8 modos baratos de elevar o valor de sua casa

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Se você está pensando em vender sua casa e precisa de um método barato para torna-la mais atrativa e também mais cara aos olhos dos compradores, saiba que você veio ao lugar certo. Há pequenas mudanças que podem agregar valor ao visual de sua casa, tornando-a mais bonita e aconchegante. Não será preciso investir muito para dar uma repaginada! 

Fique atento e veja que muitas das dicas você poderá colocar em prática sem ajuda de um profissional, economizando ainda mais! Basta comprar os materiais e colocar a mão na massa. O mesmo vale se pretende apenas dar cara nova para alguns pontos de sua residência. Acompanhe as dicas abaixo e comece as mudanças.

Renove as esquadrias das janelas

Já ouviu dizer que o cabelo é a moldura do rosto? Pois é, a mesma lógica funciona com as janelas. As esquadrias se tornam as molduras dos vidros. Por isso, deixa-las atraentes é uma regra para quem deseja ter a casa sempre bem cuidada e transparecendo boas energias. Se suas esquadrias estão meio apagadinhas, que tal colocar mais cor? Escolha uma tinta própria para o material de suas esquadrias, compre um pincel específico e comece a pequena reforma. Limpe muito bem as esquadrias e cole com uma fita crepe jornal para não manchar os vidros. Delimite a área a ser pintada com a fita e não se esqueça de forrar o chão. Ter um pouco de removedor a mão também ajuda!

Não há uma regra, você não precisa pintar todas as esquadrias da casa da mesma cor. É possível seguir a cor de cada ambiente, ou então determinar cores distintas para ambientes distintos. A única regra é o uso do bom senso. Se no ambiente há duas janelas iguais, as duas então devem ser pintadas. Lembre-se do conceito de simetria, que é tão valorizado no design.

Troque as portas e puxadores dos gabinetes

Cozinhas modernas por CATO creative
CATO creative

Bishops Park SW6

CATO creative

Ter portas caindo, puxadores estragados ou desiguais faz com que a casa fique com aspecto sujo e desleixado. Ao entrar em casas com essas descrições é bem possível que você ache que ela é bem velha e está mal cuidada. Se a sua casa está com esses problemas, é hora de renovar! Não é necessário renovar o armário todo, tampouco a cozinha inteira. Analise bem o estado das madeiras, das dobradiças e dos puxadores. Comece pela madeira, pois o estado dela irá determinar se você precisará fazer uma reforma maior ou se bastam as pequenas mudanças. Feito isso, você saberá por onde começar.

Se no seu caso, apenas as portas e os puxadores precisam de cuidados, verifique se é possível deixar tudo ordem apenas substituindo as dobradiças antigas. Se sim, vá a um local especializado e compre novas, para trocar, é preciso tomar cuidado ao remover as portas e ao medir os novos furos. Para os puxadores, o ideal é que você encontre outros idênticos aos antigos, ou pelo menos com a mesma medida, para não ser preciso fazer novos furos ou deixar os furos antigos à mostra. Tome esses cuidados! Eles poderão valer o novo visual de seus armários.

Pinte a porta de entrada

Corredores e halls de entrada  por LA Hally Architect
LA Hally Architect

House in Chandlers Ford II

LA Hally Architect

Dizem que colorir ambientes é dar a oportunidade de que as energias se renovem. Pois então, é isso que sua casa precisa! Tente pintar a porta de entrada com uma cor bastante chamativa e ousada. É bom que essa esteja relacionada com algum elemento da fachada. Lembre-se, se você pintou as esquadrias das janelas, é possível que você prefira escolher uma cor que combine com elas. Novamente, a regra do bom senso é bem-vinda.

Para pintar a porta de entrada, é preciso certo cuidado. Você não deverá pintá-la instalada no batente. Será preciso remover a porta, colocar em local onde seja possível deixa-la secar e que seja fácil para a sua circulação. O ideal é fazer um lado, esperar secar, e depois o outro. Procure específicos para madeira e não deixe de aplicar um primer e um impermeabilizante.

Crie um pequeno closet

Apartamento Completo Itacorubi - M.N.B: Closets modernos por Kris Bristot Arquitetura
Kris Bristot Arquitetura

Apartamento Completo Itacorubi – M.N.B

Kris Bristot Arquitetura

Guardar coisas é tão necessário quanto respirar! Qualquer casa que mantém coisas espalhadas fica feia e desorganizada. Se você não possui um espaço específico para guardar suas roupas e sapatos, é melhor improvisar. Sempre há um cantinho que não é tão usado onde podemos instalar um pequeno closet. Monte pequenas prateleiras ou organiza as coisas em caixas transparentes. É possível instalar uma barra de madeira ou de metal para servir como arara para roupas. Preste atenção que não é preciso um espaço muito amplo, é possível fazer adaptações embaixo da escada e até em um armário que você não vem utilizando de modo adequado. Identifique qual o melhor espaço e comece a organizar tudo!

Mude a iluminação para deixar a casa mais brilhante

Sente que sua está na penumbra? Há pontos escuros ou a iluminação é insuficiente? Se sim, é preciso renovar o projeto luminotécnico de sua casa! Para começar, anote as dicas contidas nesse artigo. Ele poderá te dar algumas opções sobre o assunto. Se você precisar de ajuda, contrate um profissional que entende do assunto. É possível que sua casa precise renovar a fiação e o quadro de luz para poder suportar as mudanças que você pretende fazer. Nesses casos, não é aconselhável mexer em nada sozinho. Preserve a sua vida e evite acidentes.

Limpe o lavabo e o banheiro

Banheiros mediterrâneos por Laura Yerpes Estudio de Interiorismo
Laura Yerpes Estudio de Interiorismo

Relajante bañera con ventanal al jardín

Laura Yerpes Estudio de Interiorismo

Pode parecer um absurdo, mas muita gente acaba deixando de lado as limpezas pesadas nessas áreas e a casa vai ficando com cara de suja. Todo mundo sabe que é bem chato limpar o banheiro e se livrar do limbo e das sujeiras que ficam encrustadas entre o rejunte e o azulejo, porém, é algo necessário. Além de se livrar de diversos germes e bactérias, um banheiro limpo fica com cara de organizado e até mais novo do que realmente é! Invista em produtos para cerâmicas e concilie com receitas caseiras. Ter o azulejo brilhando, com os rejuntes limpinhos vai trazer novos ares aos seus banheiros.

Faça parecer maior

Dar a sensação de amplitude faz com que a casa se torne maior. Um dos truques mais usados é a colocação de espelhos em paredes da entrada para dar mais luminosidade e sensação de espaço de maior. Porém, também é possível conseguir o mesmo efeito com cores distintas em paredes e jogos de luz. Nesse projeto desenvolvido pelo Studio Luiz Veneziano, é possível ver esse artifício aplicado à essa cozinha. A mesa branca amplia o centro, enquanto os tons vermelhos delimitam o ambiente e atrai a visão, ampliando os ambientes. Se em seu espaço não cabem espelhos, esse é um método que você pode tentar. Uma casa ampla é sempre mais valorizada! 

Gostou dos truques? Quais você usou em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!