Crianças em casa? Saiba como remover manchas do seu sofá

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Não se pode negar que criança e sofá é uma péssima combinação, pois o sofá é um dos itens mais importantes de uma casa. Não é apenas uma peça decorativa, ou seja, é sinônimo de conforto e bem estar. É nele que a maioria das pessoas passa parte do tempo que tem disponível. Depois de um dia de trabalho, nada como sentar no sofá e dar aquela relaxada! Mas o que fazer quando ele está praticamente está detonado? Tudo tem solução, pois vamos falar no artigo sobre limpeza profunda para retirar as manchas ou obra de arte feita pelo seu filho do seu sofá. 

Por exemplo, uma barra de chocolate, uma lata de cerveja, um sanduíche caprichado ou até um simples chiclete. Todos esses itens podem parecer bastante inofensivos, mas podem causar um enorme estrago no seu sofá. Afinal, basta um leve descuido durante o lanche em frente à TV para criar uma enorme mancha aquela mancha horrorosa. Mas não se desespere, pois se o estofado for limpo rapidamente há grandes chances de salvá-lo e evitar gastos maiores. 

O indicado é limpar o móvel a cada 15 dias. Se seu sofá for de couro ou sintético, é ideal que a manutenção seja feita apenas com um pano umedecido, para manter a característica e o brilho. Na sequência, seque com um pano de algodão. Já se o acento for de tecido ou camurça, use o aspirador de pó com cerda de escova. 

Confira as dicas para acabar com as manchas do seu sofá!

Limpar a seco ou com pano úmido?

O tipo de limpeza a ser escolhido dependerá do material que o sofá é feito, pois atualmente estão disponíveis no mercado sofás feitos com diversos tipos de materiais, como: algodão, couro, linho, camurça, veludo, napa, entre outros. Por isso, antes de realizar a limpeza é necessário saber exatamente qual é o tipo de material do seu sofá. Além disso, é importante verificar a etiqueta na parte inferior, onde se encontram os símbolos de instrução de limpeza. Veja os modelos:

'P' significa processo normal de lavagem a seco. Esse tipo de lavagem pode ser feita através de panos de limpeza a seco que são vendidos em supermercados. Aspire o sofá e passe o pano por toda a superfície. 

O símbolo 'W' significa processo normal de limpeza a úmido, que é a forma mais comum de limpeza onde se utiliza água e produtos específicos, como detergente. A letra 'F’ na etiqueta de instrução significa limpeza a seco profissional. Nesses casos a recomendação é não proceder com a limpeza em casa e procurar uma empresa especializada. A letra 'O' significa lavar em água fria. 

É sempre recomendável que você siga a instrução, afinal a etiqueta não foi feito à toa!

Como mantê-lo limpo por mais tempo?

Salas de estar escandinavas por Better Home
Better Home

SALON PO METAMORFOZIE

Better Home

É recomendável sempre iniciar a limpeza aspirando o sofá ou usando uma escova de cerdas macias para eliminar a poeira e sujeira que estiver sobre ele. O sofá feito em tecido, linho e veludo, por exemplo, experimente limpá-lo com água morna e vinagre branco. Umedeça um pano limpo nesta mistura e passe no sofá. Se houver manchas mais difíceis de remover, repita o processo com uma esponja mais embebida nesta solução e passe um pano seco após, deixando secar naturalmente.

O vinagre além de limpar, tira o cheiro e deixa o tecido macio. Faça esta limpeza pelo menos uma vez por mês.

Para tecidos de camurça é aconselhável passar somente um pano umedecido em água e detergente neutro para retirar a sujeira. Deve-se escovar o sofá uma vez por semana com uma escova própria para camurça, além disso, se qualquer líquido cair sobre o tecido o ideal é secar imediatamente. Você sempre terá sua sala de estar linda e impecável com tudo no lugar, além de limpo.

Como remover manchas

PROJ, ARQ. MARIA CRISTINA RINALDI: Salas de estar rústicas por BRAESCHER FOTOGRAFIA
BRAESCHER FOTOGRAFIA

PROJ, ARQ. MARIA CRISTINA RINALDI

BRAESCHER FOTOGRAFIA

No caso de alimentos mais gordurosos, como chocolate, o ideal é lavar com um pano macio embebido em água morna e detergente neutro, assim como já mencionamos no artigo. Esfregue e logo em seguida passe um pano úmido sem detergente. Depois, passe um pano seco pressionando o tecido. No caso de óleos, o procedimento é parecido, mas antes de iniciá-lo deve-se colocar um papel absorvente sobre a mancha, para retirar o excesso.

A higienizadores a vapor são ótimas opções para a limpeza dos estofados, pois a impermeabilização dos estofados é um método muito útil para sua conservação. Apesar o investimento não ser baixo, o resultado é satisfatório, principalmente para quem tem crianças em casa. Dica de ouro!

Truques para cuidar do seu sofá

Além dos produtos caseiros, é possível também usar produtos próprios para sofás – lenços umedecidos são grandes aliados na limpeza do sofá, pois para manter o estofado limpo por mais tempo evite comer no sofá, sem sombra de dúvidas você terá um sofá sem manchas. 

E para evitar manchas de copos, coloque mesas próximas ao sofá ou suportes que podem ser deixados nos braços do mesmo. Agora, se o seu sofá está com odores, por exemplo, você pode salpicar bicarbonato de sódio e deixar agir por 30 minutos. Essa técnica é ideal para pessoas que tem animais em casa e são alérgicas. 

De quanto em quanto tempo devo limpar o sofá?

Salas de estar minimalistas por Pop Arq

A limpeza básica deve ser feita semanalmente. Dessa forma a poeira, pelos e umidade não se acumularão no sofá. Ao derramar qualquer tipo de líquido no estofado, o ideal é imediatamente limpá-lo com um pano seco. No caso de limpezas pesadas, recomenda-se realizá-las no intervalo de um ano e se possível contratar uma empresa especializada, vale a pena o investimento.

Porém, você pode utilizar de algumas receitas caseiras para mantê-lo limpo. O vinagre branco é milagroso, então pegue um litro de água; duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e faça uma mistura, mas não use tudo de uma vez – pode guardar por cerca de dois meses. Depois de pronto – borrife o líquido no local da mancha. Na sequência, passe uma escova de cerdas duras no sentido do tecido do sofá. Não faça movimentos circulares. Com um pano úmido, tire o excesso do produto. Na sequência passe um pano seco e deixe o sofá secando em um local arejado, mas não exponha o móvel diretamente à luz solar.

Impermeabilização

Residencia Domm Arquitetura: Salas de estar modernas por Domm Arquitetura Ltda
Domm Arquitetura Ltda

Residencia Domm Arquitetura

Domm Arquitetura Ltda

Alguns especialistas indicam a impermeabilização para evitar que o móvel fique manchado, caso seja atingido por bebidas ou tinta de caneta, por exemplo. Se optar por impermeabilizar seu móvel, procure por empresas especializadas e exija produtos que não sejam inflamáveis. O Brasil já registrou casos de acidentes, como queimaduras e incêndio em apartamentos durante processos de impermeabilização. Caso não tenha interesse no serviço, anote uma receita caseira para tirar manchas de seu sofá, sem gastar muito e sem agredir o ambiente. Lembrando que quanto mais rápido você limpá-lo, maiores as chances da mancha sair.

O projeto da foto foi feito pelo escritório Domm Arquitetura ltda, localizado em Chapecó. 

E aí? Qual é a sua dica para tirar manchas do sofá? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!