Casa Loma: minimalismo tropical

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Homify desembarca hoje na Colômbia, mais precisamente na cidade de Anapoima, para apresentar uma casa de férias espetacular. Localizado em meio a uma região de cânions, a casa, denominada Casa Loma, projetada pelo estúdio Conecta Arquitetos Ltda, é composta de volumes independentes arranjados de maneira a criarem pátios ou vazios internos, que geram melhores condições de iluminação, de ventilação natural e de integração entre os espaços internos e a paisagem natural deslumbrante. Desta forma, embora a residência pareça uma fortaleza por fora, por dentro seus ambientes são abertos e interligados aos vazios internos.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta residência fascinante? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens deste refúgio de férias inacreditável que busca tirar o máximo de proveito das condições locais, da paisagem estonteante e proporcionar aos moradores um lugar dedicado ao descanso e ao lazer.

Localização privilegiada

Casas minimalistas por homify
homify

Casa Loma

homify

A forma e a implantação de um edifício são sempre influenciadas, quando não deliberadamente determinadas, pelas condições naturais e pelo potencial do lugar que ele ocupará. Logicamente, em um terreno situado em uma região de cânions e com uma vegetação exuberante, como no caso concreto da Casa Loma, o projeto buscou tirar proveito das vistas do cânion. Os primeiros esboços regaram um edifício em forma de U, voltado para o cânion. Mas a ideia de gerar pátios e vazios internos mostrou-se mais eficiente, à medida que mantinha a vista privilegiada para o cânion e ainda introduzia novos elementos e possibilitava um melhor aproveitamento de recursos como a luz e a ventilação naturais.

Fachada frontal

Casas minimalistas por homify
homify

Casa Loma

homify

A residência é composta, portanto, de volumes independentes interligados por vazios ou pátios internos que servem para capturar a luz natural, para promover a ventilação natural e como jardins, recortes da natureza projetados, que fazem a ponte entre o espaço construído e o ambiente natural do entorno. A imagem da fachada frontal nos mostra um edifício fechado feito de volumes retangulares opacos de mesma cor, exceto pela estrutura metálica permeável, que serve de cobertura para um dos pátios internos. Além da preocupação com a privacidade dos moradores, a fachada frontal nos revela também o estilo minimalista e contemporâneo da edificação que contrasta com a vegetação e com a paisagem natural ao seu redor.

Fachada posterior

Contrastando com o aspecto fechado da fachada frontal, a fachada posterior da Casa Loma se mostra mais aberta e mais interligada com o jardim e com os espaços externos. Além de amplas aberturas de vidro voltadas para o cânion, o projeto criou uma imensa área de lazer, situada na parte posterior do terreno, que veremos ainda com mais detalhes.

Como a casa é composta de volumes retangulares com coberturas planas, estes espaços sobre as coberturas planas, tal como os cinco pontos da arquitetura moderna estabelecia, são utilizados como terraços, que servem como áreas de estar ao ar livre e proporcionam vistas sensacionais da paisagem natural circundante.

Entrada principal

Os volumes que compõem a residência são intercalados por pátios, onde surgem jardins tropicais, onde a luz natural penetra para iluminar os ambientes e onde os ventos podem fluir sem barreiras. Além de atender a estas questões técnicas, regular o conforto térmico, os pátios ou os vazios que permeiam os volumes servem como espaço de respiro ao ar livre. Em um ambiente de natureza exuberante, era altamente desejável ter um contato mais intenso com a natureza e estimular a vida ao ar livre. Portanto, os pátios são os reguladores do microclima e evocam a natureza ao redor.

Living room

Ao adentrar a residência somos surpreendidos por espaços amplos e totalmente abertos para os vazios internos ou para o espaço exterior, tirando proveito da iluminação natural e, principalmente, das vistas deslumbrantes da paisagem ao redor do edifício.

O living room, um amplo salão único, abriga a sala de estar, a sala de estar, a cozinha e um terraço. As cores neutras predominam e o mobiliário eclético de design contemporâneo evoca uma atmosfera tropical e despojada. A sala de estar se abre para o pátio interno e para o jardim, situado na parte posterior do terreno. Estas aberturas amplas promovem a ventilação natural e realçam a sensação de fluidez espacial e de liberdade.

Cozinha

A cozinha e a sala de jantar estão integradas e, assim como a sala de estar, abrem-se inteiramente para o espaço exterior. Uma estante construída em alvenaria divide a sala de jantar da sala de estar e serve para armazenar objetos decorativos. A sala de jantar conta com uma mesa de madeira e bancos de madeira, que dão um toque rústico ao ambiente. A cozinha exibe armários planejados de madeira com acabamento em laca branca e bancadas revestidas de granito na cor preta, que realçam a elegância e sofisticação do ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Quarto do casal

As janelas corridas, de forma horizontal, são outra das características inspiradas nos cinco pontos da arquitetura moderna, difundidos por Le Corbusier. A suíte máster conta com móveis built-in, como as estantes, os nichos e a cabeceira da cama, que agregam praticidade ao ambiente e dispensam o uso de outros móveis. As cores neutras e predominantemente brancas realçam o estilo minimalista e a elegância do ambiente. O piso cerâmico se estende para o terraço, que proporciona aos moradores um espaço agradável ao ar livre e com vistas panorâmicas privilegiadas. A paisagem natural é trazida para dentro do ambiente para o deleite dos moradores.

Piscina

A essência da Casa Loma é servir como refúgio de férias e descanso. Portanto, faltava ainda a área de lazer, situada na parte posterior do terreno e voltada para o cânion. Além do amplo terraço, com piso de pedra e espreguiçadeiras, a área de lazer conta com um espaço lounge, coberto e com projeto de iluminação especial, e com uma ampla piscina de borda infinita. Além de toda estrutura para o relaxamento e diversão dos moradores e convidados, a área de lazer descortina vistas simplesmente deslumbrantes.

Neste artigo, trazemos mais um refúgio de férias espetacular para você apreciar sem moderação.

O que não poderia faltar na sua área de lazer?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!