6 ideias de cabeceiras de cama para você se inspirar!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Que tal mudar o visual da cabeceira da cama e dar um toque original ao seu quarto? Por exemplo, você pode encapar, pintar, colar e adicionar adereços diversos, só ousar na criatividade. Para quem gosta de colocar a mão na massa e fazer seus próprios objetos decorativos, toda inspiração é sempre muito bem vinda. E você também pode criar sua própria cabeceira com ideias criativas que demandam capricho e dedicação, mas que compensam na exclusividade e aconchego do seu quarto.

Agora, se você cansou da sua cabeceira tradicional em madeira ou outro material a alternativa é renovar o visual com novos adereços. Porém, se você ainda não tem uma cabeceira na sua cama e com alguns truques no quarto você conseguirá renová-lo, além de deixá-lo exatamente do jeito que você sonhou.

Afinal, foi-se o tempo em que as cabeceiras eram um simples apoio para a cabeça. Cada vez mais, a cabeceira da cama se tornou uma peça fundamental para dar um toque personalizado à decoração do quarto. É ali, no cantinho íntimo da residência, que peças customizadas ganham espaço e refletem a personalidade do morador. O que mais tem é material diferente,  como tecido, madeira, em tons escuros ou super colorida, assim a cabeceira ajuda a dar o tom diferente no ambiente.

Porém, antes de escolher o modelo de cabeceira – avalie a praticidade de alguns materiais. Em geral, as cabeceiras de tecido exigem mais cuidado com a limpeza, principalmente se forem de cores claras, que deixam a sujeira mais aparente. Para quem prefere não se preocupar com isso, as peças de madeira são mais indicadas. Agora, confira algumas ideias criativas para você inovar na cabeceira de sua cama!

Pisca-pisca

Apartamento São francisco: Quartos  por ARC+ Arquitetura
ARC+ Arquitetura

Apartamento São francisco

ARC+ Arquitetura

Existem imensas opções de cabeceiras para cama no mercado, no entanto com alguma imaginação e criatividade pode criar as suas próprias cabeceiras bem mais originais e muito mais baratas. Ainda tem pisca-pisca do Natal? Você pode reutilizar essas luzes para iluminar o seu quarto e ainda criar uma cabeceira de cama totalmente diferente. 

O projeto do quarto foi criado pelo escritório ARC+ Arquitetura, localizada em Florianópolis. A ARC+ Arquitetura trabalha com projetos arquitetônicos residenciais e comerciais, desde as etapas iniciais até a conclusão da obra. O foco é entregar sempre projetos de qualidade voltados para os desejos e necessidades dos clientes.

Pallets

Quartos  por homify

Os pallets são estruturas usadas para o transporte de produtos em geral e que podem ser encontrados para compra em depósitos ou em feiras. Para fazer a cabeceira de pallet, você pode usar a estrutura inteira ou desmontá-la parautilizar conforme a sua vontade e ideia. 

Uma ideia similar é usar também tábuas de madeira dispostas de forma criativa, claro, se a madeira estiver “feia”, pinte-a com a cor de sua preferência. Porém, se preferir, use-a “ao natural”. A foto mostra um jeito interessante de deixar a cabeceira simples e elegante.

Pallets e quadros

Outra opção é selecionar alguns quadros, fotos em moldura ou até mesmo molduras vazias para decorar a cabeceira da cama. Se o quarto é de casal, uma ideia é usar as fotos do casamento, ou dos dois juntos. Assim, além de exclusiva, sua cabeceira será uma lembrança boa todos os dias.

Agora, se você fez uma reforma total na casa e sobrou madeira? Reaproveite-a criando uma cabeceira de cama. Caso prefira repaginar a cor, pinte conforme a sua preferência. Se o modelo permitir, vale até mesmo colocar alguma decoração, como pequenos quadros, adesivos e mini vasos de flor.

​Cabeceira em tecido

Se você já tem uma cabeceira em madeira, você pode encapá-la com o tecido que desejar para dar a ela uma cara nova. Se você não tem ainda, pode investir em placas de madeira para encapar em casa. Contate o seu marceneiro de confiança e mãos à obra! Use cola de tecido ou de madeira para fixar o material na cabeceira.

Essa é a solução mais fácil e prática para quem deseja ter uma cabeceira de cama, mas não quer comprar uma tradicional e não pretende colocar a mão na massa “construindo” a sua própria. Atualmente existem dezenas de modelos de adesivo de parede que imitam a cabeceira de cama e podem tranquilamente substituir o objeto real.

Cabeceira com papel de parede

Apartamento Bairro Funcionários: Quartos  por Rosangela C Brandão Interiores
Rosangela C Brandão Interiores

Apartamento Bairro Funcionários

Rosangela C Brandão Interiores

Solução bem fácil e prática, pois existem dezenas de modelos de adesivo de parede que imitam a cabeceira de cama e podem tranquilamente substituir o objeto real. Em quartos pequenos, as cabeceiras, por exemplo, podem ser acopladas a prateleiras, que substituem os criados mudos. Espelhos atrás da cama podem revestir a parede inteira. Sem molduras, eles são uma boa opção para fazer o ambiente parecer maior.

Feita sob medida

Pendurar cortinas por de trás da cama não só funcionará como uma cabeceira original, como também permitirá colocar a cama em frente às janelas ou então disfarçar alguma característica arquitetônica menos bonita. Saiba que quanto mais alto colocar as cortinas, maior vai parecer a divisão do quarto, além disso, é uma cabeceira de cama facilmente renovável.

Como boa parte das cabeceiras é feita sob medida para os ambientes, a peça mais tradicional -  que fica presa à cama e não à parede – praticamente caiu em desuso. Ainda assim, modelos modernos com ripas de madeira ou em fibras naturais ganham ainda espaço na decoração, além de ajudar a compor um ambiente mais leve e claro!

E aí? Gostou do artigo? Comente
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!