Casa de campo rústica perfeita para relaxar

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A perfeição é uma abstração. É o termo para designar algo idealizado, que reúne qualidades que não podem ser melhoradas, que pela sua condição de coisa idealizada, jamais poderá existir senão no mundo das ideias. Portanto, uma casa rústica perfeita não existiria exceto no nosso imaginário. Apesar de todo o progresso que vivenciamos, o estilo rústico mantém seu apelo estético cativante e seu encantamento, como uma ponte entre o presente e o passado ao qual não queremos nos desapegar. Esta é a razão porque este estilo é atemporal. Quando lembramos ou revivemos algo do passado em nossa memória, trazemos para o presente um conjunto de emoções desencadeados pela memória.

O homify desembarca hoje em algum lugar misterioso da memória coletiva, para apresentar uma casa que quase poderia ser a casa rústica perfeita. Localizada no lugar idealizado por você, esta casa rústica reúne todas as qualidades de um refúgio rústico ideal, localização privilegiada em meio à natureza, materiais naturais, móveis rústicos, sensação de conforto e aconchego e vistas privilegiadas para a paisagem natural circundante.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta casa rústica perfeita? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa rústica deslumbrante que idealizamos para você. As imagens são de autoria de Bruno Vacherand-Denand, do estúdio Passage Cirton.

Materiais naturais

Um dos principais elementos de uma casa rústica é a qualidade do material. São os elementos materiais, principalmente a madeira e a pedra, que conferem aos edifícios uma aparência rústica, combinados com traços e com a forma, que também contribuem para realçar sua silhueta rústica e tradicional.

A casa rústica perfeita é aquela que expressa a essência e o caráter original do estilo rústico. A casa rústica perfeita precisa exibir características como estas a seguir: telhados inclinados cobertos de telhas cerâmicas coloniais, varandas delimitadas por arcadas revestidas de pedras, esquadrias de madeira, chaminés e superfícies caiadas de cor neutra, que priorizem o contato com o exterior e estabeleçam uma relação harmoniosa com o seu entorno natural.

Estruturas aparentes

Se você não quer ter apenas uma fachada rústica, mas também ambientes rústicos e aconchegantes que dialoguem com o entorno, é preciso atentar para alguns detalhes. A primeira coisa é realçar o protagonismo dos materiais naturais. Não precisa revestir todas as paredes de pedra, o que pode prejudicar a difusão da luz natural dependendo da tonalidade. Se a estrutura da casa é composta de madeira, então o ideal é realçar a presença das peças de madeira aparente, através do uso de superfícies neutras, que tornarão a madeira o elemento protagonista e ainda contribuirão para o melhor aproveitamento da iluminação natural.

Vistas para a paisagem

O piso de pedra também reforça a atmosfera rústica. Pedras nobres como o mármore dão um toque rústico ao ambiente e realçam também a elegância de qualquer ambiente. A integração com o espaço exterior é outro elemento fundamental em uma casa rústica. Trazer a natureza para dentro através de amplas aberturas proporciona o contato prazeroso com a natureza e torna o ambiente aprazível. Neste projeto o desenho das aberturas em forma de arcos reforça o caráter tradicional e agrega charme e rusticidade ao ambiente. Obviamente, o estilo rústico é totalmente conciliável com a funcionalidade. Espaços de convivência integrados, portanto, estimulam a convivência e tendem a deixar o ambiente ainda mais agradável e, claro, funcional.

Piso de madeira

Os dormitórios não podem abrir mão do conforto e da privacidade. A vantagem do estilo rústico é que com o emprego de materiais no dormitório agrega charme e conforto. Neste dormitório, o piso de madeira dialoga com a estrutura de madeira aparente e realça a sensação de aconchego. A lareira agrega charme e calor ao ambiente e o mobiliário de estilo clássico como a cama e os abajures dão um toque de elegância ao ambiente. As cores neutras criam uma atmosfera relaxante e servem para destacar a vista para o jardim, que a generosa porta-janela em forma de arco proporciona, sem prejuízo para a privacidade dos moradores.

Banheiro

No banheiro o estilo rústico pode ser obtido e reforçado de muitas maneiras, principalmente pelo uso de materiais naturais de aparência rústica. Neste banheiro, o projeto optou pelo piso de madeira e pelas superfícies de revestimento cimentício, que combinam rusticidade e elegância. O lavatório é composto por uma bancada de madeira, que dialoga com o piso, e por duas cubas de apoio de design contemporâneo. As torneiras poderiam evocar um passado mais remoto. Mas no banho priorizou-se a praticidade e a elegância.

Móveis rústicos

O mobiliário é indispensável em qualquer casa, por razões óbvias. Em um projeto de interiores o mobiliário é uma das principais atrações. Portanto, em uma casa rústica, o uso de móveis antigos de estilo vintage é indispensável. Neste quarto de casal, além do piso de madeira, da estrutura de madeira aparente, das cores neutras e das vistas privilegiadas para a paisagem natural circundante, o projeto faz uso de móveis antigos, com destaque para o armário e para a escrivaninha de madeira de estilo vintage, que realçam a atmosfera rústica do ambiente.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Banho do casal

O banho do casal aposta na combinação de piso de madeira de demolição com o revestimento cimentício das paredes. O lavatório se destaca pelo estilo rústico da bancada de madeira, que dialoga com o piso e pelas torneiras de estilo tradicional. Os espelhos redondos e o vidro da área do chuveiro dão um toque de sofisticação ao ambiente. Mas é o estilo rústico e a sensação de aconchego que predominam.

Jardim

O jardim também é um elemento fundamental na casa rústica perfeita. Além de proporcionar vistas agradáveis para os moradores, o jardim deve ser concebido como um espaço de estar ao ar livre, no qual os moradores podem ter contato direto com a natureza e curtir momentos de relaxamento e descanso. O piso de materiais naturais, o mobiliário de madeira e a sombra da vegetação circundante e plantas ornamentais ao redor são os ingredientes indispensáveis para um jardim rústico deleitoso.

Continue navegando em nosso site e apreciando belas casas rústicas, como esta casa de pedra.

Você gostaria de dar um toque rústico na decoração da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!