Decoração para uma pequena sala de estar!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Procurando ideias modernas para renovar sua pequena sala de estar? Encontrou o lugar certo! Às vezes, o décor precisa ser pensado com muito cuidado, principalmente planejado. Afinal, com o espaço reduzido, onde cada vez mais é construído apartamentos pequenos, quem não se prepara para fazer uma detalhada análise da dimensão do ambiente deixará de aproveitar o máximo que as salas pequenas tem a oferecer, pois é apenas caprichar na decoração e utilizar pequenos elementos. 

Não é nada confortável, por exemplo, as pessoas transitando em frente a TV todo o tempo, além da outra pessoa ter que encolher as pernas para liberar caminho. É preciso pensar em tudo e também repensar na disposição dos móveis, assim é preciso que você saiba explorar o pequeno espaço da sua sala de estar, pois, assim não terá erro.

Acredite, uma decoração de sala pequena mal pensada, além de não trazer aconchego aos visitantes, dia após dia te tratará insatisfação com a sua casa e dor de cabeça. Mas não esqueça que a sua casa é o seu lar, independente de como você o vê agora, ele é o lugar onde você recarrega as suas baterias para um novo dia, então evite espalhar objetos demais pelo ambiente, ou seja, às, vezes, menos é mais. 

Aprenda alguns segredos para decorar sua pequena sala de estar. Inspire-se! 

Sofá na parede

Repare que nesta parede o ponto principal a se definir é o sofá. Se a sua sala for comprida e o sofá ficar muito longe da TV, você pode trazer o sofá mais para perto, sem deixá-lo encostado em parede alguma. Isso traz mais espaço de circulação para o ambiente. Apenas tome cuidado para não “amontoar” os móveis em um só canto da sala.

Além disso, escolha um sofá que se adapte a sua necessidade de conforto e ao tamanho de sua família. Não esqueça de que é fundamental medir suas paredes e o espaço disponível para a decoração de sala pequena antes de visitar qualquer loja de móveis. Tenha atenção a profundidade dos móveis para que não estreite muito a circulação no ambiente.

Cores claras nas paredes

As paredes devem ganhar cores claras para abrir o ambiente, de preferência ao branco, pois geralmente os apartamentos possuem no fundo da sala uma janela, que pode ser muito bem valorizada com uma cortina, ou então com cor de parede mais forte, para criar uma decoração criativa.

O uso de folhagens verdes da vida ao ambiente, além de tapetes cair bem em frente ao sofá, havendo espaço uma mesinha de centro fica bem charmosa. Você pode optar por investir em móveis planejados, mas que pese em sua decisão o fato de que não poderá mais mudar seus móveis de local ou adaptar alguma coisinha durante alguns anos. 

Móveis multifuncionais

O ponto chave ao decorar sala pequena é que o ambiente deve ser bem planejado e distribuído. Alguns segredos são essenciais pra você ter sucesso: móveis multifuncionais, móveis que economizem espaço, formas de armazenamento inovadoras, mesas conversíveis e uma paleta de cores mais simples.

Ao variar as proporções dos móveis você vai conseguir um apelo visual melhor, além de permitir que a sala tenha uma maior funcionalidade.

Menos é mais

Salas de estar escandinavas por toki

Em ambientes pequenos, aquele famosos ditado: “Menos é mais.” faz sentindo para você? Afinal, quanto menor o número de elementos decorativos na sala, mais leve deixará o ambiente, e consequentemente parecerá ser maior. 

Seja simples, por exemplo,  se a sua sala de estar é pequena, procure utilizar somente o que é realmente seja necessário para o bem-estar seu, de sua família e dos seus amigos. Escolha também colocar sempre uma planta para fechar sua decoração, pois mesmo com o espaço pequeno é importante ter uma árvore dentro de casa. 

Escolha um estilo

Residência L&E Foz do Iguaçu - PR: Salas de estar ecléticas por Marcelo Lopes Arquitetura
Marcelo Lopes Arquitetura

Residência L&E Foz do Iguaçu – PR

Marcelo Lopes Arquitetura

O que não falta é estilo para você decorar, por exemplo, minimalista, tropical, rústico, entre outros. Esses estilos possuem a simplicidade e as linhas retas como características em comum, e esses pontos valorizam e muito ambientes pequenos, pois geram a sensação de mais espaço por ser um estilo de decoração visualmente mais limpo e clean.

Escolha apenas um estilo de decoração para sua sala de estar, assim ela não ficará sobrecarregada com muita informação. O projeto foi criado por Marcelo Lopes Arquitetura, localizado em Curitiba.

​Decida onde ficará a TV

Escolha colocar a televisão na parede, pois a partir daí, claro, você poderá definir onde melhor se encaixam os outros móveis. Não é segredo que diversos profissionais da área de decoração usam em salas pequenas o truque de instalar um painel de TV  - garante que a percepção de espaço seja ampliada, assim você consegue ver o chão.

Este é outro segredo, quanto mais você consegue ver o chão de uma sala pequena, maior é a sensação de espaço. Se você é um pouco perfeccionista o painel de TV tem a vantagem de esconder os fios dos aparelhos e deixar o ambiente clean, além da modernidade instalada na sua pequena sala de estar

Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!