Reforma de casa: esse imóvel se tornou um lar perfeito

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Casas antigas, que estão no meio do nada e já não têm qualquer função, são encontradas com frequência nas áreas rurais. O melhor exemplo desse tipo de construção é este moinho abandonado em uma pequena cidade chamada Ourense, na região espanhola da Gálicia. Apesar de seu mau estado de conservação, o seu encanto rústico original ainda é visível. 

Nós convidamos você a visitar com Homify esta transformação mágica deste edifício rural velho em um nova residência fantástica. Neste projeto, você vai conferir como renovar um espaço com profissionais requisitados pode tornar um espaço obsoleto em um lar funcional com uma estética linda e sem perder de vista a essência pacífica e tranquila do lugar e de seus arredores. 

A reforma ficou na mão dos especialistas da B + T Arquitectos que mantiveram a fachada de pedra vigorosa e fizeram uma mudança positiva neste antigo moinho. Pronto para ver o antes e depois? Aqui vamos nós.

Antes: o ponto de partida

  por b+t arquitectos
b+t arquitectos

Estado previo exterior

b+t arquitectos

O ponto de partida para este projeto incomum foi realizar trabalhos de manutenção, a fim de trazer melhorias para as fundações, os pisos e preparar a habitação para o uso diário. Além de vazamentos no telhado, a casa não tinha eletricidade – fatores que descartavam a possibilidade de viver nesta propriedade. O estado da habitação nesta imagem não cumpria os padrões mínimos de segurança.

 Mas quem disse que a restauração desta antiga propriedade era impossível? Veja como a equipe de arquitetos conseguiu combinar elementos da estrutura antiga com novos materiais e tecnologias.

Depois: elevação fantástica

Casas campestres por b+t arquitectos
b+t arquitectos

Exterior reformado

b+t arquitectos

Ao olhar agora para a casa, após todo o trabalho de manutenção, quase ninguém seria capaz de dizer que esta é a mesma propriedade que vimos no início deste artigo. Tudo graças ao enorme compromisso e dedicação dos arquitetos. 

A aparência atual da rústica casa em nada se assemelha com o devastado casebre de pedra. A elevação do telhado caiu muito bem ao projeto rural.

Antes: os elementos originais

  por b+t arquitectos
b+t arquitectos

Estado previo ineterior

b+t arquitectos

O processo de modernização e manutenção do edifício certamente não era uma tarefa simples. Você já adivinhou qual era a função deste edifício? Era um antigo moinho que nos dias de glória foi uma grande fonte de renda e alimento para os anfitriões.  

Você vê como estava escuro lá dentro? E é precisamente essa escuridão e poucas entradas de luz que dão essa sensação de sufocamento quando olhamos a imagem. Adquirir a iluminação ideal era essencialmente um dos principais desafios e objetivos deste ambicioso projeto.

Antes & Depois: Um velho moinho transformado em residência

Depois: o novo telhado

Quartos  por b+t arquitectos
b+t arquitectos

Zona de descanso

b+t arquitectos

O que é evidente à primeira vista é o novo suporte do telhado. Sem trocá-lo não seria possível viver neste edifício. O estado anterior de manutenção exigiu a restauração imediata, mudanças que melhoraram a condição do estado técnico do edifício. 

Com o novo telhado totalmente seguro, estável e confortável decidiu-se colocar o quarto no sótão. Ele ganhou uma atmosfera única, não convencional e aconchegante. A combinação das pedras que também estão presentes na fachada com a madeira natural enfatizam o clima rústico do ambiente

Depois: organização metódica do espaço

Provavelmente, você não percebeu isso, mas este moinho original tem 49 metros quadrados de espaço. Para lidar com pouco espaço era necessário fazer uma organização adequada de cada área, um layout perfeito e móveis devidamente selecionados. 

Cozinha

Cozinhas campestres por b+t arquitectos
b+t arquitectos

Cocina y estar

b+t arquitectos

A combinação de madeira, pedra e paredes brancas resultou em uma cozinha moderna, fascinante e muito funcional. Ninguém poderia dizer que esta imagem corresponde ao interior da casa antes da reforma. É verdadeiramente impressionante. Além dos grandes fluxos de luz, as cores claras da madeira proporcionam uma maior sensação de espaço que vem a calhar com esta pequena casa.

Você já se imaginou morando em um antigo moinho? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!