Cabana rústica fenomenal

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quando o assunto é as férias da família só a ideia de se distanciar da rotina e desfrutar de uns dias de descanso e curtição já enche cada um de entusiasmo e expectativas. Imagina desfrutar de uns dias de descanso em um refúgio envolto por uma paisagem selvagem e cheia de encantos? Agora imagina se este cenário incrível para uns dias de férias se tornar o cenário da sua casa? Já pensou na sensação de acordar todos os dias e abrir a janela do quarto e se deparar com uma paisagem natural deslumbrante e ter esta natureza infindável como a extensão do seu quintal? 

Homify viaja hoje para Lima, no Perú, uma cidade incrível localizada às margens do oceano pacífico, para apresentar uma casa familiar simplesmente encantadora. Localizada em uma área rural de Lima, em Antioch, a Casa Chontay se beneficia de todos os encantos do lugar, vistas espetaculares, clima ameno, leve precipitação ao longo de todo o ano e uma atmosfera apaixonante. A casa é composta de uma forma orgânica e faz uso intensivo de materiais naturais, além de explorar sobretudo a integração com a paisagem natural circundante. 

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta casa familiar rústica fenomenal? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa familiar incrível, projetada pelo estúdio Marina Vella Arquiteta, que buscou se inserir na paisagem sem alterá-la.

Mimetismo na paisagem

Como podemos notar, uma das maiores atrações desta residência é a paisagem natural selvagem que a circunda e proporciona aos moradores diversas sensações agradáveis. O terreno sobre o qual a residência foi construída é irregular, mas por estar situado a setenta metros acima do rio, torna-o um mirante e proporciona vistas incríveis para o vale.

A residência é composta de dois volumes independentes de formas sinuosas, concebidos como elementos que se integram à paisagem como se pertencesse à paisagem natural original. O projeto criou assim um edifício em harmonia com os tons da natureza circundante. Os volumes não possuem frente e nem fundo e são revestidos com materiais naturais como a pedra, que possibilitam a relação de mimetismo com a paisagem.

Bloco social

De acordo com os arquitetos, o ponto de partida é gerar ligações sensoriais, visuais e materiais entre os moradores, a paisagem e a arquitetura. Nesta busca, o programa de necessidades foi dividido em dois volumes independentes, o bloco social e o bloco íntimo, articulados por um jardim aberto alinhado com as árvores existentes. Interessante ressaltar que esta composição convida os moradores a interagir com a natureza circundante. Para passar do bloco social ao bloco íntimo é necessário caminhar ao ar livre de um bloco para o outro e se expor à natureza e à atmosfera bucólica e selvagem do lugar.

Bloco íntimo

Assim como o bloco social, o bloco íntimo é caracterizado pela forma orgânica e pela combinação de materiais naturais, com destaque para o revestimento em pedra e para a estrutura de madeira do terraço conexo aos dormitórios. A vegetação dos jardins que circundam os dois blocos realça o mimetismo dos edifícios na paisagem e agregam charme e exuberância ao entorno. 

O bloco íntimo abriga um dormitório e uma suíte, além é claro do terraço, uma extensão dos dormitórios que permite aos moradores desjejuarem reunidos e com uma vista simplesmente deslumbrante. 

Living room

Passemos ao interior da residência. No living room predominam as cores neutras e as texturas e aspectos originais dos materiais de acabamento, com destaque para o revestimento cimentício das paredes e do teto e para o piso de madeira, que realçam o charme e o estilo rústico do ambiente.

O bloco social é composto de um espaço único, que abriga a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar. A cozinha ampla conta com uma bancada em forma de L e com um armário de madeira embutido, cujos nichos permitem que os utensílios fiquem expostos como peças decorativas. A sala de jantar é composta de uma mesa de madeira, de um conjunto de cadeiras sortidas, incluindo duas cadeiras DSW, projetadas pelo casal Eames, inspiradas no desenho da Torre Eiffel, e dois pendentes de estilo vintage, que reforçam a atmosfera rústica e despojada do ambiente.

Sala de estar

O mobiliário desempenha um papel importante na sensação de conforto dos moradores e no estilo despojado e jovial do living room. A sala de estar é composta de duas cadeiras de design contemporâneo, de uma poltrona de estilo clássico, de uma mesa de madeira e duas luminárias de chão que agregam charme elegância ao ambiente. Mas o principal destaque são as generosas portas de vidro e caixilhos de madeira, que descortinam a vista espetacular do entorno montanhoso e traz a natureza para dentro do ambiente.

Quarto de hóspedes

No bloco íntimo, o projeto buscou otimizar o máximo de espaço, afinal era essencial que o edifício não confrontasse com a escala do entorno. O dormitório de hóspedes acomoda até quatro pessoas, graças às camas built-in, construídas em alvenaria e em dois níveis distintos. As paredes de pedra e o piso de madeira agregam conforto e realçam o estilo rústico do ambiente.

Suíte

A suíte máster esbanja conforto e tranquilidade, graças à combinação de materiais naturais com a paisagem fascinante emoldurada pelas amplas aberturas de vidro, que trazem a paisagem natural para dentro do dormitório. A luz natural abundante e o verde que invade o ambiente quebram a monotonia e a neutralidade das cores das superfícies de revestimento cimentício e do mobiliário.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Terraço

Uma das grandes atrações da residência é o terraço, conexo com o bloco íntimo, um espaço aberto reservado para as refeições familiares, mas devidamente protegido pela pérgola de madeira. As plantas e os materiais naturais das estruturas do terraço realçam o estilo rústico e a sensação de acolhimento do ambiente. Dejejuar com uma vista deslumbrante assim é a receita para um dia cheio de positividade.

Gosta de casas rústicas? Então confira neste artigo mais uma casa fascinante situada em meio à natureza selvagem.

Você gostaria de morar em uma cabaninha rústica assim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!