Estilo americano – um sonho de cozinha

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Estilo Americano, Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda Armários e bancadas de cozinha
Loading admin actions …

Cozinhar é para muita gente um ritual diário que tem uma dose tão generosa de amor como de tédio. É difícil planear e confeccionar refeições diárias equilibradas e saborosas e, mesmo quem adora cozinhar, acaba eventualmente por sentir a desmotivação. Se a esta rotina se soma uma cozinha disfuncional, com problemas nas canalizações, feia e nada prática, temos a receita para comer fora. É por isso que as cozinhas são dos espaços mais pesquisados na página da homify e um pouco por toda a Internet!

Das cozinhas que têm sempre muitos adeptos são as cozinhas americanas e é sempre com grande alegria que vemos novos projectos neste estilo para partilhar consigo!

Não sabe o que são cozinhas americanas? Melhor ainda! Neste artigo dois em um usamos um lindo projecto da MODERESTILO que representa um excelente exemplo deste estilo para que possa conhecê-lo um pouco mais em detalhe. Só tem de nos acompanhar. Vamos?

O estilo americano em cozinhas

Antigamente as cozinhas eram espaços amplos, que albergavam toda a vida familiar. Ali cozinhava-se, faziam-se as refeições, costurava-se e muito mais. Apenas as casas mais abastadas tinham uma sala de jantar e uma sala de estar independentes. Com a evolução da arquitectura habitacional as funções segregaram-se e a cozinha passou a ser um pequeno espaço dedicado a cozinhar, separado das salas. Foi este conceito de separação que vigorou até há alguns anos, mas a mesma evolução que ditou a separação voltou a pedir união.

Na América entretanto apareceu um conceito de cozinha aberta, ampla, com uma ilha ou um balcão para refeições rápidas, que integra espaço de refeições e espaço de confecção e estabelece a separação entre as funcionalidades. Estas cozinhas devem estar sempre ligadas aos outros espaços de vivência, para maior amplitude, mas podem não ser open spaces totais. No entanto, primam sempre por dimensões para lá de generosas e por um tom grandioso, que une o estilo clássico a todas as comodidades modernas. Afinal, a América sempre é conhecida por fazer as coisas em grande!

Esta cozinha americana

Esta cozinha, que hoje queremos partilhar consigo, é realmente um design vencedor no conceito de cozinha americana!

Não há uma linha cromática para este tipo de cozinhas, mas é normal que vão buscar uma paleta de cores neutra e clássica, muitas vezes com predominância de tons de madeira e pedra. Neste trabalho optou-se pelo bege, pelo cinzento-claro e plena madeira clara. Graças a estas cores simples e calorosas a atmosfera criada é muito caseira e aconchegante, mesmo com os detalhes de luxo que se notam em cada olhar.

Os armários têm frisos e torneados e puxadores em concha, como eram antigamente, mas são fabricados em materiais inovadores e resistentes. O seu dimensionamento e distribuição tiveram em conta a conformação do espaço disponível, tirando o melhor partido dele para potenciar as funcionalidades e a arrumação. A ilha é um sonho de consumo que agrega o lava-loiças, com um lado da pedra de bancada recto, e uma zona de refeições rápidas, com a pedra a fazer uma onda e encaixes torneados da extremidade. Neste lado, onde os bancos altos dão um toque retro, o tampo branco sumptuoso assenta sobre capitéis de madeira esculpida que mostra um trabalho artístico exclusivo.

O exaustor de fumos está lindamente camuflado por uma campânula de estilo tradicional que nos faz lembrar as lareiras da avó, embora da lareira já só reste o calor da placa de indução de última geração.

Os azulejos de tons cinzentos e beges mesclados, dispostos em diamante, simples e quase modestos, são o backsplash perfeito para valorizar os magníficos armários sem se lhes sobreporem. Aqui nota-se a atenção ao detalhe até nos tachos e panelas utilizados, que acrescentam um toque retro, e nos acessórios que acentuam o ar campestre desta cozinha. Nós quando vemos este espaço imaginamos logo uma ampla casa de campo ou uma moradia antiga reabilitada!

Como ter uma cozinha assim

Se ficou tão impressionado com esta cozinha como nós e está preparado para ter uma assim, só tem de contactar a MODERESTILO. E se acha que é demasiado para o seu espaço e orçamento, pode contactar na mesma!

Esta empresa do Bombarral põe à sua disposição mais de três décadas de experiência na área do design e fabrico de cozinhas, sem nunca descurar a busca incessante de actualização e inovação. Em conjunto com os seus parceiros e colaboradores está preparada para lhe apresentar as melhores soluções à medida das suas necessidades. Aqui ficam os contactos:

Morada: Rua da Fonte, 2540-202 Bombarral

Telemóvel: 913149472

Site: www.moderestilo.com

Para ver mais cozinhas destes profissionais e comprovar o seu potencial leia também o artigo ’Cozinhas modernas com acabamento natural no Bombarral’.



Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista