Projeto de Arquitetura de Edifício Institucional no Paraná | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Projeto de Arquitetura de Edifício Institucional no Paraná

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Camara Municipal de Itaipulândia Edifícios comerciais modernos por HARTMANN ARQUITETOS ASSOCIADOS Moderno
Loading admin actions …

A cidade, grande ou pequena, está sempre em busca da sua identidade. E a identidade de uma cidade se faz nas ruas, evolui no tempo e encara novos desafios. O edifício da Câmara Municipal de Itaipulândia, cidadezinha de 9 mil habitantes no oeste do Paraná, ganhou novo conceito, nova cara, nova vida, tudo no pacote do novo projeto arquitetônico que lhe dá uma nova identidade, mais moderna.

O novo é a proposta do projeto de arquitetura institucional para a Câmara Municipal de Itaipulândia concebido e executado pelo escritório Hart-Mann Arquitetos Associados, sediado em Foz do Iguaçu e com um portfólio de mais de 650 projetos em 30 anos de experiência profissional. Confira!

O que o edifício da Câmara Municipal de Itaipulândia tem que outros não têm? Não é preciso pensar muito: um excelente e criativo projeto de arquitetura institucional, de fazer inveja à qualquer cidade grande!

O projeto concebido e executado pelo escritório Hart-Mann Arquitetos Associados, com sede em Foz do Iguaçu, reflete a maturidade e a originalidade do trabalho seguro e competente de uma das mais respeitadas empresas das áreas de arquitetura e urbanismo do Sul do país.

O escritório foi criado em 1995 pelo experiente arquiteto e urbanista José Henrique Hartmann de Carvalho, com 30 anos de atuação no setor e mais de 650 projetos realizados. O profissional tem ainda participação ativa como membro ou dirigente de instituições públicas e privadas nas áreas de arquitetura e urbanismo.

O currículo de seu fundador, formado em arquitetura e urbanismo em 1987, impressiona: além das várias especializações e pós-graduações, Hartmann tem atuado também em uma bem-sucedida carreira acadêmica como professor universitário em diversos cursos de arquitetura, urbanismo, agronomia e engenharias.

A longa trajetória do escritório Hart-Mann Arquitetos Associados deve grande parte do seu sucesso à busca e formação de uma equipe de profissionais que inclui tanto veteranos experientes, quanto jovens graduados em arquitetura e urbanismo e estagiários promissores que atuam no apoio aos demais.

Dessa forma, o escritório Hart-Mann Arquitetos Associados promove a soma de conhecimentos de seus profissionais, que são investidos no desenvolvimento de projetos, os quais, a partir das necessidades e interesses dos clientes, ofereçam a eles valor estético, praticidade, conforto e funcionalidade que concorrem para a harmonia do conjunto arquitetônico proposto em cada projeto.

O projeto que apresentamos neste livro de ideias se refere ao novo edifício institucional destinado a abrigar a Câmara Municipal de Itaipulândia, uma pequena cidade com nove mil habitantes situada no oeste do estado do Paraná.

O projeto do prédio de 1002,91 m² fugiu totalmente do estilo tradicional que costuma se ver em cidades do interior e apostou na modernidade das linhas e formas e na ousadia das cores e materiais.

Na imagem anterior e na imagem acima, vemos a fachada frontal do edifício da câmara municipal, uma construção que se destaca pela horizontalidade e pela simetria dos seus elementos.

Neste projeto foi incorporado ainda um paisagismo clean, com muitos gramados de corte rente, canteiros elaborados e estratégicos com arbustos e folhagens e, em um toque mais exuberante, um conjunto de palmeiras.   

No ângulo da lateral do edifício, ficam mais evidentes as combinações entre formas, materiais e cores. O volume dianteiro, que consiste na fachada horizontal com elementos verticais e simétricos, é delimitado por paredes em um tom suave de amarelo.

Na lateral, o volume principal todo branco marca a entrada do prédio, à cuja entrada se chega por um caminho calçado com corrimões em metal. Este volume mais comum compreende ainda uma cobertura branca de design leve como uma asa.

Ele faz a transição entre a fachada dianteira imponente e o volume ao fundo, em vermelho escuro e com formas originais, nas quais se destacam as folhas de vidro assimétricas, que dão leveza ao conjunto que, sem as aberturas envidraçadas, teria uma aparência pesada.

Na última imagem, o ângulo revela o conjunto mais ousado do edifício, no qual formas geométricas assimétricas se evidenciam no jogo de cores, com os elementos em vermelho contrastando com a parede cinza, na qual a janela baixa e horizontal promove novo corte e nova linha.

O arremate dessa fachada fica por conta do volume mais alto, em formas sinuosas e tons em degradê de azul, que remetem à água e às ondas. Quem diria que se trata de uma pequena cidade do interior?

Gostou deste projeto? Então, dê uma espiadinha em vários outros projetos do escritório Hart-Mann Arquitetos Associados no perfil da empresa aqui na homify!

Gostou deste projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!