Construindo: Contratar uma empresa ou fazer sozinho?

Lara Berol Lara Berol
Sítio em Itaúna - MG, Beth Nejm Beth Nejm Varandas, alpendres e terraços rústicos
Loading admin actions …

Em todas as escolhas há prós e contras. Isso inclui também a decisão de contratar uma empreiteira ou uma construtora para a obra de sua casa. Se você está nesse dilema, chegou ao lugar certo. Esse artigo pretende te sugerir as melhores opções, colocando as duas opções em contraponto.

Para começar a considerar qualquer uma das opções, no entanto, é preciso ter certeza sobre o tipo e o tamanho da obra que você pretende fazer. Se você pensa em erguer uma casa inteirinha, do zero, talvez seja melhor considerar a contratação de uma empreiteira, se for uma pequena reforma, um pedreiro particular pode dar conta.

Para entender os motivos dessas sugestões, acompanhe o artigo abaixo!

Encontrando o construtor certo

Seja uma empreiteira ou seja um pedreiro, é preciso estar certo que ele é capaz de executar a obra que você deseja. Conte sempre com o apoio de um projeto desenvolvido por um engenheiro ou um arquiteto, dependendo da obra, e siga suas orientações para contratar a equipe que irá realizar a construção. Nem sempre é possível tomar essa decisão sozinho, então é melhor estar com o profissional ali, no momento da conversa, para ajudar na decisão.

Busque referências tanto da empresa quanto do pedreiro, veja se eles possuem as ferramentas necessárias e os equipamentos de segurança exigidos. Certifique-se que todas as bases do projeto serão levadas em consideração e realizadas em uníssono. Lembre-se que a construção completa de uma casa exige atenção em diversos detalhes.

Comunicação com o construtor

Comunicação é fundamental em qualquer setor da vida. Mais ainda, quando se trata de comunicar seus desejos e ordens a quem você contratou para tirar seu projeto do papel. Tenha certeza que você um canal aberto para sempre tirar dúvidas ou registrar sugestões. Se você contratar uma empreiteira ou uma construtora, pergunte quem será o encarregado do projeto e com quem você poderá falar em caso de urgência ou dúvida. Pegue o contato, ligue para ter certeza que está tudo correto e correndo bem. Apresente-se e tente criar um bom vínculo com a essa pessoa. É bem possível que você precise dela mais vezes durante o processo.

Essa sala foi decorada pela loja Casa de Valentina, de São Paulo. 

Custos médios

homify Cozinhas modernas

É bem difícil estimar o custo médio que você irá dispender em uma construção. Não existe uma fórmula para calcular esse tipo de gasto. Há diversas variáveis capazes de alterar a soma no final das contas. Porém, uma das coisas que colocam as empreiteiras e construtoras no topo das vantagens frente às opções, é que com o sistema de controle rígido que elas possuem, o orçamento primário é sempre respeitado. Em uma obra feita por um pedreiro ou até por você mesmo, isso pode não acontecer. Gastos surpresas sempre aparecerão de última hora. Por isso, se você não tem experiência, se a obra é de grandes proporções, convém contar com a ajuda de uma empresa. Nessas horas é melhor ter mais segurança.

Vantagens de construir uma casa por si

Ter as rédeas do projeto é um dos maiores prazeres em construir sua própria casa. Saber sobre todos os pormenores, resolver todo e qualquer problema que possa surgir, entender como é o funcionamento de todos os sistemas internos e ainda colocar a mão na massa. Falando assim, parece difícil, mas esse cenário é um sonho para aqueles que pensam em ter o controle de tudo e estarem envolvidos na construção do início ao fim.

Além disso, é possível ter certeza sobre os materiais escolhidos, é possível até fazer e sugerir algumas mudanças no projeto de última hora. Obviamente, todo esse processo será muito mais trabalhoso, mas infinitamente mais recompensador que se comparado ao contratar uma empresa para a realização da obra.

Desvantagens de construir uma obra por si

homify Vilas

Se você não tem experiência em construções, essa pode ser uma experiência assustadora. O volume de informações é gigantesco. Você terá que gerenciar da escolha de funcionários à orçamento de materiais e entrega. Se você não tiver alguém para te ajudar é bem possível que alguma coisa saia errada em algum ponto do caminho. Se você não tem condições de estar presente no canteiro de obras durante o expediente dos funcionários, é bem possível que os materiais comecem a faltar antes do prazo por conta do desperdício, algum pedreiro pode precisar faltar e você não terá quem colocar no lugar, imprevistos com o projeto podem surgir e você terá que encontrar alguém qualificado para ajudar. Esse são só os primeiros problemas que podem surgir. Como cada construção é um caso, é possível que aconteçam peculiaridades que dificultem ou facilitem o projeto, mas lembre-se que o desafio é enorme.

Combinação entre as duas possibilidades é possível?

Encontrar um meio termo entre as duas opções é possível, sim! Porém, é preciso encontrar um equilíbrio nessa dinâmica. Não é possível interferir diretamente no serviço da construtora. Lembre-se que você fechou um contrato, e ela é obrigada a cumprir, caso haja alterações solicitadas por parte do proprietário da obra, ele deverá arcar com os gastos extras. Então, se a intenção é usar a empreiteira ou a construtora para erguer a estrutura da casa e deixar todo o resto com você, não interfira. Defina bem os papéis antes de começar alguma obra que pretende usar os dois serviços. Não permita que um prejudique o outro, mas tente criar um clima harmonioso e colaborativo entre eles. Caso os funcionários não precisem se cruzar, melhor.

Antes de definir, é preciso coletar orçamentos e colocar tudo na ponta do lápis. Estime que o uso de material em obras feitas por amadores ou pedreiros pode ser sempre maior que se comparado às construções. Isso porque, para as empreiteiras, o material é negociado junto com o orçamento, então o prejuízo será deles no caso de desperdício ou desvio. Leia um pouco mais sobre materiais para a sua casa nesse artigo

Porém, vale lembrar que essa é uma das cláusulas que estão descritas no contrato. Antes de assinar é preciso ficar atento e ler todos os pormenores. Esse conselho é válido tanto para quem busca uma construtora ou profissionais sozinhos.

Qual foi a sua escolha? Conte para nós! 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista