Incrível casa de madeira ecológica

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Você certamente já deve ter reparado que a maioria das casas ecológicas emprega a madeira como material construtivo? Não parece contraditório a madeira ser o principal material escolhido para a construção de casas ecológicas se o seu uso demanda a derrubada de árvores? Sim, mas só parece mesmo, porque a madeira utilizada em casas ecológicas deve ser certificada. Isso significa dizer que as construções ecológicas empregam somente madeira extraída de áreas de reflorestamento, cujos processos de manejo florestal e extração são rigorosamente controlados. A madeira é uma fonte de recurso inesgotável, quando extraída de áreas de reflorestamento. Além disto, a madeira demanda baixo consumo de energia paro o seu beneficiamento. Estas razões explicam o sucesso da madeira no campo da construção, principalmente das construções ecológicas. Quer construir e contribuir com o meio ambiente? Então escolha sempre madeira certificada.

Homify desembarca na Alemanha, para apresentar uma casa de madeira ecológica. Localizada em meio a uma paisagem campestre, esta casa ecológica incrível foi projetada pela empresa Bau-Fritz GmbH & Co. Kg, especializada em construções pré-fabricadas e sustentáveis. Além da preocupação com o desempenho térmico e com a sustentabilidade, o projeto buscou também criar ambientes aconchegantes e práticos, conectados com a linda paisagem natural circundante.

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos desta residência familiar espetacular? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa de madeira fascinante, que reafirma as qualidades materiais e estéticas da madeira e proporciona aos moradores um lar acolhedor e amigo do meio ambiente.

Fachada principal

Casas modernas por Bau-Fritz GmbH & Co. KG
Bau-Fritz GmbH & Co. KG

Außenansicht Schauer

Bau-Fritz GmbH & Co. KG

A casa de madeira ecológica apresenta uma forma tradicional, mas imponente, caracterizada pelo desenho do telhado de duas águas, pelos amplos beirais e pelas varandas que circundam a casa. Além da estrutura e dos painéis de madeira aparentes, a casa conta com generosos painéis móveis de vidro, que possibilitam um melhor aproveitamento da luz natural e descortinam as vistas privilegiadas da paisagem natural circundante.

A casa está organizada em três pavimentos. O pavimento térreo abriga os espaços de convivência, enquanto o pavimento superior abriga os espaços íntimos. O pavimento inferior abriga a sauna e um depósito.

Living room

O living room da residência surpreende pela sua espacialidade fluída e pela integração com o espaço exterior. Os espaços de convivência, sala de estar, sala de jantar e cozinha, estão todos integrados e formam um espaço único que se abre inteiramente para a paisagem natural circundante. No interior da residência predominam as cores neutras, com destaque para o piso de madeira, que dialoga com as esquadrias de madeira e realça a sensação de aconchego, e para as peças de madeira da estrutura da cobertura, pintadas de branco. A lareira a lenha é o elemento que dá identidade e unidade ao living room, um volume retangular rodeado de bancadas, que aquece todo o interior e dá um charme especial e um toque rústico ao ambiente.

Sala de estar

A sala de estar prioriza o conforto e a simplicidade. O ambiente combina móveis de design contemporâneo de cor branca, como o sofá e a poltrona de forma oval, com elementos de cor cinza, como os pufes de forma cúbica e o tapete macio, que compõem uma paleta de cores harmoniosa e realçam a elegância do ambiente.

Além dos objetos visíveis, o projeto incorpora tecnologias que não podemos ver, como o sistema de automação, o HomeNet Communications, que permite o controle de funções como ouvir rádio, fazer chamadas, navegar na internet e desligar as luzes via controle remoto, agregando comodidade aos moradores e otimizando o consumo de energia.

Sala de jantar

Para a alegria da família, a cozinha e sala de jantar estão situadas bem próximas, possibilitando maior interação social. A sala de jantar é composta de uma mesa de madeira rústica, que parece se mimetizar no ambiente graças ao piso de madeira, de cadeiras de design contemporâneo de cor preta e de dois pendentes de cúpula transparente, que realçam a elegância e a combinação entre o tradicional e o contemporâneo. Um dos destaques do ambiente é a lareira a lenha que agrega conforto e dá um toque de romantismo aos jantares que acontecem aqui.

Cozinha

A cozinha é espaçosa e funcional. Os armários planejados de madeira com acabamento em laca branca dialogam com as vigas de madeira da estrutura da cobertura e realçam o charme rústico e a elegância do ambiente. A cozinha conta ainda com uma bancada em forma de ilha que agrega praticidade e modernidade. O destaque, contudo, é a vista privilegiada para o jardim e para a paisagem natural circundante, que invade o interior do ambiente junto com a luz natural.

Vale ainda ressaltar que o piso de madeira que reveste o piso de madeira e todo o living room possui um sistema de aquecimento, que garante o controle da temperatura e o calor constante, para maior conforto dos moradores.

Quarto de casal

Quartos  por Bau-Fritz GmbH & Co. KG
Bau-Fritz GmbH & Co. KG

Schlafzimmer Schauer

Bau-Fritz GmbH & Co. KG

A suíte principal bem como os demais dormitórios estão situados no pavimento superior e, além de maior privacidade, desfrutam de vistas panorâmicas estonteantes dos Alpes. Graças aos amplos planos envidraçados, a paisagem natural e a luz natural invadem o interior do quarto, que conta com mobiliário simples, piso de madeira e um espaço amplo, que permite aos moradores se sentirem livres e em contato direito com a natureza.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Banho do casal

O banho do casal foi concebido para servir como banho e spa privativo. Portanto, os materiais foram escolhidos de modo a realçar a sensação de comodidade e relaxamento, com destaque para o piso de pedra natural e para os elementos em madeira, como os nichos para armazenar toalhas, a bancada e o armário do lavatório, que dialogam com o piso e com as esquadrias de madeira realçando a sensação de acolhimento. Um dos destaques do banho do casal é a banheira de estilo free standing, que agrega elegância ao ambiente e proporciona aos moradores um banho relaxante e romântico.

Que tal tornar sua casa mais ecológica. Descubra como neste artigo.

O que você faz na sua casa para torná-la mais ecológica?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!