10 Tipos de Base para Cama: Conheça e Escolha a Sua! | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

10 Tipos de Base para Cama: Conheça e Escolha a Sua!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Apartamento MG Quartos escandinavos por Luciana Ribeiro Arquitetura Escandinavo
Loading admin actions …

Você conhece todos os tipos de base para camas que existem no mercado? Alguns são excelentes para economizar espaço no quarto, outros são sofisticados ou modernos, outros ainda são super criativos e originais, sem deixar de lado os tradicionais e até clássicos. Neste livro de ideias, apresentamos 10 tipos de base para camas que vão servir de inspiração para a decoração de qualquer quarto da casa, do quarto de casal ao das crianças. Confira!

Cama tradicional

A cama mais comum e popular é a cama tradicional, cuja base é composta pela estrutura com pés de sustentação e pelo estrado sob o colchão. O desenho da cama costuma ser simples, com ou sem cabeceira. Entre os modelos com cabeceira, este elemento pode ser inteiriço ou vazado, além de decorado com desenhos, formas e apliques. Esse tipo de base de cama costuma ser fabricada em madeira, ferro ou metal. Por causa da elevação proporcionada pelos pés, a limpeza sob a cama é facilitada. Também é um modelo confortável para pessoas idosas, que podem subir e descer dela com mais facilidade.

Cama box

Mais compacta e versátil, a cama box tem um design mais moderno e é composta pelo colchão e por uma base – o box, literalmente uma caixa – que tem o tamanho exato do colchão, tornando a cama mais fácil de acomodar no quarto. O conforto superior dessa cama é proporcionado por colchões mais altos, geralmente acompanhados por uma cobertura chamada pillow top, que protege o colchão. Os modelos completos (com box e colchão) são mais caros do que as camas tradicionais, mas são mais ergonômicos e têm melhor qualidade. 

Cama baixa

Com inspiração asiática, a cama baixa aumenta a sensação de amplitude de espaços pequenos, além de dar um toque mais despojado ou minimalista. Nos modelos orientais, a base que sustenta o colchão é um tatame ou futon. Mas essa base também pode ser fabricada com material barato e sustentável como pallets. Modelos mais sofisticados podem ter como estrutura uma base em madeira ou mesmo um deck. 

Cama com dossel

A cama com dossel, na sua versão tradicional, tem como base uma estrutura em madeira ou ferro com pilares em cada ângulo da cama sobre os quais são fixadas cortinas ou véus, tanto para proteção contra insetos, quanto para efeito decorativo. 

Cama flutuante

Suíte masculina Quartos modernos por Estúdio IR Moderno
Estúdio IR

Suíte masculina

Estúdio IR

Impactante, a cama flutuante é o modelo de cama com uma base de apoio instalada debaixo da cama e que não é visível para quem observa, o que cria um efeito de flutuação muito interessante e moderno. Essa base tem a mesma largura do colchão, portanto é mais compacta e adequada para quartos relativamente pequenos.




Cama suspensa

ZAAV-Casa-Interiores-1342 Quarto infantil minimalista por ZAAV Arquitetura Minimalista
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1342

ZAAV Arquitetura

Também impactante, a cama suspensa é um modelo com design moderno caracterizado por uma base de sustentação fixa no teto ou na parede, mas essa base precisa ser em material resistente e suportar o peso necessário. Essa estrutura também facilita a limpeza. 

Camas sobrepostas trazem aspecto aventureiro Quarto infantil moderno por BG arquitetura | Projetos Comerciais Moderno
BG arquitetura | Projetos Comerciais

Camas sobrepostas trazem aspecto aventureiro

BG arquitetura | Projetos Comerciais

Bicama

A bicama, que pode ser encontrada em versão tradicional ou box, apresenta como base uma estrutura que comporta um colchão no alto e outro na parte inferior, escondido em uma espécie de gaveta que pode ser puxada quando o quarto não comporta duas camas separadas ou quando for necessário receber uma pessoa para dormir. É uma opção bastante popular para quartos de crianças e pode ter os mais variados desenhos, dos mais tradicionais aos mais modernos ou temáticos.  

Beliche

A estrutura básica do beliche é composta por duas camas, uma acima da outra, com ou sem escadinha ou barra de proteção. A vantagem dessa estrutura é que as pessoas podem dormir a uma boa distância do chão. O beliche tem um desenho convencional e geralmente é fabricado em madeira, que pode ser natural ou pintada, mas atualmente há modelos muito criativos e temáticos para os quartos de crianças. 

Cama Baú

Bastante popular, a cama baú é ideal para quartos com dimensões reduzidas ou pouco espaço para a instalação de armários. Como o nome indica, essa cama tem como base um baú, no qual se pode guardar roupas de cama, cobertores e outros itens de menor uso. A base tipo baú pode ser aberta ao se levantar a parte superior da cama onde está o colchão ou, então, apresentar gavetas laterais que podem ser puxadas. 

Cama alta

Quarto da menina Quarto infantil moderno por Studio² Moderno
Studio²

Quarto da menina

Studio²

Indicada para apartamentos ou quartos pequenos, a base da cama alta é instalada, como o nome diz, em uma posição mais elevada, abrindo espaço na parte de baixo para outros móveis como armários e mesas de estudo ou trabalho. 

Quarto da menina Quarto infantil moderno por Studio² Moderno
Studio²

Quarto da menina

Studio²
De qual você gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!