8 Coisas para saber sobre a arquitetura urbana | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

8 Coisas para saber sobre a arquitetura urbana

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Comunidade Parque das Flores por Arquitetos Urbanistas Planejamento e Projetos Ltda
Loading admin actions …

A partir do momento em que o homem teve a necessidade de melhorar o ambiente em que vivia para que tivesse mais qualidade de vida, começou a surgir a arquitetura urbana: a formação das cidades. Esse é um tema que é estudado há séculos e há diversas vertentes para se aprofundar. Mas, para quem não é especialista no assunto, porém gosta de arquitetura e urbanismo, é interessante ver estas 8 coisas para saber sobre a arquitetura urbana.

1. A arquitetura urbana é coletiva

EMPRESARIAL TALATONA Escritórios modernos por Arquitetos Brasil Moderno
Arquitetos Brasil

EMPRESARIAL TALATONA

Arquitetos Brasil

Quando se fala em urbanização, o coletivo está sempre presente. Afinal, uma cidade, seja ela uma metrópole ou uma vila, é um centro pensado para a convivência entre as pessoas e para o melhor aproveitamento dos espaços, inclusive no sentido da segurança. Por isso é que, quando você tem um terreno e quer construir, existem tantas regras da prefeitura que devem ser seguidas à risca.

2. A cidade é o “locus” da memória coletiva

Condomínio de Casas - Vista Superior por ARUS Associados Ltda. Moderno
ARUS Associados Ltda.

Condomínio de Casas – Vista Superior

ARUS Associados Ltda.

De acordo com o autor italiano, Aldo Rossi, no livro A Arquitetura da Cidade, “A cidade é a memória coletiva dos povos; e como a memória está ligada a fatos e a lugares, a cidade é o “locus” da memória coletiva”. Ou seja, o “locus” é o princípio característico dos atos urbanos; a transformação dos espaços feita pela coletividade.  

3. A arquitetura urbana de uma cidade é reflexo do tempo em que foi criada

Para entender a urbanização e as características da arquitetura de uma cidade, é preciso ler sobre a sua história. Todas as respostas vão estar no período em que aquela cidade começou a ser construída, levando em conta a origem do povo que começou a erguê-la, bem como seus hábitos e necessidades até aquele momento. 

4. A arquitetura urbana brasileira é uma mistura cultural

Urbanização do Conjunto Habitacional por Detalhe Arquitetura e Engenharia Moderno
Detalhe Arquitetura e Engenharia

Urbanização do Conjunto Habitacional

Detalhe Arquitetura e Engenharia

Falar que a cidade é reflexo do tempo em que foi criada é também falar da cultura das pessoas que a criaram. No Brasil, todas as cidades são compostas por diversas culturas internacionais, já que o país começou a ter arquitetura urbana com a chegada dos portugueses e, depois, vários outros povos europeus. Eles trouxeram a cultura deles para se adaptar ao que o Brasil tinha para oferecer. 

5. Os monumentos fazem parte da arquitetura urbana

Já notou que toda cidade tem monumentos arquitetônicos que ficam para a história daquele lugar? São obras de arquitetura que trazem a arte para a vida dos habitantes de forma funcional, pois são obras para se admirar e para terem outras utilidades. Alguns exemplos, no Brasil, são:

  • Theatro da Paz: localizado em Belém, Pará. Foi fundado em 15 de fevereiro de 1878, no Ciclo da Borracha, no auge do crescimento da região amazônica.
  • Museu Niemeyer: Conhecido também como Museu do Olho ou Olho de Niemeyer, está localizado em Curitiba, Paraná.
  • Ópera de Arame: É um teatro que possui um formato circular, feito de estruturas metálicas e tubos de aço, coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando um arame.
  • Palácio do Planalto: Construído em 20 de abril de 1960, desenhado por Oscar Niemeyer, para a formação de Brasília como capital do país.
  • Arcos da Lapa: Eles foram construídos para levar água à população no período colonial, sendo conhecido como Aqueduto Carioca.
  • Catedral da Sé: Inaugurada no 4º centenário de São Paulo, em 25 de Janeiro de 1954. É um lugar fascinante que atrai fiéis católicos de todo o país.

6. A arquitetura e o urbanismo também estão nas áreas rurais

Se ao falar em urbanismo você pensa só nas cidades, saiba que pode pensar nas zonas rurais também, quando nelas existe água encanada, energia elétrica e as próprias construções de casas, mercados, igrejas, que são a arquitetura pura. Em especial nestas zonas rurais é bem clara a expressão da história do povo que vive naquele lugar, de uma forma ainda mais pura e fiel à sua origem.  

7. A sustentabilidade é essencial na arquitetura urbana atual

Residência Premiê Casas por MarchettiBonetti+
MarchettiBonetti+

Residência Premiê

MarchettiBonetti+

Cada vez mais os projetos de arquitetura e urbanismo prezam por soluções sustentáveis, ou seja, que permitem uma harmonia total com o meio ambiente e sua preservação. Por exemplo, os novos prédios são feitos para conversar com a natureza ao entorno e para promover economia de água e energia para seus residentes. Essa é uma característica moderna, e isso é uma prova de que a arquitetura urbana se renova a cada ano, conforme as novas necessidades das sociedades.   

8. A estética está sempre presente na arquitetura urbana

Pensar no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas que vivem em uma comunidade é pensar também no que elas podem ver de bonito ao andarem pela cidade. É oferecer artes visuais para elas, pois a arte alimenta a alma e estimula a expressão do ser. A arquitetura urbana atual reúne a sustentabilidade e a estética nos projetos de todos os tipos.  

O que mais você sabe sobre a arquitetura urbana?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!