7 paredes de TV: soluções funcionais e belas | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3654:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

7 paredes de TV: soluções funcionais e belas

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Reforma Casa Ipiranga Salas multimídia modernas por Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris Moderno
Loading admin actions …

Antigamente as televisões costumavam ficar sobre um móvel, que nem sempre estava encostado na parede. A função da parede era só estrutural mesmo, sem outras funcionalidades para o melhor aproveitamento do espaço.

Esse modo de dispor os móveis e aparelhos é compreensível já que há algumas décadas só havia televisores de tubo que não tinham como ser fixados na parede ou em um painel, como são hoje. No máximo, nas casas mais modernas, eram fixados na parede com suportes que permitiam virar mais a esquerda ou direita.

Em todo caso, nos projetos de interiores modernos, as paredes de tv ganharam várias funções. Elas servem para receber prateleiras decorativas, painéis de variados estilos, nichos, revestimentos e o clássico rack na parte de baixo que é um complemento (quase) indispensável.

Então, se estiver pensando no projeto novo da sua sala de tv e quiser inspirações para fazer a parede onde vai ficar a televisão, confira algumas ideias dos arquitetos e designers de interiores cadastrados na homify.

1. Parede branca com nichos e sem painel

Embora seja bastante comum colocar um painel na parede da tv, que além de embelezar serve para esconder a fiação, esse item não é obrigatório. O projeto vai ficar bem interessante mesmo sem o painel. Veja nesse exemplo em que a parede é simples, toda branca, e recebeu dois nichos retangulares, um aberto e outro fechado. A televisão foi fixada diretamente na parede e os demais itens ficam no móvel de piso, todo branquinho, com bastante espaço de armazenamento. Essa é uma ótima ideia para salas pequenas que precisam de leveza visual.

2. Painel de cimento em parede com janelões

E se você tiver uma sala cheia de janelões, onde não há espaço para fazer uma parede de tv? Então, nesse caso, o seu arquiteto poderá desenhar um painel para ficar na frente de algumas das paredes de vidro, conforme o projeto do imóvel permitir. Esse modelo com o visual do cimento queimado ficou um charme, bem moderno, e não escureceu a sala, já que o ambiente tem um grande paredão de vidro. As cortinas foram adaptadas ao móvel, que foi feito para ser bem funcional, com espaço para a tv, lareira e nichos.

3. Painel de madeira elegante

O painel de madeira para a televisão é um dos modelos mais requisitados, e há infinitas formas de utilizar esse material em um projeto. Nesse caso, a ideia foi de criar um ambiente elegante e aconchegante, então foi escolhida uma madeira de tom médio, envernizada, que recebeu todo o charme do forro de gesso no teto com uma iluminação pontual e delicada. 

4. Parede cinza com quadros

Manoel Guedes Salas multimídia industriais por PM Arquitetura Industrial
PM Arquitetura

Manoel Guedes

PM Arquitetura

Outra forma de não instalar um painel é pintando a parede de uma cor diferente. O cinza está em alta e deixa os ambientes bem conceituais. Nesse lindo projeto a parede ganhou um cinza-médio liso, vários quadros, fiação externa ao melhor estilo industrial, e na parte inferior um rack longo e branco que faz o acabamento com muita funcionalidade. O resultado ficou bem leve e muito charmoso. 

5. Painel branco com madeira

Já se a sua preferência for por um painel bem grande, que ocupe quase toda a parede, mas a sua sala é pequena, um modelo com branco e madeira-clara é uma ótima ideia. Esse painel tem prateleiras e nichos que deixam o ambiente com mais profundidade, além de ser todo fixado na parede. Manter todo o móvel com alguns centímetros acima do piso é um truque legal para parecer que o ambiente tem mais espaço.   

6. Parede revestida com madeira e painel retroiluminado

É incrível o poder da iluminação em um projeto de interiores. Quando o profissional sabe usar as luzes, o ambiente mais simples fica transformado, cheio de elegância e conforto visual. Nesse projeto a parede da tv ganhou um revestimento amadeirado, mas com uma parte menor em branco para trazer mais leveza. Sobre o amadeirado foi instalado um painel preto, menor, com uma iluminação de led muito suave criando um contorno especial.

7. Parede da tv com papel de tijolinhos

Sala de Televisão e Estar Integrada com a Cozinha e Sala de Jantar Salas de estar escandinavas por Studio Elã Escandinavo Concreto
Studio Elã

Sala de Televisão e Estar Integrada com a Cozinha e Sala de Jantar

Studio Elã

Além da ideia da pintura, mais uma sugestão prática e bonita para paredes sem painel é usar papel de parede para revestir com estilo. São tantos os modelos de papel de parede que é melhor contar com a ajuda de um designer de interiores para escolher o ideal. Nesse projeto o revestimento estilo tijolinhos brancos ficou perfeito, harmonizando com o piso laminado amadeirado e o móvel branco de piso. A sala pequena ganhou muito conforto e funcionalidade.

Qual dessas paredes de tv mais combina com você?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!