Como acabar o cheiro de tinta em minha casa?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

A tinta fresca tem um odor característico que muitas vezes pode ser sentido por todo o ambiente. Ele pode agravar alergias ou prejudicar a pessoas que têm sensibilidade a certos odores. Embora o cheiro de tinta acabe depois de um tempo que ela é passada nas superfícies, muitas pessoas preferem eliminar o forte odor exalado o quanto antes. Para fazer isso, existem algumas técnicas diferentes que podem ser aplicadas, juntamente com alguns itens que podem ser encontrados em casa ou comprados nas lojas de material de construção ou em alguns supermercados.

Mas, claro, que atualmente as grandes fábricas de tintas já produzem produtos quase sem odor e com excelente qualidade, então não há motivos para não mudar sua casa e tornar seus dias mais felizes. A melhor coisa que você pode fazer é criar condições dentro de sua casa que iria promover uma secagem mais rápida da tinta e ventilar os odores da sua residência. Além disso, existem algumas receitinhas caseiras para eliminar o cheiro da tinta da sua residência.

Por exemplo, abra a lata e misture a tinta com um bastão de madeira ou com algum outro objeto que possa ser colocado dentro dela. Ponha algumas gotas de essência de baunilha ou de óleo de hortelã-pimenta na tinta e misture bem. Uma outra opção é quebrar um pedaço de carvão vegetal com um martelo leve ou outro utensílio qualquer, até deixá-lo em pedaços bem pequenos, do tamanho de ervilhas, e depois coloque-os em um recipiente sem tampa. Umedeça duas ou três folhas de papel toalha e coloque-as no mesmo recipiente com carvão. Depois, coloque-as no meio do cômodo que foi pintado. O carvão absorve odores, portanto, ele provavelmente irá acabar com o cheiro de tinta ou pelo menos o reduzirá dentro de 24 horas.

Confira mais algumas dicas para acabar com o cheiro de tinta na sua casa!

Cebola cortada em rodelas

As dicas são muito simples e você não precisar gastar dinheiro: A primeira dica é colocar uma cebola cortada em rodelas em uma bacia com água no meio do ambiente. Outra dica simples também é colocar uma bacia/ balde com água e uma xícara de vinagre. 

Além disso, se não quiser usar a água, há a opção de colocar uma cebola partida ao meio com a parte cortada para cima em um prato no centro do ambiente também. Com essas dicas super fáceis logo você poderá usar o ambiente e ficará livre do cheiro de tinta! Ah, mas você também pode escolher tintas ecológicas e sem cheiro, assim não terá mais problemas com cheiro de tinta! 

O projeto da foto foi idealizado por Emmanuelle Eduardo Arquitetura e Design, localizada em Belo Horizonte/MG – ela busca sempre entender as expectativas do cliente para transformá-las em soluções práticas, funcionais e atendendo a um caráter estético.

Carvão vegetal

Uma boa forma de eliminar o cheiro de tinta é colocar no cômodo produtos que o absorvam, assim como foi mencionado no artigo. Neste sentido, o carvão vegetal é perfeito, pois além de ser um produto natural, não danifica nem o quarto nem as pessoas que tenham que dormir nele. Coloque pelo quarto recipientes com um pouco de carvão vegetal, e substitua-os de vez em quando para obter o efeito desejado. É recomendável deixar as janelas um pouco entreabertas ao usar este produto.

Amoníaco

Escritórios  por Studio Stern
Studio Stern

App & Online Marketing Agentur aus Berlin

Studio Stern

Outro truque caseiro muito eficiente usado para eliminar o cheiro de tinta é o amoníaco. Coloque em vários pontos do cômodo recipientes com meio litro de água fria e uma colher de sopa de amoníaco. O cheiro que desprende este produto combate e neutraliza o da tinta. Neste caso também é aconselhável que ninguém trabalhe no local, ou seja, até que retire os recipientes com amoníaco e ventile um pouco o espaço.

Vinagre branco

O vinagre branco é outro truque para tirar o cheiro de tinta. Coloque vários recipientes com vinagre branco pelo cômodo recém pintado e deixe as janelas um pouco entreabertas. Se for usar vários dias, troque cada dia que usar, não use os mesmos recipientes com o mesmo vinagre. Este produto é muito eficaz, principalmente quando já usou algum dos anteriores e ficou um pouco de cheiro de tinta.

Leite morno

Coloque canecas de leite morno em alguns pontos do quarto também é uma forma muito eficaz de eliminar o cheiro de tinta. O leite, como o carvão vegetal, tem a capacidade de absorver os cheiros que se encontram em qualquer ambiente sem danificar a sala nem deixar outro aroma.

Incensos

Quartos  por Bloomint design
Bloomint design

HOTEL CAL REIET – THE MAIN HOUSE

Bloomint design

Por último, você pode recorrer aos incensos com cheiros intensos, como de pinho ou eucalipto, para neutralizar o cheiro de tinta. Inclusive pode usá-los ao mesmo tempo que os truques anteriores, como por exemplo o da cebola ou café, se não gostar dos cheiros que desprendem esses produtos naturais.

E se você vai renovar  a pintura do seu quarto – as dicas são essenciais para colocar em prática. 

Outra dica é colocar um pedaço de pão branco em um prato raso e despejar um pouco de vinagre sobre o pão. Você pode colocar o prato no meio do cômodo que está com cheiro de tinta e deixe-o lá por algumas horas, de preferência durante a noite. 

Ponha uma vela acesa sobre uma superfície estável, que seja segura, no meio do cômodo e deixe-a lá por cerca de duas ou três horas, se for possível. Importante: não deixe a vela acesa sem alguém por perto. Não use esse método se houver crianças ou animais de estimação que possam mexer na vela

Gostou do artigo com as dicas para eliminar o cheiro de tinta? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!