SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

8 dicas lindas para decoração de banheiros

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Elevar a decoração do banheiro para o mais alto nível é uma questão de vontade, criatividade e, é claro, de investimento em alguns ótimos recursos. Não importa se o banheiro é grande ou pequeno, sempre há uma solução original para torná-lo um espaço ainda mais agradável e funcional.

A utilização de gavetas, ganchos, organizadores, estantes divisórias, suportes para toalhas, mobiliário diferenciado para armazenamento, espelhos, plantas, flores e até materiais inusitados como compensado naval pode fazer uma grande diferença no resultado final do ambiente e dar a ele a sofisticação e praticidade de que ele necessita.

As nossas dicas não têm nada de complicadas ou impraticáveis. Com algum dinheiro e bastante pesquisa, você pode encontrar as peças e materiais que vão transformar o seu banheiro em um paraíso dentro do seu lar. 

A seguir, saiba mais sobre as maneiras de proporcionar ao seu banheiro o alto nível que ele merece!

Luzes bem posicionadas

Nem todos os banheiros são grandes, arejados e bem iluminados. Alguns banheiros são não apenas pequenos, como não dispõem de janela, o que pode gerar vários problemas, como falta de luz natural, falta de ventilação, presença constante de umidade e má iluminação. É o caso deste banheiro, único da casa, que apresenta essas mesmas condições. O projeto da CTRL Arquitetura e Design superou essas limitações instalando pontos de luz no teto e uma arandela acima do espelho, janela veneziana de alumínio que esconde o duto e permite a ventilação, sistema ventokit no gesso e compensado naval no gabinete e no armário de parede. O compensado naval é um material altamente resistente à umidade, o que pode ser um recurso especialmente indicado para banheiros sem ventilação. Além disso, a cor clara da madeira ajuda a ampliar e dar leveza ao espaço reduzido.

Ganchos de parede ou porta

Em banheiros com estilos os mais variados, os ganchos de parede podem ser muito úteis, sem pesar na decoração. Os ganchos podem ser simples e individuais, dispostos ao longo de uma parede ou de parte dela, ou podem ser parte de uma peça em madeira ou ferro, por exemplo, afixada na parede ou mesmo atrás da porta. Eles ajudam a organizar as toalhas e roupões em uso, permitindo que sequem naturalmente para o próximo banho. Outra coisa que tem função organizadora é a estante baixa com duas prateleiras. A da imagem traz um diferencial: um pequeno jardim de pedra na prateleira superior, que evoca um certo orientalista ao ser combinado com a madeira reinante no ambiente. Ambos os objetos ficam perfeitos em banheiros com muita luz natural e presença de madeira clara.

Estantes divisórias

Banheiros  por von Mann Architektur GmbH
von Mann Architektur GmbH

Badezimmer im Dachgeschoss

von Mann Architektur GmbH

Uma forma de aproveitar ainda mais o espaço do banheiro é fazer com que a parede da porta de entrada sirva de estante divisória do quarto, por exemplo. Com isso, ganha-se mais locais para armazenamento de produtos de higiene e beleza, toalhas, caixas, aparelhos para os cabelos e uma grande variedade de coisas, como velas e objetos decorativos. As estantes divisórias podem ocupar bem pouco espaço e, no entanto, fazer muita diferença na decoração do ambiente. Novamente, elas podem ser utilizadas em banheiros nos mais diversos estilos, mas ficam especialmente lindas em ambientes claros e/ou rústicos ou, ainda, em sótãos e mezaninos. 

Gavetas fundas e rasas

Banheiros  por Tuba Design
Tuba Design

Lichtdurchfluteter Raum

Tuba Design

Se você não gosta muito de gabinetes grandes e inteiriços no banheiro, a utilização de gavetas fundas ou rasas pode ser a solução, pois deixam o ambiente mais leve, especialmente se forem suspensas. As gavetas mais fundas e compridas são excelentes para acomodar toalhas de banho e aparelhos para cuidados com os cabelos, enquanto as gavetas rasas e curtas são de grande serventia para guardar miudezas, maquiagem e artigos de beleza e higiene. Quanto aos materiais, as gavetas em madeira têm o charme próprio das coisas naturais; já aquelas revestidas com laca dão um efeito mais moderno ao espaço. Elas devem ser instaladas debaixo da bancada da pia, podendo ou não haver um vão entre as duas peças. Esse vão também pode ser usado para abrigar coisas, mas se quiser um banheiro mais clean, deixe o espaço vazio ou use-o para colocar pequenas caixas decoradas.

Suporte para toalhas

Uma alternativa mais sofisticada aos ganchos de parede e de porta, os suportes de toalhas podem dar um toque bem moderno ao seu banheiro. Eles não ocupam muito espaço, mas ajudam a organizar as toalhas em uso com a mesma eficiência dos ganchos de parede. Geralmente, eles são confeccionados em metal, seja aço ou alumínio a fim de evitar a oxidação que a umidade promove. Mesmo quando não estão sendo utilizados, os suportes para toalhas têm efeito decorativo no ambiente do banheiro. Eles também podem ser pintados em cores vibrantes para dar ao espaço mais alegria e intensidade. 

Áreas de armazenamento

As áreas de armazenamento de um banheiro são muito importantes para que se possa ter à mão tudo de que se precisa, mas sem deixar essas coisas totalmente expostas aos olhares externos. Em um banheiro grande, é óbvio que essas áreas podem ser maiores, mas, mesmo nos pequenos, é possível se criar muitos espaços para guardar coisas. A primeira área a se providenciar é a do gabinete da pia, que pode contar com portas, gavetas e espaços abertos. Já na parede acima dele, pode-se instalar um armário embutido com espelho na parte externa. Armários superiores laterais, caso haja espaço, são uma boa ideia para aumentar a área de armazenagem, assim como nichos abertos, prateleiras ou estantes de quina. A parte superior da porta e do vaso sanitário também podem servir para a instalação de nichos, prateleiras ou armários. Só tenha cuidado para não exagerar no mobiliário para que o banheiro não fique opressivo.

Espelhos

Espelho é imprescindível a um banheiro funcional e sofisticado. Ou seja, não pode faltar um no seu banheiro. Aliás, se houver espaço, você pode até instalar dois deles. Espelhos clássicos, com molduras rebuscadas e douradas, dão um toque muito elegante a qualquer banheiro. Mas existem outros tipos de espelho, como espelhos de parede inteira, com formato quadrado ou retangular e linhas retas, muito usado em banheiros modernos. Como material, o espelho é algo muito requintado e amplia o espaço do banheiro. Pode ser usado também no revestimento de gabinetes, o que confere leveza e brilho ao ambiente. Estude o estilo do seu banheiro e escolha o espelho que mais combina com ele.

Plantas e flores

Finalmente, plantas e flores podem dar ao banheiro uma beleza ímpar dependendo das espécies escolhidas. Orquídeas podem ficar muito elegantes, por exemplo. Mas é fundamental que você consulte um especialista para saber quais as espécies de flores e plantas você pode cultivar no seu banheiro. Afinal, é um ambiente geralmente quente e úmido, o que reduz as opções. Além disso, plantas e flores precisam de luz natural e, às vezes, esse recurso é precário no banheiro. Mas não desista! Sempre haverá alguma planta ou flor que possa dar um toque natural e vivo ao espaço. Para outras dicas sobre banheiro, leia este artigo.

Qual elemento deixa um banheiro mais sofisticado?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!