Com 12 mil horas de estudo dedicados “ao novo” - entrevista a Adriana Scartaris | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Com 12 mil horas de estudo dedicados “ao novo” – entrevista a Adriana Scartaris

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
COLETIVO 284 Espaços comerciais industriais por Adriana Scartaris: Design e Interiores em São Paulo Industrial
Artigo Patrocinado
Loading admin actions …

Entre São Paulo e Lisboa

Está preparado para conhecer mais sobre a incrível profissional brasileira, Adriana Scartaris. Os seus projectos conquistam-nos à primeira vista e somos totalmente fãs das suas obras!

Veja mais sobre esta profissional, aqui!

O que impulsiona a sua paixão pelo Design de Interiores? O que a fez decidir entrar neste setor?

Para mim o design de interiores é o traço de união entre as necessidades do corpo e os desejos da alma. Sempre digo que uma casa deve refletir a identidade de seu dono e os espaços devem ser transformados para contarem as histórias dos seus ocupantes. A paixão por transformar sempre me moveu em tudo o que fiz e transformar espaços é uma aventura que me motiva demais. 

Decidi atuar como designer de interiores, entre outras atividades que exerço no mercado criativo pelas oportunidades de conexões que a atividade proporciona, além do estímulo de criar algo novo a cada projeto.




Descreva um dia típico no escritório.

Tenho negócios no Brasil e em Portugal. Todos ligados ao mercado do design, da arte e da ativação de marcas da economia criativa. Acordo muito cedo; 5:30 (no horário do Brasil) para aproveitar as primeiras horas de Portugal e já alinhar meu dia. Todos os dias, por volta das 8:00 eu paro para aprender algo novo durante uma hora. É um hábito que adquiri assim que me formei no primeiro curso superior e hoje, tenho quase 12 mil horas de estudo dedicados “ao novo”; o que me garante um repertório mais abrangente que me é muito útil quando preciso criar.

Conduzo reuniões com as minhas equipes para direcionar os projetos e obras, as ações de ativação de marcas brasileiras em Portugal e as exposições de arte. Também atuo como mentora de Artistas e Designers de Interiores e dedico 2 horas do meu dia para esta atividade. Tento, na medida do possível, realizar as minhas reuniões de forma remota pois sempre é mais prático e otimiza o tempo. Assim consigo manter os olhos no Brasil e em Portugal independentemente de onde eu esteja fisicamente.


Qual é o aspecto mais frustrante do seu trabalho? Qual é o aspecto mais agradável?

As pequenas frustrações são coisas do dia a dia que busco solucionar o mais rápido possível. Um fornecedor que não cumpre prazos para mim é uma grande frustração pois interfere diretamente no resultado do meu trabalho. O mais agradável é ouvir do meu cliente: “Adoro ficar em casa!”. É uma sensação de plenitude maravilhosa! 💕


Qual a recomendação para quem ambiciona trabalhar na área?

Muito trabalho, muita disciplina, muita dedicação ao aprendizado constante, atenção redobrada com o sonho do cliente e pouco ego. Também é necessário entender que a carreira sempre é um “work in progress” e que sempre devemos estar prontos para aprender.


O que seus clientes podem esperar ao trabalhar com você?

Exclusividade e personalização das soluções propostas. Tenho mesmo uma atenção redobrada com o propósito de refletir a identidade dos meus clientes. Podem estar certos de que vou preparar a cena para que vivam em um lar feliz.


Tem algum tipo de regra que utiliza no desenvolvimento dos seus trabalhos?

Meus colaboradores me chamam de “rainha da planilha” eu tenho mesmo esta regra de planejar ao máximo tudo o que pode ocorrer para ter um panorama global das ações. Assim sinto que tenho mais controle da situação e posso preparar “plano B”.


Existe algum toque especial que seja característico em todos os seus trabalhos?

Aplico as técnicas de Feng Shui e outras várias terapias espaciais ao meu trabalho. Isso me traz um grande diferencial e uma personalização que resulta em ambientes “magicamente” agradáveis e aconchegantes.


Com recursos e orçamento ilimitados, qual seria o seu projeto de sonho?

Tenho muita sorte pois já realizei este sonho. Sempre quis fazer um projeto com peças baratas, destas que se encontram em lojas de móveis usados ou em bazares. Consegui fazer um apartamento de 100m² para uma amiga inteiro com peças usadas, outras fora de linha e recicladas, que foram adquiridas depois de um grande garimpo pela cidade de São Paulo. Todas foram cuidadosamente reformadas em instituições e projetos sociais. Conseguimos gerar recursos para as instituições, criar um apartamento incrível, cheio de histórias e significado com baixíssimo custo. Foi uma grande experiência para mim.


Quais as suas principais preocupações como Designer?

Ter sempre equipes e empresas comprometidos com o sonho dos meus clientes. Gosto de saber que tenho parceiros comerciais e que posso contar com eles. Sou sempre fiel aos parceiros e empresas que seguem comigo por anos e anos.

Também me preocupo muito com o andamento das obras de reforma e remodelação e busco prever ao máximo para que não fuja do orçamento e da intenção de investimento do cliente.


Como consegue adaptar-se às mudanças no sector?

A nova rotina para mim foi muito fácil de seguir pois já busco otimizar meu tempo com reuniões online há anos. O fato de viver em uma cidade como São Paulo torna inteligente qualquer ação no sentido de não desperdiçar tempo e focar no que é necessário. Preciso de alta performance para conseguir dar conta de todas as minhas atividades sem prejuízo da minha vida pessoal e já estava preparada para o trabalho á distância. Busquei novas oportunidades e acabei ganhando mais um perfil de clientes para consultorias online, principalmente na preparação de espaços de trabalho em casa, pois muitos não estavam preparados. Meu trabalho como mentora também se intensificou e hoje, tenho a agenda de horários das mentorias para artistas e designers com fila de espera para 3 meses. São novos tempos, novos olhares e novas oportunidades. 


Encontre inspiração para sua casa!