Projeto de Reforma de Arquitetura e Interiores de Residência em SP | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3646:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Projeto de Reforma de Arquitetura e Interiores de Residência em SP

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
EscandiLar Salas de estar escandinavas por Studio Ideação Escandinavo
Loading admin actions …

Uma integração de ambientes espetacular, que torna leves, fluidas e naturais a circulação e a conexão de ambientes como a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha gourmet. Uma deliciosa combinação de cores neutras claras e amadeiradas e materiais como a própria madeira e o vidro, que trazem leveza e aconchego à casa toda. Esses são alguns destaques do projeto de reforma de arquitetura de uma residência em São Paulo, concebido e desenvolvido pelo Studio Ideação, escritório de arquitetura sediado também na capital paulista. Confira! 

O escritório Studio Ideação

A integração fluida e funcional dos espaços da área social, a escolha de cores e materiais que imprimem leveza e aconchego aos ambientes e a instalação de grandes aberturas em vidro que trazem para dentro da casa a vista externa da natureza transformaram uma residência em condomínio em São Paulo em um indisfarçável lugar de conforto, acolhimento e renovação de afetos no convívio cotidiano da família.

O projeto de reforma da casa de dois pavimentos com área de 200 m² foi concebido pelo Studio Ideação, escritório de arquitetura sediado em São Paulo, que presta serviços de arquitetura, construções, reformas, design de interiores e consultoria a clientes de todo o Brasil.

A empresa oferece soluções únicas e inteligentes para clientes que desejam construir ou reformar uma casa sem se preocupar com nenhuma fase do processo, pois os seus profissionais buscam uma abordagem “artesanal” da arquitetura e do design, o que significa, portanto, total envolvimento da equipe em cada etapa do projeto a partir de uma metodologia particular de trabalho.

Outra marca do trabalho oferecido pelo Studio Ideação, que deriva do envolvimento do escritório em todas as fases do processo de criação e realização de um projeto, é a sensibilidade à personalidade e à história do cliente na materialização desses elementos em cada detalhe desse projeto.

O projeto de reforma residencial

Como todos sabem, uma casa não é apenas uma construção feita de cimento e tijolos, mas é principalmente um lugar de renovação de energias e afetos. Assim, a casa é sempre o centro tanto do conhecido e confortável, quanto do novo e estimulante.  

Por isso, mudanças radicais no espaço primeiro da intimidade e da convivência significam a oxigenação vital dos sentidos vivenciados nesse mesmo espaço. Um exemplo disso é o projeto de reforma residencial que apresentamos neste livro de ideias, que transformou radicalmente o pavimento térreo de maneira que a integração de ambientes garantisse um convívio sem barreiras entre os membros da família.

Nele, as grandes aberturas em vidro permitem que a vista externa adentre o interior da casa, integrando-se a ela, assim como a sala de jantar se integra à sala de estar e à cozinha. 

Na primeira imagem, temos uma visão ampla da área social, na qual é possível observar em detalhes no primeiro plano a grande e sofisticada sala de estar, na qual dominam os tons neutros claros no mobiliário, no grande sofá em L de linhas simples e modernas e no tapete com desenho suave e discreto em linhas mais escuras, compondo uma textura quase de renda que contrasta ainda com o piso amadeirado.

Cores que remetem à terra e à natureza aparecem em detalhes como a parede marrom ao fundo da sala de estar, a qual coloca em destaque a composição de pequenos quadros. Ou ainda, diante do sofá, a mesa redonda em madeira maciça como mesa de centro, acompanhada por um banquinho cor de cobre. Ou mesmo nas almofadas lisas em um tom suave de verde, cor que será retomada na cozinha gourmet.

Já na imagem acima, vemos o lado oposto à parede marrom, no qual o destaque vai para a parede branca que serve de painel para a TV, tendo na sua base um rack branco com tampo em madeira, e para a moderna lareira em metal no ângulo entre as paredes. A iluminação por spots em trilho dá um toque moderno com ar industrial.

Sala de jantar

A área social aqui abre espaço para a sala de jantar visível tanto da sala de estar quanto da cozinha. A decoração utiliza muita madeira, tanto na mesa com banco com estrutura em metal preto, mesma cor e material das cadeiras, quanto no buffet branco ao fundo com tampo de madeira maciça e pequenas prateleiras em um fundo de madeira, logo acima do buffet.

O piso também chama a atenção com seu desenho geométrico formado por lâminas amadeiradas e peças de porcelanato branco. Por fim, a bela iluminação da mesa de jantar criada com um conjunto de luminárias pendentes pretas com luzes aparentes.

Cozinha gourmet

Nesta imagem, com a área de jantar ao fundo, temos em primeiro plano a ilha central da cozinha aberta, com sua fachada em verde claro e bancada em madeira maciça, na qual está instalado o cooktop com sua moderna coifa de metal e vidro transparente.

Na visão oposta, é possível visualizar o lado externo da ilha central, onde uma bancada de refeições branca, com azulejos decorados na base, se destaca da bancada de trabalho em madeira para receber banquetas altas no mesmo material e com design leve e arredondado.


Nesta vista lateral, temos a parede no tom de verde claro totalmente ocupada pela marcenaria com armários, gavetas e nichos, além de equipamentos embutidos como a geladeira e a torre de fornos.

Já a parede das amplas janelas apresenta estante baixa de madeira em toda a sua extensão, abrigando em suas prateleiras louças e objetos de cozinha e decoração.

Quarto de casal

Nas imagens acima e abaixo, vemos o quarto de casal, tendo de um lado a área da cama com suas paredes claras, armário embutido, banco de madeira ao pé da cama e mesinhas laterais diferentes uma da outra, formando um ambiente aconchegante e acolhedor. No ângulo oposto, é a vez do closet aberto em madeira e branco se revelar, assim como a penteadeira branca e a poltrona de leitura marrom em capitonê.

Quarto infantil

O quarto infantil, todo em tons claros e amadeirados, conta com beliche lúdico com duas camas, escadinha, nichos e escorregador, assim como com uma parede de escalada colorida, mesa branca e redonda para estudos e brincadeiras, armário de parede inteira, penteadeira suspensa com direito a espelho, quadro com folhas de papel para desenhar e até um colchão baixo onde crianças pequenas podem brincar e dormir sem perigo de cair.

Gostou deste projeto? Então, confira outros projetos do Studio Ideação no perfil do escritório aqui na homify!

Gostou deste projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!