesmente encantadora. Localiza na cidade de Bretagne, em meio a um bosque e a poucos metros de distância de um lago, a Casa D, projetada pelo estúdio Lode Arquitetura, buscou criar um espaço completamente fundido com a paisagem natural, de modo que o edifício fosse percebido como parte integrante da paisagem natural. Além de amplos painéis de vidro, que permitem a fusão entre o interior o exterior, o edifício exibe superfícies revestidas de madeira de demolição, que reforçam o caráter rústico e sua inserção harmoniosa no bosque.

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos deste refúgio familiar campestre estonteante? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa simplesmente deslumbrante, que combina madeira de demolição e vidro e proporciona aos moradores uma casa que se rende às belezas naturais ao seu redor.

Fachada principal

A casa é composta de um volume suspenso, revestido de tábuas de madeira, posicionadas verticalmente, e de um volume transparente, fechado por generosos planos envidraçados e marcado por um vazio. O edifício se acomoda ás condições naturais e ao declive do terreno. O contraste entre a transparência e leveza do vidro e a madeira, criam um efeito visual surpreendente, fazendo o volume superior flutuar no espaço. Esta sensação é reforçada pelas porta-janelas de canto, que quando abertas, expõem a ausência de apoios nas extremidades da edificação. O contraste entre a transparência do vidro e a opacidade da madeira evidencia também as funções de cada volume. Enquanto o volume transparente abriga os espaços sociais, o pavimento suspenso abriga os espaços privativos.

Madeira de demolição

A residência combina materiais contrastantes, mas que tem funções e intenções distintas e bem definidas. O uso do vidro visa a criar um efeito de invisibilidade e tem a função de criar uma fusão entre o espaço interior e o espaço exterior. A madeira foi empregada com a intenção de mimetizar o edifício na paisagem natural. Além disto, como podemos notar, o projeto fez a opção pela madeira de demolição, reaproveitando tábuas de madeira de construções antigas. O resultado é uma integração harmoniosa do edifício á paisagem natural, repleta de pinheiros. Graças à transparência e às superfícies de madeira de demolição, portanto, o edifício pode ser apreciado como um objeto integrante da paisagem, tal como as árvores imponentes, o muro de arrimo ou o lago natural.

Living room

O pavimento térreo abriga os espaços sociais, caracterizados pela total integração espacial, pela transparência, graças aos generosos painéis envidraçados, do chão ao teto, que circundam todo ambiente, e pela combinação de materiais naturais, com destaque para o piso de pedra e para o forro de madeira. O living room forma um único ambiente, cujo elemento central é a escada, protegida por um painel de madeira vazado, que também pode servir de estante para armazenar pequenos objetos. A cozinha desfruta de pé-direito duplo e, claro, de vistas fantásticas para a paisagem natural. A bancada de madeira em forma de ilha dialoga com o forro e com a estante central e agrega praticidade e modernidade ao ambiente.

Sala de estar

A sala de estar está voltada para a lareira e para o espaço exterior. Quando abertos, os generosos painéis móveis de vidro e as cortinas de cor cinza, permitem uma integração total entre o ambiente e a paisagem natural. A lareira no centro realça a sensação de aconchego e dá um toque rústico ao ambiente. O mobiliário de design contemporâneo é bastante discreto. O ambiente estimula a interação com a natureza e convida os moradores para atividades ao ar livre. Um dos hobbies da família é passear de caiaque no lago situado a poucos metros da casa, que pode ser visto de qualquer ambiente.

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Suíte

No piso superior, onde estão situados os dormitórios, é possível avistar e contemplar a vista do bosque e do lago de qualquer ambiente. Há uma mudança radical na passagem dos espaços sociais, situados no pavimento térreo, para a área íntima. Além da sucessão de pequenos espaços e da atmosfera mais intimista, os dormitórios são caracterizados pela combinação de piso de concreto e paredes pintadas de grafite, que criam uma atmosfera mais relaxante e personalizada. O forro de madeira agrega rusticidade e realça a sensação de aconchego do ambiente.

Apesar das vistas privilegiadas para a paisagem natural circundante, as vistas e a luz natural são filtradas pelas tábuas de madeira, que servem como brise, protegendo também a privacidade dos moradores.

Localização privilegiada

A localização é uma das decisões mais importantes para quem quer construir uma casa. Além de agregar valor ao futuro imóvel, uma boa localização pode proporcionar aos moradores mais conforto e mais qualidade de vida. Como mencionado, os ambientes sociais que se fundem com o espaço exterior e com a paisagem natural convidam os moradores para atividades ao ar livre. A localização da residência é uma das principais atrações do projeto. O bosque circundante de pinheiros imponentes e o imenso lago são como uma extensão do quintal da residência e proporcionam diversas opções de lazer e entretenimento para a família, além do contato prazeroso com a natureza e da atmosfera tranquila e revigorante.

Casas de madeira são sempre objeto de desejo e fascinação. Neste artigo, selecionamos mais uma residência moderna fascinante, um bangalô contemporâneo, no qual a madeira é a protagonista.

Você gostaria de morar em meio a um bosque?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!