Prós e contras de colocar paredes de vidro no projeto | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3646:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Prós e contras de colocar paredes de vidro no projeto

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Residência A&D por HARTMANN ARQUITETOS ASSOCIADOS Moderno
Loading admin actions …

As casas e apartamentos com paredes de vidro ganham um visual bem moderno e arejado, pois essas paredes permitem uma ótima entrada de luz natural. Os cômodos ficam mais leves, e fica ainda mais interessante quando a vista para a rua é paradisíaca. Porém, usar paredes de vidro na construção tem seus prós e contras. Não significa que seja uma má ideia. Mas é bom saber de todos os aspectos antes de tomar essa decisão, e ver o quanto você se importa com cada um deles. Confira a seguir.

Pró: Ambientes mais iluminados

O fator iluminação é essencial para a qualidade de vida de modo geral. Quando se permite uma boa entrada de luz do sol e claridade do dia, a casa fica mais arejada e seca (reduzindo a umidade), as plantas de quem tem jardim interno ficam mais bonitas, e as pessoas ganham em bem-estar. Além de tudo, durante o dia é possível economizar energia mantendo as lâmpadas apagadas. 

Pró: Aproveitamento da vista

Casa da Serra Casas campestres por Duo Arquitetura Campestre
Duo Arquitetura

Casa da Serra

Duo Arquitetura

Quando a residência fica em meio à natureza ou tem uma linda vista para o mar, um lago ou outra paisagem bem interessante, as paredes de vidro vêm a calhar. É maravilhoso poder acordar de manhã e se sentir parte do ambiente externo, usufruindo quase que por completo da vista, sem sair de casa. 

Pró: Leveza dos ambientes

Atualmente, os projetos de arquitetura contemplam ambientes integrados. A redução na quantidade de paredes deixa a vida dentro de casa mais integrada, as pessoas convivem melhor e os ambientes ficam mais amplos e contínuos. Com paredes de vidro esse efeito também acontece, pois a vista de um cômodo ao outro não é bloqueada, como por exemplo quando a parede está entre a varanda gourmet e a sala de estar. Menos paredes de concreto, ambientes mais leves.

Pró: Visual moderno e sofisticado

Se a ideia for também construir uma residência com um visual bem moderno e sofisticado, certamente as paredes de vidro ajudam a conseguir esse resultado. Elas são um dos símbolos da modernidade, assim como elementos cromados, furtacor e outras transparências. Conforme forem os acabamentos em volta da parede de vidro, a sofisticação também será evidente.

Pró: Economia na construção

Dependendo da quantidade de paredes de vidro que pretende colocar no projeto, isso pode significar uma boa economia com a fundação da obra. Isso porque as paredes de vidro são bem mais leves do que outros modelos, permitindo uma redução com gastos na fundação. O arquiteto deverá fazer os cálculos para prever essa vantagem e o quanto será realmente vantajoso na questão custo-benefício.

Contra: Falta de privacidade

Para quem fica na dúvida em usar parede de vidro com medo de perder a privacidade, esse é um ponto que precisa ser considerado. Não quer dizer que se perde mesmo a privacidade. Só que o arquiteto responsável deverá projetar muito bem o tipo de vidro utilizado e o local onde ele será instalado. É preciso escolher colocar o vidro em paredes com vista privativa, onde estranhos não tenham acesso. Além disso, é interessante escolher um vidro que impeça a vista de fora para dentro. Aí não tem erro. 

Contra: Excesso de luminosidade contra telas

Casa no vale dos cristais 1 Piscinas modernas por Lanza Arquitetos Moderno
Lanza Arquitetos

Casa no vale dos cristais 1

Lanza Arquitetos

Na lista dos prós, a luminosidade natural aparece como um benefício, e de fato é. Mas, depende do ambiente em que a parede de vidro for instalada. Por exemplo, em uma sala de televisão, o aparelho precisa ficar virado de costas para a parede, ou durante o dia ninguém vai conseguir enxergar a tela, a menos que as cortinas fiquem fechadas e sejam grossas. Lembre-se disso!

Contra: Controle da temperatura

Casa com Piscina - Vista posterior de lazer por Paulo Stocco Arquiteto
Paulo Stocco Arquiteto

Casa com Piscina – Vista posterior de lazer

Paulo Stocco Arquiteto

Também tem a questão do excesso de calor e de frio. Uma parede de vidro não bloqueia os raios solares tal como uma de alvenaria. O mesmo ocorre nos dias muito frios, que necessitam de uma cortina bem grossa para ajudar a manter o calor do lado de dentro. Então, antes de colocar a parede de vidro, precisa planejar soluções de climatização para manter a temperatura interna agradável nos dias de frio ou calor mais intensos.

Contra: Manutenção

Piscina - Casa Umami por Studio Ideação Moderno Arenito
Studio Ideação

Piscina – Casa Umami

Studio Ideação

Diferente das paredes de alvenaria, as paredes de vidro precisam ser limpas com certa frequência. De nada adianta ter paredes transparentes com camadas grossas de poeira que impeçam a vista para o exterior. Quanto mais vidro, mais limpeza, e precisa ser benfeita.

Contra: Acústica

Se o vidro escolhido não estiver preparado para bloquear ruídos externos, esse poderá ser um grande inconveniente, a menos que a residência esteja no silêncio do campo, da praia ou da mata. O ideal para prevenir a entrada de ruídos é escolher vidros acústicos ou duplos, com mais lâminas de vidro, que irão custar um pouco mais caro.

E aí, você colocaria ou não paredes de vidro?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!