Papel de parede: escolha o ideal para seu banheiro!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O papel de parede é uma arma poderosa na decoração do seu lavabo. Investir no material pode te ajudar a mudar completamente a cara do ambiente – dando vida desde à sala de estar até às paredes de um corredor, principalmente do seu banheiro.

Geralmente, o efeito estético agrada e contribui muito com a decoração do ambiente. Dependendo da textura ou desenho, pode-se criar ilusão de ótica, dando amplitude no local instalado, ou mesmo um efeito mais aconchegante e intimista. Muitas vezes, também, os papéis de parede podem exercer funções acústicas e térmicas para o ambiente.

A variação de cores, texturas, estampas e padronagens também pode criar um visual moderno ou tradicional para o seu banheiro – tudo depende do seu objetivo na hora de pensar a decoração. Para além das vantagens estéticas, o papel de parede é bastante vantajoso do ponto de vista prático: a instalação é frequentemente muito simples e não deixa resíduos nem cheiros na casa.

Depois de aplicado, o papel pode permanecer perfeito na sua parede por até mais de cinco anos – uma duração maior que a de algumas tintas. A limpeza também promete não causar dores de cabeça; feitos de materiais resistentes, a higienização dos papéis de parede é tranquila. Confira como deixar o seu banheiro lindo com o papel de parede.

Quantidade necessária

Comprando em lojas físicas ou pela Internet é fundamental atentar-se para a quantidade correta de papel a ser comprado. Assim você evita desperdícios e não fica sem material no meio da instalação. Existem fabricantes que vendem por metro linear e outros que vendem por rolo. É preciso calcular corretamente a área de inserção, considerar a altura do rodapé e do forro de gesso ou moldura. Além disso, é preciso pensar no encaixe perfeito dos desenhos. o projeto do banheiro foi criado por Graça Brenner Arquitetura e Interiores, localizada em Porto Alegre. 

O ideal é medir corretamente a área da parede em que o papel será instalado e ter a medida exata antes de escolher o papel. Em seguida, basta observar como o fabricante vende o produto e quais são as medidas de uma peça ou de um rolo para então calcular quantas unidades serão necessárias para cobrir sua parede.

Como escolher o papel de parede ideal para o ambiente?

O principal fator a ser considerado na hora de escolher o papel de parede ideal para um banheiro ou lavabo é o material. Como é um ambiente sujeito à alta umidade e vapor, o tipo mais recomendado é o vinílico, por sua resistência à água e maior durabilidade e facilidade de limpeza.

Como o banheiro é um ambiente que, frequentemente, não tem muitos objetos de decoração, o papel de parede pode ser o ponto principal de destaque do cômodo. Por isso, não hesite na hora de apostar em estampas diferentes e aplicações em todas as paredes.

Preparação da parede antes da instalação do papel

Residência M&N - Foz do Iguaçu - PR - Brasil: Banheiros modernos por Marcelo Lopes Arquitetura
Marcelo Lopes Arquitetura

Residência M&N – Foz do Iguaçu – PR – Brasil

Marcelo Lopes Arquitetura

Preparar a parede antes da instalação, é fundamental que a parede esteja preparada: nada de irregularidades, buracos, texturas ou problemas com infiltração. A parede tem que estar em perfeitas condições para aplicação do papel de parede, para assim garantir a durabilidade do produto. 

A preparação com massa corrida ou fundo preparador para gesso é necessária para que a superfície fique lisa e impermeável. Uma parede úmida ou com infiltração não é aconselhável; o problema deve ser sanado antes da instalação.

Efeito harmonioso com o papel de parede

Para que o papel de parede não acabe sendo o responsável pelo efeito de poluição visual do ambiente, é necessário preocupar-se com os outros itens da sua decoração. Quando for escolher cores e estampas, considere o que você já tem de móveis e acessórios no cômodo que receberá a instalação. 

Agora, se a ideia é aplicar o papel em apenas uma parede, no teto, em faixa ou em só meia parede, de forma de a tinta ainda apareça, a harmonia depende a coordenação das cores do papel com a da parede pintada. Assim, opte por estampas com tons parecidos ou que combinem com a cor da sua tinta – pode ser no fundo ou nos detalhes do desenho. Além disso, é bom evitar o combo estampa marcante e tinta de cor forte, pois isso pode causar incômodo e desconforto visual. 

O ideal é escolher a estampa ou textura de acordo com outros elementos do ambiente, como cor de tapete, tecido do sofá, almofadas e cortinas. Se a escolha partir para um papel colorido e mais extravagante, o ideal é optar por tecidos e tapetes neutros e combinar as cores do papel nos acessórios.

Tipos de papel de parede

As diferenças dos papéis de parede não estão apenas nas cores e padronagens. O material do produto também é variável e pode alterar as configurações de instalação e de ambientes. Confira alguns dos tipos principais:

Vinílico: Resistente à luz e à umidade, este papel é fabricado em PVC. É a escolha certa para ambientes mais úmidos e vai agradar quem prima pela alta durabilidade e facilidade na lavagem.Tradicional: Composto de celulose, este papel de parede é, de fato, um papel. Por essa razão, é recomendado para ambientes secos. A limpeza pode ser feita com um pano úmido. 

TNT: Este tipo tem a característica de imitar um tecido, embora o material não seja exatamente tecido. A higienização deve ser realizada com detergente Além das diferenças no material, o papel de parede tem diferentes modelos de aplicação: enquanto alguns devem ser aplicados com cola, outros são autocolantes , pois já vêm com adesivo.

Formato de aplicação

A instalação do papel de parede pode ser feita em formatos diferentes, variando conforme o efeito que deseja causar no ambiente, as condições da parede ou em quanto você pode investir no material, por exemplo. 

Aplicar em meia parede pode ser uma boa opção e ainda ajuda a equilibrar a decoração em ambientes já bastante carregados de cores, móveis e objetos. Aplicar apenas uma faixa de papel na parede também é uma opção que exige um investimento menor e ajuda a balancear ambientes carregados, ainda acrescentando um toque a mais na decoração.

Se a sua intenção é aplicar o papel de maneiras menos tradicionais, o teto pode ser uma boa alternativa. O resultado será interessante e inesperado.

E aí? Qual é o seu papel de parede favorito? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!