Uma residência familiar nada tradicional!

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Integrar arquitetura com natureza é sempre uma preocupação na hora de projetar em áreas rurais, porém trabalhar com formas orgânicas não é uma tarefa fácil tanto durante o momento do projeto quanto para a execução. Quando um profissional consegue vencer tal desafio, suas obras carregam uma personalidade muito forte e a autoria fica bastante clara. Este é o caso do renomado arquiteto Oscar Niemeyer que muito inspirou o projeto que mostraremos aqui hoje, sob autoria do profissional Nícolas Kílaris do escritório Arquiteto Aquiles.

Autor de mais de 2 mil projetos nacionais e internacionais, seu portfolio apresenta projetos singulares de características inconfundíveis. A Casa Refúgio da Mata, que você confere hoje no homify, ilustra o traço mais forte de suas obras: o desenho de uma arquitetura contemporânea sem medo de usar e abusar das linhas curvas, capaz de mesclar-se com a natureza na qual está inserida.

Diferentes níveis, diferentes soluções

O arquiteto tem o cuidado de vencer os diferentes níveis de maneira criativa, conformando assim um jardim contemporâneo onde as curvas estão sempre presentes. A área do jardim acontece em distintos momentos, com uma transição sútil do interior ao exterior estabelecida por uma varanda coberta que abriga um bar com área de estar. Tanto a piscina quanto a área gramada encontram-se em níveis diferentes, que são acentuados por divertidas soluções como uma escada gramada.

Um oásis particular

Dentre muitas das surpresas com as quais nos deparamos nesta residência, a piscina merece sem dúvidas um destaque. O projeto da piscina cria um ambiente lúdico e moderno, onde o usuário pode esquecer-se completamente de tudo e apenas relaxar e usufruir do momento. Aqui diversas áreas são criadas, levando em consideração todas as faixas etárias que venham aproveitá-la e ainda permite que diferentes atividades sejam executadas. A cascata acentua a integração com a natureza, graças a seus efeitos visuais e auditivos.

Um interior deslumbrante

Seja muito bem vindo ao interior dessa casa e deixe-se surpreender com cada um de seus elementos, cuidadosamente  calculados a fim de propiciar  agradáveis vistas. A parte inferior da escada é sempre uma área temida, cuja os profissionais da arquitetura estão preocupados em dar um uso. Normalmente acabam sendo áreas destinadas à armários, adegas e despensas, porém neste caso o arquiteto resolveu contemplar o vazio com a criação de um jardim de inverno, assim o verde da natureza contrasta com as cores claras escolhidas para os acabamentos.

Vistas interessantes

Do segundo andar tem-se vista para a sala de estar abaixo e o exterior, valorizando assim o pé direito duplo desta área. Graças a instalação de um guarda-corpo metálico leve e um caixilho de piso a teto, quem passa por essa área tem uma visão limpa para apreciar os arredores.

Área social integrada

A área social da casa é dividida em diversas salas e nessa foto podemos ver a sala de tv no primeiro plano, seguida pela sala de jantar e estar. Os limites entre elas são definidos principalmente pelo mobiliários, já que o piso é contínuo ao longo dos ambientes, garantindo uma linguagem clara e permitindo brincar com contrastes através da paleta dos mobiliários. 

A ambiência desejada pode ser alcançada pelo projeto de iluminação, que deixa possibilidades de acordo com os usos. Graças a luminárias embutidas e as sancas de iluminação, a luz pode ser mais ou menos direta, criando um ambiente mais claro ou mais íntimo.

Banheiro moderno e deslumbrante

Espaçoso e elegante, o banheiro mantém a paleta de brancos nos acabamentos, louças e gabinete. A bancada em granito traz o delicado detalhe de uma linha em outro material e assim como mostrado anteriormente, a iluminação permite um jogo de luz capaz de se adequar as desejadas situações. Em todos os ambientes há uma linguagem seja nas curvas sempre presentes ou nas cores elegidas, nota-se que assim como a cuba de sobrepor e a banheira são curvas e de cores claras. Apesar disso, os contrastes sempre são importantes para valorizar cada elemento.

Ficou impressionado com as possibilidades apresentadas nesse artigo? Compartilhe seus comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!