Cozinhas Compactas, Grandes Sabores

Rafael Valente Batista Rafael Valente Batista
Loft ZURITA. Madrid, Beriot, Bernardini arquitectos Beriot, Bernardini arquitectos Cozinhas minimalistas
Loading admin actions …

Desde há muito que a cozinha se transformou no elemento indispensável de qualquer lar. 

É sabido que é em torno desta que gira a vida da casa, pois cozinhar é uma atividade diária que requer tempo e dedicação. Seja sozinho ou acompanhado a cozinha será sem duvida alguma a divisão da casa mais frequentada ao longo do seu dia; para tal o planeamento desta torna-se indispensável. Das de maiores dimensões às mais pequenas, passando pelas cozinhas compactas, elas assumem diversas formas. 

Hoje iremos falar de cozinhas compactas, mostrar algumas soluções relativamente à forma, cor e materialidade a adoptar para tirar o maior proveito da sua cozinha, pois quando se trata destas, a organização é essencial para um bom funcionamento. Primeiro será necessário estabelecer uma pequena noção do que se trata uma cozinha compacta: esta não terá de ser obrigatoriamente de pequena dimensão, mas a sua organização e disposição de equipamentos será conciso. Preparamos-lhe uma pequena lista de dez modelos que o iram inspirar, de modo a que possa tornar a sua cozinha funcional sem lhe retirar o encanto. Algumas até pode ja executar na sua própria cozinha. 

Cozinha num volume

Já que o artigo de hoje é sobre cozinhas compactas porque não começar pelo melhor exemplo. É imprescindível realçar a diferença entre compacto de pequeno. Esta cozinha reflecte na perfeição este conceito; todas as necessidades pedidas num só volume no centro da cozinha. Esta solução é bastante prática pois concentra todas as funcionalidades num só local. Repare que a execução em ilha permite circulação em torno dela aumentando a noção espacial da mesma.

Dois mundos, um espaço

homify Cozinhas modernas

A casa sem compartimentos veio mesmo para ficar, abrindo a possibilidade de obter espaços mais amplos e arejados, porem é necessário criar um limite de zonas. É através do mobiliário e da cor que conseguimos criar esse limite. Na cozinha, especificamente, opte por colocar a arrumação e eletrodomésticos numa bateria continua demarcando a zona de trabalho mas não queremos fechar nos sobre ela, é aqui que terá de ser perspicaz. Nesta  Escolha uma bancada passível de multi-funcionalidade. Sente os amigos e aproveite o ritual de preparar uma deliciosa refeição.

Louça à vista

Quando se trata da arrumação dos artigos de cozinha a nossa imaginação remete-nos instantaneamente para o típico armário de três prateleiras mas nem tudo tem de ser assim. É o caso da alternativa que lhe trazemos. Encare as panelas como um elemento decorativo e crie um tecto rebaixado. Poupa em espaço de arrumação e dinheiro para decorar. Veja também a dinâmica que a PÜHRINGER GMBH CO KG, MÖBELLINIE oferece, bastante divertida e económica.

Um espaço diferente

Como achamos esta cozinha fora do normal, tomamos a liberdade de lhe mostrar o porque. Por si só é apenas uma cozinha regular mas veja a capacidade com que a mesa escolhida consegue agregar todo o espaço ao seu redor. A utilização da mesma materialidade é um factor em ter em conta em casos como este, em que não existe espaço fortemente definido. No caso que lhe mostramos a madeira da bancada e paredes laterais cria um elo de ligação com a mesa e a escada fazendo elas parte de um todo.

Um canto de pastel

Sabe quando toda a sua cozinha já se encontra equipada mas mesmo assim sente necessidade de ter mais arrumação? Uma possível solução para a sua cozinha é adaptar moveis. No caso que apresentamos duas mesas individuais foram transformadas em banquetas de cozinha, com a colocação de prateleiras na parte inferior; uma solução pratica e eficaz. Serve o propósito para a refeição podendo ser utilizada como apoio à preparação da sua refeição e armazenamento. Veja aqui outras soluçoes

Arrumação Condensada

Outra característica de uma cozinha compacta é refletida na arrumação. Deixamos-lhe uma forma interessante de decorar esta arrumação. Use um armário capaz de conter vários objectos desde as panelas aos utensílios de cozinha. Não receie deixar os eletrodomésticos utilizados no dia-a-dia à vista. Tornará a sua vida mais fácil.

Reversibilidade

homify Cozinhas ecléticas

Cada vez mais é usual compartilhar espaços. Os modos de viver alteram-se e a casa teve de acompanhar essa evolução. Como tal a cozinha comunica com a sala tornando -se uma extensão desta. Em sua maioria é o mobiliário flexível que permite essa articulação. Veja como a mesa serve para refeições ao mesmo tempo que se transforma num aparador para a televisão. Genial não acha?

Arrumação flutuante

Em cozinhas estreitas é essencial libertar espaço. Um dos maiores truques para o efeito é colocar todo o mobiliário base e eletrodomésticos numa frente, criando assim o conceito de espaço servidor para espaço servido. Quando não for possível executar à risca este conceito opte por mobiliário fixo na parede, ou seja que não contenha apoio com o pavimento. Verá que o espaço tornasse mais amplo e responderá as exigências pedidas

Uma cozinha versátil

Esta pareceu-nos uma proposta bastante interessante. Apesar do espaço disponível a cozinha resolve-se de forma bem simples e linear. Um conjunto de arrumação modelar que define o espaço de armazenamento dos componentes da cozinha. A particularidade desta solução surge bastante interessante pela sua versatilidade, pois comporta e estrutura o conjunto da cozinha e sala através do armário inferior.

Leveza pura

Para terminar a nossa discussão mostramos-lhe mais um exemplar de uma cozinha compacta. Num espaço pequeno foi possível executar uma cozinha bastante funcional. Esta apropria-se das costas da casa-de-banho para servir de parede base à cozinha, ou seja toda a cozinha se desenvolve em torno da casa-de-banho, dando esta apoio a toda arrumação necessária ao espaço. Uma forma muito eficaz de construir uma cozinha com tudo o que esta necessita. Por sua vez a materialidade escolhida revela um grande planeamento da mesma, a utilização de uma madeira clara possibilita a leveza do espaço, tornando se este mais amplo e uniforme. 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista