Terraço novo, vida nova!

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

O projeto que trazemos aqui trata-se da impressionante remodelação de um terraço capaz de provar que muitas vezes o que precisamos é de um profissional com originalidade. Graças ao estúdio francês AD2, liderado por Alexis Delineau, essa residência na pequena cidade de Couchey ganhou uma nova cara e seus proprietários agora podem desfrutar do verão em sua nova área externa.

A transformação do ambiente conta com a substituição dos antigos materiais, nova iluminação, paisagismo e a ampliação do terraço. Veja a seguir as imagens do resultado:

Situação anterior

  por AD2
AD2

avant , terrasse en carrelage

AD2
AD2
AD2

Anteriormente o terraço parecia não ganhar destaque nenhum da residência, com poucos elementos capazes de induzir o usuário a passar algum tempo por ali. Havia, além de um paisagismo limitado, poucos elementos proveitosos. Além disso, a piscina não ganhava o devido destaque e o piso em azulejo já encontrava-se um tanto ultrapassado, portanto o espaço clamava por uma intervenção contemporânea apta a torná-lo o lugar mais especial da casa.

Quebrando a monotonia!

Casas  por AD2
AD2

après, aménagement extérieur

AD2
AD2
AD2

A partir de uma vista geral, vemos que a escala de cor monocromática pré existente foi substituída por uma paleta com maior contraste, porém sem ser berrante. O antigo azulejo do piso foi removido e em seu lugar entrou um piso de madeira claro e envernizado que segue desde a porta de acesso ao terraço até a piscina. A fachada da casa em si também recebeu uma nova pintura, não muito diferente da anterior, mas que resolveu o ar desgastado em que se encontrava. 

Já nota-se que a área externa ganhou mais ambientes em relação a situação prévia, vemos que há uma área mais próxima a casa onde colocam-se as mesas e cadeiras para facilitar refeições ao ar livre, adjacente a mesma encontra-se uma área de estar com poltronas de vime e abaixo a piscina com espreguiçadeiras. 

Escada em madeira

Casas  por AD2
AD2

après, escalier et terrasse bois

AD2
AD2
AD2

A aplicação do mesmo piso do terraço na escada traz a sensação de continuidade e o usuário é conduzido naturalmente ao pavimento inferior, onde encontra a piscina. Para criar dinamismo e um ambiente mais descontraído, o arquiteto brinca com recortes no piso criando jardins no nível do terraço e um pequeno muro de contenção abaixo que pode servir como banco desde o nível inferior.

Paisagismo anterior

  por AD2
AD2

avant , terrasse en carrelage

AD2
AD2
AD2

Antes o paisagismo era quase que inexistente. O muro que se vê ao fundo foi mantido já que funciona como proteção visual das casas vizinhas e novos jardins no terreno foram criados em lugares diferentes e com tamanhos distintos.

Mais destaque para a piscina

Piscinas  por AD2
AD2

après, aménagement autour de la piscine

AD2
AD2
AD2

Para a mesma vista da imagem a cima, esta foto nos mostra como o muro verde garante a privacidade dos usuários da casa principalmente quando estão na piscina, que por sua vez ganhou mais destaque com o novo revestimento em pedra vulcânica e o novo mobiliário.

Garantindo uso diurno e noturno

Casas  por AD2
AD2

après, terrasse bois

AD2
AD2
AD2

Nas noites de verão não há nada mais conveniente do que passar o tempo ao ar livre, o que é possível somente graças a uma combinação de elementos. A iluminação adequada é um ponto crucial para garantir que os usuários sintam-se a vontade na área exterior depois do pôr-do-sol, e de preferência que ela não seja muito intensa e nem escassa. Neste caso, o projeto de iluminação implanta um sistema de balizadores de LED no piso que tem dupla função: por um lado cria uma ambientação interessante e por outro destaca o limite entre o piso e o jardim, assegurando que ninguém caia acidentalmente.

Ficou com vontade de transformar seu terraço? Compartilhe o que mais lhe chamou atenção nesse artigo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!