9 Ideias Brilhantes para Aquecer a sua Casa com Madeira | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

9 Ideias Brilhantes para Aquecer a sua Casa com Madeira

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
RESIDÊNCIA 430M² Corredores, halls e escadas modernos por Elisa Vasconcelos Arquitetura Interiores Moderno
Loading admin actions …

Aconchego, bem-estar e acolhimento. São três qualidades subjetivas apresentadas pela madeira, que ultrapassam as suas características físicas para alimentar emoções positivas tão necessárias para deixar do lado de fora da casa o estresse cotidiano. Neste livro de ideias, apresentamos 9 ideias brilhantes (e um bônus) para aquecer a sua casa com madeira, ao incluir esse material nobre e atemporal na decoração de quase todos os ambientes, do hall de entrada à varanda. Confira!  

1. Hall de entrada

Madeira no hall de entrada da casa é infalível quando se quer receber as pessoas com uma atmosfera calorosa e aconchegante que convida a momentos de bem-estar e conforto físico e emocional. É como um signo de acolhimento que assegura que o que se desenrolará depois do limiar da porta será agradável e prazeroso.

Na imagem acima, a madeira de primeira qualidade, em um tom avermelhado, reveste tanto o piso quanto o teto, que parecem se encontrar e se misturar com a porta no mesmo material em uma solução de design original.

Mas há ainda outro elemento em madeira que se destaca nesse hall de entrada: o grande nicho embutido na parede, de formato quadrado, que é emoldurado pelas paredes brancas. O nicho tem função de aparador, uma vez que apresenta uma prateleira para objetos decorativos e flores.

A iluminação do ambiente, com spots embutidos e direcionados, tem grande importância na decoração e na sensação de conforto e bem-estar ao realçar as qualidades da madeira.

2. Sala de estar

Na sala de estar, o aconchego e o bem-estar continuam, como no exemplo da imagem acima. A madeira domina no ambiente, apresentando-se no piso, nas portas, nas esquadrias das grandes janelas de vidro, na escada que leva ao mezanino e também nos móveis. Um elemento em madeira que tem presença é a parede em que está instalada a TV, de forma discreta e elegante.

3. Sala de jantar

Sala de Estar/Jantar Salas de jantar modernas por Patricia Vertuan Moderno
Patricia Vertuan

Sala de Estar/Jantar

Patricia Vertuan

A sala de jantar é um espaço que usufrui fortemente das qualidades reconfortantes da madeira. Nesta imagem, o material se destaca na bela mesa em madeira e suas cadeiras de design moderno e original, enquanto a cristaleira em madeira com portas em vidro reforça a sensação de aconchego e bem-estar.

4. Cozinha

A cozinha é um ambiente em que é preciso ter cuidado no uso da madeira como revestimento, já que o material é poroso e acumula gordura e outros resíduos indesejáveis. Mas o material não chega a ser proibido. Nesta imagem, a cozinha tem a base da bancada da área de trabalho em madeira ou imitação de madeira, além de um painel para o relógio decorativo.

Já a mesa de jantar, de design moderno, mistura vidro e madeira de modo a extrair do conjunto tanto a leveza de um material quanto a sensação de aconchego do outro.


5. Jardim interno

Pátio interno com lareira Jardins de inverno ecléticos por Juliana Lahóz Arquitetura Eclético Madeira Efeito de madeira
Juliana Lahóz Arquitetura

Pátio interno com lareira

Juliana Lahóz Arquitetura

Para quem tem um jardim ou pátio interno em casa, revestir o ambiente em madeira é a solução perfeita para torná-lo relaxante e acolhedor, especialmente se houver plantas. Na imagem acima, a madeira vai do piso ao teto, assim como na base do banco que serve de sofá.

6. Quarto de casal

No quarto de casal (ou mesmo no de solteiro), madeira nunca é demais. Neste exemplo, a madeira ripada avermelhada – a que mais proporciona uma sensação de aquecimento e aconchego – está nas esquadrias da porta-janela e nas paredes, das quais uma serve de apoio para a TV e apresenta rack e prateleiras tipo nichos.

A combinação com a cor azul marinho, em especial na cabeceira da cama, é perfeita para qualquer dormitório, em especial aquele em uma casa de praia, como nesta imagem.

7. Closet

O closet! Nem todos têm o prazer de ter um ou de ter um tão grande, mas a proposta serve também para os closets menores. Aqui a madeira domina no piso e no teto, assim como na estrutura dos armários sem portas, causando uma imediata sensação de bem estar e aconchego, especialmente na presença de mobiliário clássico em couro castanho e com capitonê. Para finalizar, a iluminação com spots embutidos ganha um toque elegante com os lustres modernos e clean.

8. Quarto infantil

No quarto de crianças, a madeira sempre confere um toque de aconchego, como neste com uma estrutura em madeira que serve de cobertura para a cama e, ao mesmo tempo, tem na parte superior outro espaço para uma cama ou um canto para brincadeiras. Para acessá-lo, há uma escada em madeira, em cujo vão encontram-se gavetas e em cuja lateral estão nichos para brinquedos.

9. Home-office

O pequeno home-office ocupa uma área restrita, mas isso não precisa significar desconforto. A combinação de revestimento de parede em madeira e mobiliário branco deixa o cantinho leve e gostoso.

Bônus: Varanda

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA Varandas, alpendres e terraços rústicos por Bender Arquitetura Rústico
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Como um bônus nesse artigo, incluímos a varanda, em especial a varanda de casa térrea com esta. Nela a madeira, que aparece nas esquadrias da parede e na cobertura envidraçada, faz toda a diferença para se criar um ambiente de relaxamento e bem-estar.

De qual ambiente com madeira você gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!