Feng Shui no trabalho: organize o escritório ou home office

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
homify Escritórios ecléticos
Loading admin actions …

A pressa cada vez mais persegue a todos – e se potencializa quando se trata de trabalho. Mesmo com o tempo corrido, vale parar alguns minutos para organizar a sua mesa e melhorar a energia, cuidando do espaço em que você vive boa parte do seu tempo. Não importa se você trabalha em um escritório ou na sua casa, o feng shui pode ser um grande aliado. Há até quem acredite que ela possa atrair sucesso e aquela tão sonhada promoção. A técnica chinesa de harmonização de ambientes pode ser aplicada tanto na sala de trabalho, como na mesa. Uma dica: se o ambiente de trabalho é rígido e tradicional, você pode aplicar o feng shui na sua gaveta. Não fica visível, mas o importante é a intenção.

Quem começa a praticar o feng shui nos ambientes que frequenta não para mais. Isso porque ele ajuda a limpar o espaço e a renovar as energias, deixando fluir as boas e eliminando as ruins. Pode ser aplicada em qualquer cômodo da casa: sala, cozinha, banheiro, quartos, mas o artigo será com dicas para você aplicar no seu ambiente de trabalho. O feng shui no escritório ajuda a deixar sua rotina mais tranquila e eficiente. 

Aqui no homify você confere diversas dicas e sugestões de como aplicar o feng shui no escritório ou home office. Afinal, é a vontade de todos os que trabalham construir um ambiente e um cotidiano que sejam, ao mesmo tempo, produtivos e que proporcionem bem-estar. Inspire-se com o feng shui no escritório!

Deixe o escritório limpo

Antes de tudo, para se aplicar o feng shui no escritório, é muito importante fazer uma limpeza geral no ambiente. Limpe o chão e os móveis com os produtos que está habituado, respeitando cada tipo de material. Depois disso, o segundo passo é jogar fora tudo aquilo que não é mais utilizado, como papeis acumulados na gaveta. Afinal, conforme essa técnica, acúmulo de coisas significa energia parada e, consequentemente, gera negativismo. Programe-se para fazer a limpeza com frequência, renovando o fluxo energético. Espante a preguiça!

O projeto é do designer Paulo Alves. O seu Estúdio Paulo Alves está localizado em São Paulo. 

Organize os documentos

homify Escritórios ecléticos

Toda semana mande para a reciclagem os papéis que estão fora de uso, por exemplo, projetos antigos, anotações ininteligíveis, apostilas velhas, revistas, jornais. No computador, crie filtros para evitar o excesso de emails e bloquear spams, organize os documentos em pastas (por ordem alfabética ou data, nome das pessoas, projetos e meses). Além disso, exclua sem medo os rascunhos e limpe o excesso de arquivos e programas semanalmente. E reserve também um tempo por semana para arquivar os documentos de papel, cartões, CDs e DVDs. Limpe sua gaveta e organize projetos, apresentações e listas de clientes. E para manter sua rotina, verifique sua agenda diariamente e liste suas tarefas finalizadas.

Amplie o espaço com fotos e espelhos

Quem senta de frente para uma parede ou para uma divisória muito alta pode ter a energia bloqueada. Neste caso, aconselha-se colocar algum objeto reflexivo, como um espelho, para ampliar o espaço e diminuir a sensação de opressão. Outras sugestões são calendários, quadros de avisos, fotos ou quaisquer objetos que quebrem a sensação de bloqueio de oportunidades. 

Se puder optar, as cadeiras com encosto contínuo são melhores, pois acentuam o apoio de parceiros e amigos.

Flores

As flores são um ótimo artifício na hora de aplicar o feng shui no escritório ou home office. As de cores brancas e vermelhas, por exemplo, podem ser colocadas sobre a mesa de trabalho, pois elas puxam para si a energia negativa daqueles que entrarão em contato consigo, evitando que você seja contagiado. Além disso, é cientificamente comprovado que as plantas melhoram o ar do ambiente, aumentam sua umidade e promovem a sensação de bem-estar e bom humor. Algumas espécies indicadas para feng shui no escritório são: antúrio, begônia, lírio da paz, violeta e palmeira ráfis. Atente-se apenas aos cuidados que cada uma delas exige, como quantidade de regas e de qual tipo de iluminação dependem.

Cores

Alguns tipos de cores também ajudam a trazer bons fluidos. Objetos amarelos ou paredes pintadas com essa cor, por exemplo, simbolizam sucesso e riqueza. Eles devem ser colocados sobre o canto esquerdo, que é o local da prosperidade. Nesta posição também poder ser postos os projetos que você está realizando para que eles progridam da melhor forma possível. É por isso também que as lixeiras de mesa não devem ser colocadas no canto esquerdo.

​Posição da mesa

Em especial nas grandes empresas, nem sempre é possível escolher o local onde se vai trabalhar, mas, sempre que der, opte por mesas que fiquem longe da porta de entrada e de frente para ela. Quanto mais perto da porta e mais de costas para ela, mais será a tendência a dispersar-se, a ser menos focado, pois está mais próximo do mundo externo. Não é à toa que patrões e proprietários de empresas sentam-se ou têm suas salas, na maioria dos casos, na parte mais distante da entrada da empresa. Essa é uma posição de privilégio, pois o chi, a energia que circula livremente alimentando os ambientes, chega mais trabalhado. Então, coloque em prática o feng shui no seu escritório. 

E aí? Decidiu aplicar o Feng Shui no escritório? Comente.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista