Iluminação natural garantida em residência moderna

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Dentre todas as questões estudadas pelo arquiteto ao desenvolver um projeto, a quantidade de luz natural é um dos principais objetivos. Além de ser tema em sustentabilidade, a entrada de iluminação natural em uma residência tem a capacidade de tornar os ambientes muito mais agradáveis e saudáveis. Assim como as plantas, nós humanos funcionamos de acordo com a luz solar, onde encontramos vitaminas e ganhamos energia para viver o dia-a-dia. E já que o contato com o sol é uma necessidade humana básica, por que buscá-lo apenas fora de casa? Nada mais justo que deixá-lo entrar!

O projeto que selecionamos aqui é de autoria da arquiteta Andrea Mei para uma residência no país vizinho, Argentina. Nitidamente de influência modernista, um dos pontos fortes desta obra é o sucesso em garantir de maneira elegante e criativa a entrada de luz solar em todas as suas áreas. Confira a seguir nas imagens que separamos para você: 

Fachada posterior

A residência Soleloir possui fachadas criativas que fogem dos padrões estéticos, a estrutura possibilita que a área do terraço seja completamente livra de pilares graças ao balanço da varanda no nível superior. O dinamismo de sua arquitetura nos dá a impressão de que foi construída em diferentes blocos que vão se encaixando.

Na fachada posterior, a arquiteta deixa o acesso ao jardim e desenha diferentes áreas externas. Ao nível térreo, fica o terraço com churrasqueira, sendo uma área protegida para as variáveis climáticas e mobiliário, ao mesmo tempo é adjacente ao jardim e portanto há a possibilidade de usar a área coberta ou descoberta. Enquanto isso, no nível superior onde se encontram as áreas íntimas, são projetadas varandas ora com guarda-corpo metálico, ora em alvenaria.

Entrada

A fachada principal deixa claro do que se trata esse projeto ao nos receber com uma interessante assimetria e uma quantidade de vidros que já nos faz imaginar quão iluminado é seu interior. E como vimos na imagem anterior, há um jogo de cores que quebra a monotonia das fachadas monocromáticas, colorindo e destacando elementos da estrutura.

Aqui o tapete de entrada é um piso em madeira e os limites entre a casa e o jardim são acentuados com um paisagismo que distribui pedrinhas brancas no solo e vasos de estilo minimalistas ao longo das paredes.

Sala de estar

Ousadia na hora de desenhar as aberturas é o que há de mais interessante aqui. Quebrar padrões estéticos de como tais aberturas devem ser colocadas é o que faz essa obra tão especial. Ao mesmo tempo que os caixilhos são amplos, existe a preocupação de torná-los flexíveis e garantir a privacidade da sala de estar através da instalação de persianas sempre nas cores claras.

Aberturas em diferentes níveis

Para instalar a televisão foi criado um painel que divide essas duas aberturas que garantem a entrada de luz em diferentes níveis, assim não há iluminação apenas ao nível dos olhos, mas também no piso.

Sala de jantar

Integrada a sala de estar fica a sala de jantar e são divididas apenas por seu mobiliário. A escola das cores claras para os revestimentos reflete toda a luz natural que adentra os ambientes.

Banheiro

No banheiro a arquiteta opta por usar cores que nos remetem ao exterior da casa e faz um jogo criando uma linha de pastilhas nos azulejos. Na bancada suspensa é instalada uma cuba de embutir, dando um ar contemporâneo ao ambiente e na área de banho é criado um nicho na parede, uma maneira inteligente de economizar espaço para organizar os produtos.

O que achou dos sistemas de iluminação? Compartilhe conosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!