Móveis planejados para apartamentos pequenos

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Morar em apartamento pequeno é um desafio. Tudo fica muito próximo e se os móveis não forem bem planejados, a dificuldade para a utilização do espaço será grande. No entanto, se você pesquisar bem, verá como um apartamento pequeno poderá ganhar um charme e decoração perfeitos. No mercado, algumas opções de móveis são produzidas especificamente para estes imóveis. São opções incríveis que têm muita versatilidade para o dia a dia. E quando falamos em móveis planejados para  apartamento pequeno, a versatilidade é fundamental. Ou seja, apostar em móveis que têm mais de uma função é a saída ideal nestes casos. 

Assim sendo, já sabemos que a opção por móveis adaptáveis e feitos especificamente para pequenos espaços é a melhor opção. Agora então é hora de definir temas específicos para que o apartamento ganhe uma decoração que irá combinar todos os elementos do local. Neste caso, se você ainda não tiver em mente um estilo específico, como moderno, eclético, escandinavo ou o minimalista – o mais indicado, mire em sua cor preferida e aposte nos móveis e objetos ou que tenham a mesma cor ou que tenha pequenas variações no tom utilizado. Uma paleta de cores irá dar a ajuda ideal nestes casos. 

Comece sua pesquisa pela sala – que em muitos casos também funciona como quarto. Esta escolha é ideal devido ao tamanho do cômodo, geralmente o maior da casa. Espalhe bem as opções pelos espaços. Aposte em nichos e prateleiras para que a decoração fique bem distribuída e não esqueça de compor o ambiente com pequenas luminárias – elas servem como elemento moderno e dão volume ao espaço. 

Dadas as dicas iniciais, vamos às nossas sugestões para os móveis planejados feitos para apartamentos pequenos que fizeram parte dos projetos de nossos profissionais. Esperamos que as dicas ajude você quando for o momento de compor sua decoração. Aproveite!

Ganhando espaço

Para ganhar espaço em locais pequenos, a melhor solução é apostar em planejados que se adaptam o melhor possível em espaços tradicionalmente menores, como a cozinha. Neste apartamento pequeno projetado pela arquiteta e decoradora Duda Senna, de São Paulo, os espaços são perfeitamente utilizados. Seja nos armários brancos, que seguem a linha da parede e da porta e tem a inclusão do amarelo lindo da geladeira, ou dos balcões em madeira, que somam-se ao piso laminado e formam um conjunto impecável. Vale também destacar a TV adicionada em uma estrutura sobre o balcão da cozinha americana. Com este suporte, a TV fica facilmente visível em qualquer lugar do lar.

Pastilhas + planejados

A vantagem de utilizar as pastilhas na decoração são muitas. Além de trabalhar perfeitamente no revestimento e trazer variedade nas cores do ambiente ou reforçar ainda mais um tom escolhido. Esta segunda opção é perfeita para dar personalidade, principalmente quando falamos sobre apartamentos pequenos. Esta cozinha, composta também com armários e balcões planejados, incrementa com o preto a decoração do local. O projeto pequeno e ideal foi planejado pela carioca Carolina Mendonça Projetos de Arquitetura e Interiores.

Tudo bem posicionado

Como dissemos na introdução de nosso artigo, o bom posicionamento é o melhor truque para melhorar a composição do ambiente. E quando optamos por móveis planejados, esta possibilidade fica ainda melhor. Neste quarto, o pequeno espaço não é problema para que tudo funcione muito bem. Sendo mais um projeto da arquiteta e designer de interiores, Carolina Mendonça, do Rio de Janeiro (RJ), a luminária encaixada no painel trabalha com funcionalidade e fica estrategicamente posicionada entre o criado mudo e a cama. A cor em palha do painel ainda funciona perfeitamente para o criado mudo e o painel onde está a TV.

Lousa para a cozinha

Um item que tem ganhado muito espaço em cozinhas de diversos tamanhos, são as lousas. Este espaço em decoração é colocado facilmente na cozinha através de tintas específicas. As possibilidades em se utilizar uma lousa são muitas. Podem servir como murais artísticos, painel de receitas, painel de recados ou lembretes para o dia a dia. Neste projeto, o designer de interiores de Porto Alegre (RS), Johnny Thomsen, utiliza a cor preta para inserir no espaço planejado com móveis na cor preta. O resultado traz personalidade e versatilidade ao pequeno apartamento.

Sofá-cama

Apartamento Alto do Ipiranga: Salas de estar modernas por SP Estudio
SP Estudio

Apartamento Alto do Ipiranga

SP Estudio

A versatilidade dos móveis para o planejamento de um apartamento pequeno, é fundamental. E, quando falamos em versatilidade, a utilização de itens como o sofá-cama, cai perfeitamente para a decoração do lar. Neste projeto do escritório paulistano SP Estúdio, o sofá-cama funciona como otimizador de espaço. Combinando perfeitamente com a cortina e as faixas que mesclam o tom cinza na parede, o móvel fica perfeitamente funcional ao utilizar um pequeno espaço durante o dia e espalhando-se à noite, no momento de dormir. Para quebrar o tom cinza da decoração, quadros  almofadas estampadas foram utilizados no ambiente. Mais uma ótima dica para você.

Cama retrátil + armário planejado

As camas retráteis são perfeitas para apartamentos pequenos. Além de darem maior espaço ao ambiente, o espaço pode trazer muita versatilidade ao cômodo. A vantagem da cama retrátil é deixar o espaço como quarto durante a noite e como sala durante o dia. Incrível na composição, a madeira deixa o espaço quase secreto para a cama. A ideia Inteligente e perfeita é do escritório BEP Arquitetos Associados, de Brasília (DF).

Jogo de cama e armário

Quarto de crianças  por Avant Haus
Avant Haus

Habitacion de niños

Avant Haus

O planejamento de todos os móveis é essencial para um apartamento pequeno. E isso, claro, inclui a cama. Seja servindo como sofá-cama ou planejado para ser retrátil, a cama sempre merece uma atenção especial para ser utilizada com versatilidade, sem perder o conforto. Neste projeto, a cama foi planejada para servir também como cômoda planejada em soma com o armário, formando um conjunto belíssimo. A importância em se apostar neste tipo de móvel é fundamental para a decoração de apartamentos pequenos. Sempre vale a pena pesquisar e investir em ideias versáteis.

Cama retrátil II

Quarto  por GenesisDecor
GenesisDecor

Cama oculta para convidados

GenesisDecor

Mais um exemplo de cama retrátil, mas trabalhada de forma mais simples. Este apartamento pequeno ganhou uma estrutura que serve como armário planejado para receber a cama retrátil. A funcionalidade do móvel não deixa de lado o charme para o pequeno apartamento, já que podemos ver a composição da decoração com o tapete felpudo e até mesmo uma pequena lareira.

Banheiro

Assim como o restante do apartamento, o banheiro pequeno também merece uma atenção especial. Neste conjunto de ideias a Poche Arquitetura, de Fortaleza (CE), trabalha com peças adicionais no gabinete projetado para o minúsculo espaço. A utilização das caixas traz maior versatilidade ao ambiente, melhorando o uso do espaço.

Cozinha e lavanderia

Cozinhas modernas por homify

Por fim, trouxemos uma decoração em móveis planejados para um espaço que é muito comum em apartamentos pequenos. A cozinha e a lavanderia muito próximas uma da outra. Vemos como a utilização do conjunto de armários planejados fica perfeita saindo de um ambiente para o outro. A mescla entre branco e preto fica luxuosa e ganha a divisão em amarelo em estilo moderno. Na cozinha, ainda, a adega vertical dá charme e elegância para o espaço projetado pelos mineiros de Belo Horizonte (MG), da Amis Arquitetura & Design.

Qual destas ideias vai cair perfeitamente na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!