SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Uma linda casa ecológica

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O progresso científico possibilitou o desenvolvimento de energias limpas, como a energia solar e eólica, que aproveitam os recursos inesgotáveis e nos entregam energia com reduzidíssimo impacto ambiental. Portanto, não podemos confundir o progresso e o desenvolvimento tecnológico e científico com a destruição do meio ambiente. Graças ao desenvolvimento tecnológico, a cada dia surgem novas alternativas e possibilidades sustentáveis em todas as áreas, incluindo a arquitetura. Existem empresas especializadas em construções sustentáveis, que utilizam materiais de baixo impacto ambiental, recicláveis e conceitos de sustentabilidade como geração de energia e reaproveitamento de água. As casas ecológicas, portanto, ganham cada vez mais espaço no mercado e conquistam cada vez mais consumidores, preocupados com a funcionalidade, o conforto e com o meio ambiente.

Homify apresenta hoje o projeto de uma casa ecológica espetacular. Localizada em meio a paisagem rural, esta casa de madeira foi projetada pelo estúdio Ecospace España, escritório especializado em projetos modulares e sustentáveis. A casa possui uma estrutura modular e se mimetiza na paisagem natural devido às superfícies de madeira, de tom escuro, que revestem o edifício. A casa também se integra à paisagem natural graças aos generosos planos móveis de vidro, que conectam interior e exterior. Além de espaços funcionais, a casa sinaliza um modo de viver em harmonia com a natureza e sustentável.

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos desta casa ecológica espetacular? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta cabana de madeira deslumbrante que tira o máximo de proveito do entorno natural e nos convida a selar a paz com o meio ambiente.

Fachada principal

A casa se destaca na paisagem pela sua silhueta contemporânea, com destaque para o desenho da cobertura que parece descolar da silhueta do edifício e erguer-se autonomamente de modo a coroar o edifício e romper com a sua forma retangular. Outro destaque do edifício é o revestimento em madeira com tábuas na vertical e de cor escura, que contrastam com as superfícies de madeira de tom natural e com a transparência dos planos envidraçados, que têm a função de integrar os ambientes internos com a paisagem natural circundante. Obviamente, a madeira é a protagonista do projeto e empresta ao edifício suas qualidades estéticas e materiais, como o ótimo desempenho térmico e acústico.

Construção ecológica

A maneira como as tábuas de madeira estão posicionadas denota o nível de privacidade dos ambientes. Nos ambientes sociais, como podemos ver nesta imagem, as tábuas de madeira são dispostas na vertical com um espaçamento entre as tábuas, formando assim um plano permeável, pelo qual não apenas a luz natural atravessa, mas pelo qual os moradores podem ter uma vista parcial da paisagem. Além disto, o jogo de opacidade, permeabilidade e transparência dá um maior dinamismo e ideia de movimento ao edifício, rompendo a sensação de monotonia e uniformidade caso o edifício fosse composto de uma caixa opaca revestida de madeira.

Madeira e vidro

A madeira é o material escolhido como protagonista por ser um material proveniente de uma fonte inesgotável, se considerada sua origem de áreas de reflorestamento, pelo baixo impacto ambiental em sua produção e pela sua relação com o entorno. Mas o vidro também desempenha um papel de destaque, contrastando com a rusticidade da madeira e realçando, portanto, suas qualidades estéticas e permitindo a integração dos espaços internos com a paisagem natural circundante.

Os painéis móveis de vidro estão orientados de modo a evitar a sua exposição aos raios diretos do sol e a proporcionar vistas privilegiadas da paisagem rural do entorno.

Living room

No living room é caracterizado pela integração dos espaços comuns, sala de estar, sala de jantar e cozinha, que formam um único espaço sem divisórias e aberto para o espaço exterior. A transparência não compromete a privacidade dos moradores por se tratar de um lugar isolado, situado em uma propriedade rural, onde apenas os moradores e animais convivem. No interior da residência, o piso de madeira dialoga com as esquadrias e com o mobiliário de madeira, realçando a sensação de aconchego. As superfícies neutras de paredes e móveis predominam e servem para destacar as vistas da paisagem natural que invade o ambiente, criando a sensação de fusão entre espaço interior e exterior.

O mobiliário combina peças de estilo contemporâneo, como o sofá e a mesa
de centro da sala de estar, e peças de estilo rústico, como a mesa de jantar e os bancos de madeira da sala de jantar, que contemplam os gostos e estilos dos moradores.

Dormitório

Os espaços íntimos desta casa de férias também exploram o que o lugar tem de mais atrativo, que é a paisagem rural e a atmosfera campestre e bucólica. A suíte principal tira proveito da vista da paisagem natural através de um generoso plano de vidro. As cores neutras também predominam nos espaços íntimos. Outro destaque do dormitório é a cama de estilo provençal, com cabeceira de cama estofada, que agrega elegância e aconchego ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Terraço

Na área externa, o projeto criou um terraço protegido, mas aberto para a paisagem natural, que pode ser utilizado como uma sala de jantar extra, nos dias de temperatura mais agradável. O terraço proporciona uma vista emoldurada sensacional da paisagem rural e do entorno. Quando as portas de vidro do living room são abertas, o terraço se integra aos espaços de convivência formando um único espaço. A casa ecológica é um convite aos moradores para desfrutarem da vida ao ar livre e do cenário campestre e rural do lugar.

Há muitas maneiras de tornar a sua casa mais ecológica e uma amiga do meio ambiente. Você não precisa demolir a sua casa e construir uma nova. Neste artigo, nós reunimos dicas valiosas para você tornar a sua casa mais sustentável. Não é só uma questão de proteger o meio ambiente, mas de reduzir também os seus gastos com energia.

De que maneira a sua casa contribui com o meio ambiente?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!