Casa moderna com charme rústico

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Certamente, as primeiras casas construídas pelo homem foram feitas de madeira. Este material remete, portanto, à origem da arquitetura, expressa na cabana primitiva de Vitruvius, uma ideia de construção que copia um modelo já existente na natureza. Após a humanidade e a disciplina da arquitetura percorrerem um longo caminho, a madeira segue servindo ao homem e à arquitetura. Não importa a época ou o estilo. Este material se adapta à qualquer ambiente e à qualquer estilo, sendo sempre o protagonista onde quer que seja empregado.

Homify desembarca hoje na Holanda para apresentar uma casa moderna com um charme rústico irresistível. Localizada próxima ao parque nacional Zuid-Kennemerland , a Vila Nuvem Nove, como é denominada, foi projetada pelo estúdio 123DV Moderne Villa's. A casa faz uso de materiais naturais, principalmente a madeira, e de materiais como o vidro, que proporcionam a integração entre os espaços internos e externos. A sua composição volumétrica e a sua materialidade expressam uma grata combinação entre o moderno e o rústico.

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos desta casa moderna feita de madeira, pedra e vidro? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta residência fantástica, que desfruta de uma localização mais do que privilegiada, em meio à paisagem do campo, e proporciona aos seus moradores um refúgio aconchegante e luxuoso.

Fachada principal

A silhueta desta casa moderna com traços minimalistas em nada se assemelha à cabana primitiva de Vitruvius. Mas a madeira, elemento essencial no modelo de Vitruvius, que remete à origem da habitação, também está presente nesta casa e é o elemento protagonista. De longe, avistamos uma caixa de madeira suspensa na paisagem.

A residência é composta de dois blocos distintos, um bloco composto de muros revestidos de pedras, que abrigam os espaços sociais, no pavimento térreo, e de um bloco com arestas perpendiculares e curvas, revestido com tábuas de madeira, que se apoia sobre os muros de pedra. Como podemos ver, o bloco superior, pelo seu aspecto mais fechado, abriga os espaços íntimos e foi concebido de modo a proporcionar maior privacidade aos moradores.

Adaptação às condições locais

O programa de necessidades da residência foi organizado em três níveis diferentes, embora só enxergamos os volumes do pavimento térreo e do pavimento superior. Aproveitando-se das características naturais do terreno de inclinação acentuada, criou-se um pavimento interior que abriga a garagem e equipamentos e serviços. Os dois volumes visíveis abrigam a maior parte do programa de necessidades.

Se você reparou a vegetação exuberante e a paisagem natural deslumbrante que circunda a residência, você já sabe o que motivou a escolha do lugar para a construção deste refúgio familiar moderno com um charme rústico irresistível. Os proprietários desejavam desfrutar da convivência com a natureza e da sua atmosfera tranquila e revigorante.

Espaços externos

Obviamente, em um lugar presenteado pela natureza e dotada de uma atmosfera campestre deliciosa, o que a família mais desejaria é estar ao ar livre para desfrutar de todas estes prazeres. O projeto criou áreas externas que permitem os moradores desfrutar das vistas da paisagem natural circundante ou simplesmente relaxar ao ar livre sob os raios de sol, tão valorizados nesta região.

A paleta de materiais é variada e, embora a madeira seja a protagonista, o edifício exibe ainda superfícies revestidas de pedra e superfícies envidraçadas. A pedra expressa solides, por isto reveste o volume que serve de base, a madeira expressa tradição e o vidro modernidade.

Fachada posterior

A fachada posterior revela uma transparência surpreendente e contrasta com as superfícies opacas das demais fachadas. Voltada para a parte detrás do terreno e para o amplo jardim que se estende para a paisagem natural, a fachada posterior foi concebida com amplos planos envidraçados, que permitem a entrada de luz natural abundante no interior da casa e a integração visual e espacial com os espaços externos. Apesar da predominância das linhas retas, as curvas na aresta do volume superior e do volume envidraçado revelam uma busca pela conciliação com as formas orgânicas encontradas na natureza ao redor do edifício.

Living room

Se a forma moderna combinada com materiais naturais e rústicos, como a pedra e madeira surpreende o observador, imagina o que esperar do interior desta casa. No interior da residência predominam as superfícies neutras e uma combinação de traços retos e linhas sinuosas, com destaque para a divisória que separa a cozinha e sala de jantar da sala de estar, com uma abertura de forma orgânica, que dá um toque futurista ao ambiente.

A sala de jantar possui pé-direito duplo e conta com uma mesa de jantar de madeira de estilo rústico e com um conjunto de cadeiras brancas de design contemporâneo. A sala de jantar se integra ao pequeno estar localizado no espaço externo, através de uma ampla abertura que permite a entrada de luz natural. A cozinha americana esbanja praticidade e modernidade. Além dos armários planejados de madeira, a cozinha conta com uma bancada em forma de ilha, que agrega sofisticação ao ambiente.

Sala de estar

Os espaços sociais, situados no pavimento térreo, abrem-se completamente para a paisagem natural ao seu redor. Quando a natureza é a protagonista do projeto de interiores, como neste caso, a cada estação do ano, os moradores são presenteados com uma vista diferente. No inverno, a brancura da neve proporciona-lhes este espetáculo visual da brancura imaculada. Na sala de estar, o piso de madeira reforça a sensação de calor e aconchego.

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Vistas panorâmicas

Os espaços íntimos estão situados no pavimento superior. Nos espaços íntimos as aberturas são mais controladas, de modo a preservar a intimidade dos moradores. Uma sacada proporciona um espaço ao ar livre de contemplação das vistas panorâmicas privilegiadas.

Vida ao ar livre

O living room se conecta ao espaço externo, ao jardim, situado na parte posterior do terreno, e ao terraço, que serve de extensão do espaço de convivência, através de planos envidraçados sem esquadrias, que permitem uma visão da paisagem sem obstruções e criam uma sensação de fusão entre espaço interno e externo.

Clicando aqui, você pode apreciar mais uma casa familiar incrível, que nos convida a viver ao ar livre e desfrutar da natureza.

Você acha que o rústico e o moderno combinam?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!