Casa de praia com decoração rústica

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Casa Caiçara, RAC ARQUITETURA RAC ARQUITETURA Casas coloniais
Loading admin actions …

O Brasil é um dos países mas miscigenados do mundo. Nossas origens são a somatória do encontro e mistura de várias etnias e nacionalidades. No litoral sul e sudeste do Brasil é comum nos referirmos aos habitantes nativos desta região como caiçaras, resultado da miscigenação entre índios, brancos e negros, que viviam da pesca artesanal, do extrativismo vegetal, da agricultura, do artesanato e, mais recentemente, do ecoturismo. Os caiçaras desenvolveram uma ocupação peculiar nesta região, com construções típicas, adequadas ás condições locais.

Homify desembarca no litoral catarinense, para apresentar mais uma casa de praia sensacional, denominada Casa Caiçara e cujo projeto de reforma ficou a cargo do estúdio RAC Arquitetura. A reforma da casa de dois pavimentos, localizada de frente para o mar, buscou referências nas antigas casas de praia da região, por esta razão foi batizada de Casa Caiçara.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta casa rústica e encantadora? Então confira a seguir mais detalhe e mais imagens desta casa de praia que remete às raízes da construção tradicional litorânea e proporciona aos moradores ambientes aconchegantes, arejados e funcionais.

Espaço gourmet

Apesar da praticidade e da sensação de aconchego, as principais atrações desta casa de praia de estilo rústico estão situadas na área externa, incluindo a praia a poucos metros de distância. Além do jardim, da piscina e do espaço lounge, o projeto criou ainda um espaço gourmet, interligada com a cozinha. O espaço gourmet é caracterizado pela parede revestida de tijolinhos á vista, pelos armários e pela bancada de madeira mobiliário e pela bancada da pia de granito, que conferem praticidade e requinte ao ambiente.

As casas de praia despertam aquele desejo de fugir para um lugar distante em busca de sossego e de contato com a natureza. Que tal fugir agora para uma outra praia, situada em Florianópolis? Neste artigo, apresentamos uma casa de praia fascinante, encravada entre a mata e com vistas deslumbrantes para o mar.

Fachada principal

O projeto de reforma foi inspirado no estilo tradicional das construções locais. Os novos materiais de acabamento, portanto, não descaracterizaram a essência da construção original, cuja identidade marcante é reforçada pelas esquadrias e venezianas de madeira, pintadas de azul, e pelos planos inclinados do telhado coberto de telhas cerâmicas. O programa de necessidades está organizado em dois pavimentos. O projeto privilegiou a iluminação e a ventilação naturais, através do uso de amplas aberturas, que integram os ambientes aos espaços externos e proporcionam vistas agradáveis para o jardim ou para o mar.

Na parte posterior do terreno estão situados o jardim de vegetação tropical exuberante e a área de lazer, com destaque para a piscina e para o espaço lounge.

Living room

O projeto buscou realçar o estilo tradicional e rústico do edifício. As peças de madeira aparente da estrutura do telhado, chamados de tesouras, e os pilares de madeira ganharam um protagonismo, contrastando com as superfícies brancas das paredes e do telhado e com as esquadrias de madeira pintadas de azul. Além da integração dos espaços de convivência, sala de estar, sala de jantar e cozinha, os espaços de convívio foram amplamente abertos para os espaços externos, tirando proveito da luz e da ventilação naturais.

A sala de estar ganhou um painel de madeira de demolição e novo mobiliário de estilo eclético, que realça a atmosfera rústica e descontraído do ambiente.

Sala de jantar

A sala de jantar, situada entre a sala de estar e a cozinha, também ganhou novo mobiliário. Além da mesa de jantar de madeira de estilo minimalista de superfícies brilhantes e de cadeiras de design contemporâneo de cor branca, a sala de jantar ganhou um conjunto de pendentes de madeira de design contemporâneo, que realçam a elegância e a praticidade do ambiente. Um aparador de madeira, cor de rosa, de estilo vintage e telas coloridas complementam a decoração e dão um toque de personalidade ao ambiente.

Cozinha

Com a integração dos espaços de convivência, a cozinha tornou-se mais espaçosa e ganhou um protagonismo maior. Além dos novos armários planejados com acabamento em laca, na cor amarela, a cozinha ganhou uma nova bancada, que conta com armários de madeira e acabamento com madeira de demolição, que dialogam com a estrutura de madeira aparente e realçam o estilo rústico do ambiente. A bancada em forma de L serve como apoio para refeições. A cozinha ganhou também novos eletrodomésticos, como uma coifa industrial, a geladeira e o forno de inox, que dão um toque de sofisticação e agregam funcionalidade ao ambiente.

Lavabo

Além de uma nova porta, de cor azul, combinando com as novas esquadrias de madeira, o lavabo ganhou novos materiais de acabamentos, com destaque para o painel pedras em alto relevo e para o revestimento cimentício do piso e das demais paredes, que dão um toque rústico ao ambiente. Além disto, o lavabo ganhou também uma nova bancada para o lavatório, uma cuba de apoio de forma trapezoidal e um novo espelho, com moldura de estilo clássico e cor dourada, que realça a elegância e dá um toque de luxo ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Quarto de casal

O quarto principal está situado no pavimento superior. O projeto utilizou a mesma linguagem, destacando a presença das peças de madeira aparentes da estrutura, combinando superfícies predominantemente brancas e esquadrias de madeira in natura ou pintadas de azul, que realçam a atmosfera rústica do ambiente. O quarto do casal ganhou um novo piso cimentício e um painel de madeira de demolição, que serve como cabeceira de cama, que agregam praticidade e realçam o charme rústico do ambiente.

Banho do casal

O banho do casal também ganhou novos materiais de acabamentos e uma cara nova. O destaque é o revestimento de ladrilhos hidráulicos coloridos, que dão personalidade e realçam o estilo tradicional do ambiente. O novo lavatório é composto de uma bancada de mármore e uma cuba de apoio de forma orgânica, que dão um toque de requinte ao ambiente.

O que você achou desta casa de praia caiçara?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista