9 ideias para decorar o escritório em estilo japonês!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Atualmente, um estilo japonês de decoração é algo muito mais multifacetado do que há um século. O Japão é hoje um país onde o design mais vanguardista anda de mãos dadas com o mais tradicional. Ao mesmo tempo simples e complexa, a decoração em estilo japonês deve muito ao inovador e ao milenar. Elementos da natureza, como o verde, a madeira, o fogo, a argila e o papel, encontram espaço para se manifestar em meio à turbulência e sofisticação da vida ocidental. 

Bonita, delicada e harmônica, essa decoração é atemporal e inclusiva, pode ser desfrutada por qualquer geração em qualquer lugar do mundo. Serve tanto à sala de estar quanto à cozinha e pode encontrar seu caminho perfeitamente até o escritório.

Quem quer que deseja um escritório que reúna qualidades espirituais e meditativas vai encontrá-las na decoração de inspiração oriental, em especial a japonesa. E não existem segredos: é muito fácil introduzir elementos dessa decoração ou estilo nos ambientes mais diversos, mesmo no Ocidente. O básico – os elementos da natureza – está junto de nós também e podemos dele desfrutar com muita satisfação e alegria.

Saiba mais sobre os elementos básicos de uma decoração em estilo japonês e aplique-os ao seu escritório para ganhar mais beleza, tranquilidade, equilíbrio e força!

Plantas na mesa

A mesa ou bancada de trabalho é também um lugar que pode comportar vasinhos viçosos com folhagens ou algo mais exótico, como suculentas. Colocados junto ao computador de mesa ou notebook, eles trazem mais vida e frescor ao ambiente do escritório. Flores são igualmente válidas para um jardim de mesa: experimente lírios-da-paz ou orquídeas, que são flores belas e delicadas. Capriche ainda no material dos vasos, como por exemplo cerâmicas ou porcelanas brancas, pretas ou em tons naturais. Outra opção de jardim bem japonesa – dessa vez aéreo e não de mesa – é o kokedama, uma bola de solo coberta com musgo, com uma planta ornamental, e preso por um fio de nylon ou arame. É tão simples que pode ser feito em casa, basta procurar como na internet. 

Jardim oriental

Um escritório em estilo japonês pode ganhar uma atmosfera ainda mais oriental se contar com um pequeno jardim. Não qualquer jardim – um jardim japonês. Esses jardins são compostos de pequenas plantas e arbustos, pedras grandes e pequenas e até uma pequena fonte de água. Pode ser instalado em um canto junto à janela, não necessariamente no chão, mas até sobre uma mesa ou cômoda. O projeto de Junia Lobo Paisagismo é um jardim japonês que reúne todos esses elementos e que, na sua simplicidade e contenção, pode servir de modelo para outros jardins internos com a mesma atmosfera e beleza.

Um estilo integrado à natureza

Gabinete  por gleam
gleam

office 1 青山

gleam

O Japão é um país paradoxal: um dos mais modernos, sofisticados e avançados do mundo em decorrência da árdua reconstrução ocidentalizada ao final da Segunda Guerra Mundial, ele também nunca se esquece dos antigos valores, entre eles o amor e respeito à natureza e sua integração a ela. A decoração em estilo japonês tem, portanto, a presença de elementos naturais e vivos em todos os ambientes, incluindo o escritório. Só para se ter uma ideia, a ampla mesa de madeira que circunda arbustos verdes, embora na imagem acima localizada em um escritório profissional, poderia estar no centro de um escritório residencial, permitindo o trabalho de todos da família ao mesmo tempo, em harmonia e quietude. A madeira e o verde proporcionariam o aconchego e a serenidade necessários para o convívio de todos no mesmo espaço, ainda que realizando tarefas diferentes como o relatório da empresa, a tarefa da escola, a pesquisa de faculdade ou a simples busca de informações sobre a atualidade ou problemas de ordem prática.

Madeira

A madeira é elemento fundamental na decoração em estilo japonês, especialmente a madeira clara e leve que não sobrecarrega o ambiente com a sua solidez. Mesas longas, estantes largas e cadeiras de design simples podem ser confeccionadas com esse material, assim como o forro e o piso do escritório. O resultado é um lugar alegre, caloroso, acolhedor e aconchegante em qualquer época do ano, seja verão ou inverno. Combinada com paredes claras, o espaço se torna convidativo e agradável para o trabalho contínuo por várias horas, lendo, escrevendo ou pesquisando. O colorido dos livros dá a medida certa de vibração no ambiente em tons naturais, que estimulam a concentração, o pensamento e a criatividade. 

Luz natural

Escritórios  por Mアーキテクツ|高級邸宅 豪邸 注文住宅 別荘建築 LUXURY HOUSES | M-architects
Mアーキテクツ|高級邸宅 豪邸 注文住宅 別荘建築 LUXURY HOUSES | M-architects

STUDY / 書斎(子供の勉強スペース:キッチン・ダイニング・リビングから見える位置) | 数寄の家 | 高級邸宅

Mアーキテクツ|高級邸宅 豪邸 注文住宅 別荘建築 LUXURY HOUSES | M-architects

A luz natural farta areja os ambientes e transmite delicadeza que poucas outras coisas. Em um escritório, a luz natural proporcionada por uma ampla janela permite a plenitude da visão, necessária para todos os tipos de tarefas próprios desse espaço. Se esta janela se abrir para a natureza de um jardim, melhor ainda: mergulhamos em um mundo de luz, frescor e beleza pura que só faz ampliar o alcance dos nossos sentidos e aguçar nossos pensamentos. As ideias aqui podem fluir no silêncio ou no compasso da música, libertando-se de seu estado latente e tornando-se projeto e mudança. A luz natural limpa, aquece, convida. Recebê-la intensamente no escritório ajuda a relaxar, se entregar, se envolver e a criar.

Cortina de esteirinha

A (refinada) simplicidade do estilo japonês de decoração exige coerência e discrição nos complementos do ambiente. Se a luz externa é muita ou se a necessidade de privacidade no escritório se impõe, a cortina de esteirinha, feita com materiais naturais, se harmoniza plenamente com a atmosfera que se busca criar. Simples e natural, essa cortina não esconde totalmente o mundo de fora, apenas o coloca atrás de um véu delicado que permite a absorção no trabalho sem interferências que distraem a mente. Ela é de fácil manipulação e limpeza e pode ser instalada por qualquer pessoa, sem dificuldades. Combinada com móveis de madeira clara, a cortina de esteiriinha traz harmonia e suavidade a um espaço marcado pelo estresse da elaboração das ideias e dos prazos a cumprir. 

Bonsai

Salas de estar asiáticas por LuxuryTrees ®
LuxuryTrees ®

Bonsai und Tokonoma

LuxuryTrees ®

Um ícone da cultura japonesa, o bonsai é a expressão mais sofisticada da relação desse povo com a natureza. Na verdade, as plantas e as flores são elementos obrigatórios na decoração dos ambientes das casas japonesas, incluindo entre eles o escritório. O bonsai é, em poucas palavras, o resultado artístico de uma técnica de cultivo que culmina na obtenção de uma árvore completamente desenvolvida, mas em tamanho miniatura. As árvores utilizadas para os bonsais são das mais variadas espécies, podendo ser frutíferas, florescentes ou sem frutos ou flores. A ideia de ter um bonsai no escritório é quase um convite para a meditação, uma vez que pode-se acompanhar a passagem das estações: frutos, flores, folhas que caem, galhos desnudos. Imagine só ter uma pequena cerejeira ou laranjeira no espaço de trabalho e poder ver a beleza das suas flores e de seus frutos diminutos?

Cerâmicas

O escritório pode ganhar um charme a mais com as tradicionais cerâmicas japonesas para o chá, uma bebida perfeita para os dias de outono e inverno. Pode-se criar um cantinho com cafeteira elétrica para aquecer a água e manter o serviço de chá, assim como algumas variedades da bebida. Os bules e xícaras de inspiração japonesa são especialmente delicados e remetem imediatamente à natureza com seus materiais rústicos e simples. Simples também é o design dessas cerâmicas, mas de uma simplicidade que contém tudo em suas linhas: beleza, funcionalidade, completude. Vale a pena dar ao escritório mais esse toque da cultura japonesa. 

Papel de seda

Por fim, outro elemento da decoração em estilo japonês que não pode faltar no escritório que adotar esse estilo: o papel de seda. Delicado e translúcido, o papel de seda pode aparecer em uma divisória ou porta de madeira. O material pode utilizado em luminárias quadradas ou redondas, de grande beleza em virtude da sua simplicidade já decantada aqui. Para outras dicas sobre escritórios, leia este artigo

Do que você gosta mais na decoração japonesa para o escritório?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!