Automação residencial: tenha uma casa inteligente

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

O conceito de casa de inteligente está se popularizando. A também chamada automação residencial oferece a oportunidade ao morador de poder controlar diversas funcionalidades de sua casa pelo computador, celular ou tablet. Entre as mais comuns estão o controle da iluminação em geral, travamento de portas e o acionamento de alarmes, além de pode ligar ou desligar eletrodomésticos.

Mesmo parecendo ser algo vindo de um filme de ficção científica, a casa inteligente já é real e chegou para facilitar a vida de muita gente. Entre os benefícios da automação residencial, estão a gestão de segurança, economia de energia, mais conforto e até a automação de tarefas diárias. A facilidade é tanta, que depois de ler esse artigo você irá correndo procurar um sistema que se adeque a sua casa.

Casa inteligente para todos

Home Theater: Salas de estar modernas por Flaviane Pereira
Flaviane Pereira

Home Theater

Flaviane Pereira

A automação residencial, apesar de prometer diversas vantagens e oferecer muitos serviços integrados, só tem um custo alto para quem ousa no projeto. Projetos mais modestos, podem sair por menos de R$5 mil reais, mesmo abrangendo diversas cômodos. Se você está cogitando ter uma casa totalmente controlada, sem sustos ou imprevistos, vale à pena considerar em investir.

As construtoras também apostaram na novidade e têm visto na automação residencial uma chance de incrementar a oferta de serviços dentro de casas e condomínios. Com os chamados kits personalizados, elas oferecem soluções de automação e conseguem atrair cada vez mais interessados. Afinal, quem não quer ter tudo sob controle, dentro ou fora de casa?

Mais economia

Casas modernas por Licht-Design Skapetze GmbH & Co. KG

Um dos principais atrativos da casa inteligente é a economia. Se você tem dúvidas sobre como isso poderia funcionar, tente imaginar que você sempre deixa as luzes de casa acessas. Apesar de você tentar mudar esse hábito, acaba sempre esquecendo. Com a casa inteligente, é possível programar o horário para as luzes acenderem e apagarem. Mesmo que você não esteja no ambiente, elas obedecerão ao comando registrado no sistema.

Além disso, é possível ativar ou desativar sistemas sempre que necessário. Com o controle absoluto de todas as funções da casa, é possível identificar no que você gasta mais energia e eliminar esse desperdício.

Mais segurança para sua família

Segurança é uma das vantagens que têm importância decisiva para a compra de um kit de automação. Com toda a tecnologia desenvolvida especialmente para esse segmento, foi possível integrar recursos, deixando a casa mais segura. Além dos sistemas de câmeras que podem ser acessadas de qualquer lugar, apenas com a conexão a partir de um tablet do celular, é possível ativar ou desativar trancas, portões e cercas elétricas ou eletrônicas através do sistema inteligente.

É possível determinar os horários em que as trancas serão ativadas ou que as câmeras começarão a gravar, por exemplo. Ainda é possível colocar sensores de detecção de movimento que, quando ativados, avisam o proprietário por meio de um aplicativo de celular.

Há sistemas mais complexos, que identificam quem entrou e quanto tempo permaneceu na casa. E ainda é possível configurar dispositivos para avisar por meio de um e-mail quando as luzes foram ligadas em sua ausência ou se alguém violou algum dispositivo de segurança.

Conheça um pouco mais sobre sistemas de segurança nesse artigo

Redução das tarefas domésticas diárias

Você precisa reservar um momento todos os dias para fechar janelas e cortinas, conferir o fechamento do portão e da porta e confirmar se os sistemas de segurança estão ativados e funcionando? Imagine se fosse possível se livrar de todas essas tarefas apenas com alguns cliques.

Certos confortos também podem ser agregados com a automação. É possível programar para que as cortinas se abram lentamente no horário em que você desperta, assim como a televisão pode ser ligada em um determinado horário no volume determinado. Há torradeiras e cafeteiras que podem ligar automaticamente para não deixar você sem café quentinho na hora do café da manhã.

Para muita gente, esses pequenos ganhos em tempo e conforto fazem valer o investimento. Em geral, compradores costumam avaliar melhor uma casa ou um apartamento inteligente. O valor costuma subir conforme a complexidade do sistema e do conforto oferecido por ele. Leve isso em consideração na hora de decidir por qual sistema optar.

Esse quarto incrível foi projeto pelo escritório Paulinho Peres Group.

Casa inteligente representa entretenimento inteligente

Com a casa inteligente, além de segurança, economia e ganho de tempo livre pela redução das tarefas diárias, o proprietário será beneficiado com um centro de entretenimento também inteligente! Se o conceito de customização chegou aos videogames e às plataformas de conteúdo streaming e vídeo-on-demand, quais são os motivos para que a sua casa também não acompanhe essa tendência? Só com os recursos da casa inteligente isso é possível.

Uma das soluções mais populares é o controle do volume do áudio fornecido para a casa toda. É possível ainda integrar a programação da televisão para ser reproduzida em outros cômodos ou aplicativos. Obviamente, além de um sistema integrado e funcionando, é preciso comprar televisores e outros dispositivos que permitam tal integração.

Para quem possui videogames da última geração de consoles ou centrais de mídia, metade desse caminho ficou mais fácil. Basta ativar todas as funcionalidades e integrar isso ao sistema disponível em sua residência. Para aproveitar o máximo dos recursos, no entanto, é preciso saber configurar as preferências.

Como é feita a instalação

Não é difícil se encantar com as possibilidades. A facilidade de encontrar empresas de automação residencial aumentou, hoje é possível encontrar o serviço em diversas capitais e regiões do Brasil. Com a iniciativa de oferecer kits prontos para moradias ainda em estágio de construção abriu-se um leque enorme para esse modelo de negócios.

A instalação de um sistema oferecido por uma empresa ou por outra difere não apenas no orçamento, mas também em como a aplicação é apresentada e em suas funcionalidades. Há empresas que desenvolveram sistemas próprios e integrados à segurança, podendo oferecer combos aos proprietários com vigilância armada, rondas, e outros benefícios. Outros preferem deixar o cliente livre, aprontando apenas as instalações e deixando todo o sistema configurado e funcionado, sem oferta de serviços extras. A opção que melhor se encaixa para você é aquela que você julga mais vantajosa e segura. Avalie bem levando em consideração a segurança em seu bairro e a sua intimidade com o sistema.

Depois de selecionar a empresa, um técnico irá até sua casa avaliar as possibilidades de instalação e verificar suas intenções. Em geral, os orçamentos oferecem funcionalidades padrão, que podem ser customizadas com custos a mais. Depois de acertado, os técnicos irão fazer a instalação conforme o orçamento e integrar todos os dispositivos à uma central. Com os dispositivos funcionando, é hora de configurar sua casa conforme seu desejo.

Já cogitou tornar sua casa mais tecnológica? Conte para nós seus planos! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!