Casa: dicas para você projetar o seu sonho!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Você decidiu que quer projetar sua casa? Não é nenhuma surpresa, pois, assim acontece com os futuros proprietários de imóveis. Afinal, você já tem uma imagem projetada na mente do que seria a sua ’casa dos sonhos’. Mas, encontrar uma casa existente que corresponda à sua visão é raro. Há muitas coisas a considerar ao projetar sua própria casa.

Antes de desenhar uma única linha, consulte um arquiteto ou compre aquele aplicativo bacana que vai fazer tudo o que você idealiza. No início deste processo, o objetivo não é o board feet, ou os contratempos ou até mesmo a planta baixa. O objetivo é definir os seus desejos. Grande parte disso você já saberá – é o seu sonho!

Projetar uma casa deve ser um projeto que lhe dará anos de realização quando seu sonho estiver realizado. A melhor maneira de garantir que isso aconteça com mais sucesso, ou seja, é trazer um arquiteto para o processo de design. Sua parte do projeto é saber o que você quer. A parte do arquiteto é ajudá-lo a fazer seus objetivos funcionarem e fazê-lo evitar as armadilhas do design.

Converse com um profissional para te ajudar desde o início. A maioria dos bons arquitetos residenciais irá consultá-lo no início do processo, e você economizará tempo e dinheiro a longo prazo. Para facilitar a vida de quem precisa projetar seu doce lar, inúmeros programas gratuitos de planejamento estão disponíveis na Internet. E o melhor: são simples de usar, elaboram plantas profissionais com imagens em 3D e tiram “fotos” dos ambientes planejados, iguais as que você costuma ver aqui no site.

Preparamos uma seleção de alguns programas para você montar a casa dos seus sonhos. Confira!

Ideabooks homify

Salas de estar ecléticas por ZD+A

Uma forma de você projetar sua casa é a partir de pesquisas, por exemplo, fotografia. Aqui você encontrará de tudo para dar o primeiro passo. Visite a galeria de cada profissional e escolha  o seu ideabooks homify, assim você terá uma ideia de como gostaria que fosse a sua casa. Além disso, é importante contratar um profissional para o seu projeto. Porém, existem algumas ferramentas para você desenvolver sozinho. 

Ah, outra ideia é você fotografar todos os ângulos de um edifício do qual você gosta, por dentro e por fora. Você encontrará mais detalhes nas fotos do que aqueles que viu pessoalmente. Depois de visitar dezenas de casas, as fotos serão uma ótima forma de relembrar aquela coisa que você adorou logo no começo.

Sweet Home 3D

Salas de estar modernas por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Programas de planejamento não foram feitos apenas para quem quer construir ou reformar um imóvel. Aqueles que desejam apenas planejar a distribuição dos móveis pela casa podem aproveitar os recursos desse tipo de programa para reformular o ambiente caseiro.

Sweet Home 3D  – pode ser a escolha certa para essa tarefa. O programa conta com um catálogo básico de móveis, separados por cômodos e sem muita personalização – o que é perfeito para quem quer ser prático. Além disso, Sweet Home exibe uma versão da planta em 3D ao mesmo tempo em que você constrói a planta em 2D. Portanto, é possível visualizar em tempo real como vai ficar seu projeto. Bastante ágil, não?  O programa cria fotos e vídeos em 3D dos cômodos e a visualização renderiza quase instantaneamente, apesar da qualidade visual não ser muito boa. Sweet Home 3D é um software livre, com versão em português e pode ser usado comercialmente.

MyVirtualHome

Para os mais preguiçosos, MyVirtualHome cairá como uma luva na hora de planejar um imóvel. O programa só trabalha com modelos prontos de ambientes que já vêm com uma decoração padrão. Mesmo assim, as paredes e os imóveis podem ser facilmente personalizados.

Opções para preencher os cômodos não vão faltar, pois a coleção de objetos de decoração e imóveis é bastante completa. O programa não tira screenshots, ou seja, fotos dos ambientes e nem grava vídeos. Porém, é um dos mais fáceis e agradáveis de trabalhar. Todas as plantas de MyVirtualHome são feitas diretamente em 3D, pois não existem versões menos detalhadas. A visualização em terceira dimensão é bastante simples e sem opções avançadas de renderização da textura.

pCon Planner

almofadas coloridas, sofá branco, aparador, sofá table: Salas de estar modernas por LX Arquitetura
LX Arquitetura

almofadas coloridas, sofá branco, aparador, sofá table

LX Arquitetura

Um dos mais profissionais e, talvez por isso, mais difíceis de trabalhar. PCon.planner é mais indicado para pessoas que já têm noção de modelagem em 3D e planejamento de plantas, pois suas ferramentas são mais complexas e podem parecer confusas para um usuário mais leigo.

As opções dos objetos de construção e decoração são bem simples, mas o programa conta com um navegador interno, em que é possível fazer download de modelos prontos de cômodos ou objetos para serem adicionados na sua planta. A tela do programa é dividida em quatro áreas: visualização aérea da planta, das duas laterais e em perspectiva 3D. pCon Planner tem versão em português de Portugal.

IKEA Home Planner

Living / Home Theater / Jantar: Salas de estar modernas por Marcelo Bicudo Arquitetura
Marcelo Bicudo Arquitetura

Living / Home Theater / Jantar

Marcelo Bicudo Arquitetura

O IKEA Home Planner é outro programa mais avançado de planejamento de plantas. Indicado para o uso profissional ou para pessoas que precisam calcular medidas e verificar espaços. O projeto da foto foi idealizado por Marcelo Bicudo Arquitetura, localizado em São Paulo. 

A visualização da planta é bem simples, mesmo na versão 3D. A diferença principal desse programa em relação aos outros é o nível em que podem ser alterados os objetos, por exemplo, é possível trocar a maçaneta de um móvel. O programa conta com quatro abas principais: planta, planta com exibição objetos, visualização 3D e cálculo de preço de todos os objetos e móveis da obra. Essa última é mais voltada para a loja virtual da IKEA, e os preços – em dólar – são baseados em seu catálogo online.

Roomle

Esse programa é feito para os ansiosos de plantão. Com Roomle, todas as funções estão a um clique de distância. O programa é mais simples que algum de seus concorrentes, porém tem uma aura mais profissional.  Os objetos de decoração não possuem muitas variações de um mesmo tipo, por exemplo, existe apenas um só modelo de sofá, mas isso não é um problema para aqueles que só querem demarcar as posições dos objetos no espaço.

Roomle é extremamente fácil de usar, tanto ao modelar a planta, quanto ao posicionar os objetos. Ele tem integração com redes sociais e versão em português. Efetuando login no programa, você pode salvar as plantas criadas e editá-las em qualquer PC conectado na web.  O programa conta ainda com duas versões de visualização em 3D: uma mais simples e uma avançada. Na mais simples, os objetos oferecem um detalhamento mais “leve”, não exigindo muito processamento do navegador. Já a versão avançada mostra um personagem para visitar a estrutura feita, e você pode direcioná-lo dentro da casa com as setas do teclado. Apesar dos recursos 3D aparentemente mais especializados, sua texturização tem uma qualidade um pouco inferior e apresenta algumas falhas. É necessário baixar um plugin adicional para a função 3D avançada. Mas o programa é muito rápido, bonito e funcional.

MyDeco

Residencia Domm Arquitetura: Salas de estar modernas por Domm Arquitetura Ltda
Domm Arquitetura Ltda

Residencia Domm Arquitetura

Domm Arquitetura Ltda

MyDeco é um site que auxilia usuários a projetar seu imóvel. De quebra, é possível visualizar milhares de móveis e objetos de decoração para inserir no projeto e depois comprá-lo – essa última opção somente para os EUA e o Reino Unido. Portanto, todos os objetos inseridos nos ambientes projetados pelo usuário são itens que estão à venda na loja virtual da empresa.

O grande foco de MyDeco está na enorme variedade de produtos, já que conta com objetos de verdade para decorar os ambientes. Há uma infinidade de opções, muito superior a qualquer outro concorrente. Apesar disso, o programa conta com um hábil projetor de plantas baixas, com ferramentas simples, mas de grande utilidade. Você pode tirar fotos dos ambientes, mas o processo de renderização da imagem – que é feito em segundo plano – pode demorar até 2 horas – e fica com qualidade ótima. O aplicativo conta ainda com uma competição de design online, em que são propostos desafios de decoração. O que não faltará é programa para você colocar o seu projeto em prática, mas ressaltamos que é importante a contratação de um profissional para desenho de plantas. 

Informações técnicas sobre programas: tecmundo

Gostou dos programas para criar o seu projeto? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!