12 Ideias Inspiradoras para Jardins Pequenos | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3654:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

12 Ideias Inspiradoras para Jardins Pequenos

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Terraço FD Jardins ecléticos por Blacher Arquitetura Eclético
Loading admin actions …

Todo mundo adora ter por perto o verde refrescante e cheio de vida das plantas e flores, mas muita gente não conta com espaço para um jardim convencional ou, quando tem um, ele parece ser pequeno demais para as suas aspirações de cor, frescor e beleza natural. Com esse livro de ideias, porém, vamos comprovar que sempre existem soluções maravilhosas de paisagismo até

mesmo para espaços que desafiam à imaginação. Confira as 12 ideias para jardins pequenos da nossa lista!   

1. Jardim no terraço

Aquele pequeno terraço no piso superior ou no fundo da casa pode se tornar um lindo recanto com ares de jardim onde tomar um sol, respirar o ar livre, ler um livro ou passar um tempo conversando com familiares e amigos próximos.

Na imagem acima, o espaço virou jardim com a presença maciça de vasos de diferentes tamanhos, formatos e cores que contêm desde flores e arbustos até pequenas árvores. Uma estrutura vazada de madeira ripada foi instalada na parede no muro ao fundo, prolongando-o a fim de garantir mais privacidade. Essa estrutura também é perfeita para se colocar vasos de plantas menores, como estes arredondados de cerâmica rústica.

O ambiente ganhou ainda uma namoradeira em madeira, com aparador logo atrás para objetos de decoração e lamparinas, e uma mesinha para apoio de bebidas e copos, além de objetos decorativos. Um verdadeiro charme!

2. Verdes e materiais naturais

Para quem quer um jardim mais minimalista, com um toque rústico, a inspiração pode vir do exemplo acima. O jardim de menores dimensões na frente ou no fundo da casa pode ficar incrível com a escolha de plantas com variados tons de verde, que podem ser árvores baixas e arbustos pequenos e médios, dispostos em canteiros com pedrinhas.

O jardim vertical com folhagens exuberantes em tons de verde intenso é excelente para criar volume, dar mais privacidade e propiciar uma sensação de intimidade, ajudando também a abstrair a percepção da urbanidade do entorno.

Os materiais naturais, como bambus, podem ser usados tanto no piso quanto na cobertura da fachada do muro de forma a ocultar a nudez crua e áspera da alvenaria.

3. Jardim vertical

Na falta de um espaço convencional para o jardim ou quando o jardim também é bem pequeno, os muros laterais podem ganhar jardins verticais que vão propiciar a mesma sensação de frescor e bem estar. Na imagem acima, o muro lateral (que pode ser o da entrada de carros, se ela for aberta) foi completamente tomado pela exuberância de formas e cores das plantas que compõem o jardim vertical.

4. No quintal pequeno

O quintal no fundo da casa pode ser mirrado, mas não precisa abrir mão de uma personalidade nem de aconchego. Nesta imagem, o pequeno quintal não precisou de muito para ganhar um ar rústico e sutil aconchego. Os canteiros em torno do espaço receberam plantas como arbustos e árvores baixas, enquanto o piso claro de pedras assimétricas teve os contornos gramados, criando um efeito agradável de rusticidade.

Um jardim vertical cobre o muro à direita da imagem, enquanto uma trepadeira começa a tomar a parede à esquerda onde se encontra a janela. Para completar, o ambiente apresenta um conjunto formado por uma namoradeira e dois banquinhos de madeira com aparência e design bem rústicos.

5. Para conviver

Um jardim aconchegante como este não precisa de muito espaço. O importante é saber utilizá-lo da maneira mais funcional, sempre tendo os dois olhos na beleza e harmonia estética. O ambiente é dividido em dois setores. O setor logo após a grande porta-janela na fachada da casa ganhou um paisagismo bem enxuto, com gramado verdinho e bem aparado e arbustos nas laterais.

Já no setor em primeiro plano na imagem, o piso é de pedrinhas, sobre o qual está disposto um conjunto de mesa e cadeiras em madeira com design rústico e linhas simples, perfeito para uma refeição ao ar livre ou uma conversa gostosa regada a um suco natural ou uma cervejinha.

Esse setor também conta com arbustos mais volumosos e até com uma árvore mais robusta e frondosa que fornece sombra para a área da mesa. Já as paredes foram deixadas com a rusticidade do cimento e pontuadas com floreiras suspensas e trepadeiras. Uma única parede em azul claro confere contraste com o verde das plantas e os tons terrosos da madeira.


6. Para o lazer

Uma boa ideia quando o jardim fica em uma lateral comprida e estreita é cobrir as paredes com um jardim vertical ou a tradicional hera e apostar no gramado cortado rente no piso.

Na imagem acima, o jardim tem esse formato e recebeu o mesmo paisagismo simples e clean, com a presença também de grandes vasos brancos com pequenas árvores ou árvores trepadeiras. Uma bancadinha de madeira rústica serve de apoio para vasos pequenos.

O jardim desta imagem é ideal para complementar um espaço de lazer, que aqui se trata especificamente de uma área pequena para mesa e cadeiras, na qual se encontra ainda um forno rústico para assar pizzas.

7. Estreito e exótico

Perfeito para a lateral da entrada de carros: paisagismo com cactos, suculentas e pedras contra parede em cimento queimado.

8. Na varanda do apê

Na pequena varanda do apartamento, jardim vertical com tons verdes e brancos contra parede em madeira escura, igual ao deck que cobre o piso. Orquídeas brancas conferem elegância a esse ambiente em estilo moderno.

9. Floreiras e treliças

Quase nenhum espaço para um jardim? Aposte em floreiras de madeira para flores coloridas e em treliças no mesmo material para apoiar plantas trepadeiras.

10. Jardim em vasos

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL Jardins modernos por Línea Paisagismo.Claudia Muñoz Moderno
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

O quintal rústico desta imagem é minúsculo, mas conta com uma churrasqueira compacta e um jardinzinho em vasos de cerâmica dispostos em superfícies de tijolo em diferentes alturas.

11. Canteiro de suculentas

Se não há mesmo espaço para um jardim convencional, é possível lançar mão de um grande vaso que sirva de canteiro para diferentes tipos e cores de suculentas, uma planta linda e que quase não demanda cuidados.

12. Jardim zen

Outra alternativa para espaços diminutos é o clássico jardim zen. O da imagem acima ocupa pouco espaço, tendo sido instalado em um canteiro baixo e redondo no qual foram dispostos diversos tipos, tamanhos e cores de plantas e pedras em um desenho mais elaborado. Para completar, uma fonte de água em movimento para criar aquele barulhinho gostoso que acalma a mente.



Gostou destas ideias para jardins pequenos?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!