Paredes protegidas da umidade

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Ninguém está livre das infiltrações. É bem possível que sua casa ou seu apartamento sejam vítimas desse tão indesejado fenômeno. Para se prevenir, há uma série de produtos e procedimentos disponíveis. Basta saber identificar qual o melhor se aplica à sua residência. Em alguns casos, é preciso contratar mão de obra especializada para sanar o problema de uma vez por todas.

Lembre-se também que é imprescindível que você encontre a causa da infiltração ou da umidade. De nada adianta investir em produtos e novos acabamentos se você não consertou aquele cano com vazamento ou não criou espaço para a circulação de ar no ambiente.

Conheça alguns materiais e técnicas que poderão te ajudar a eliminar com as infiltrações e umidade em suas paredes.

Classificação de material à prova de água

Residência Premiê: Casas  por MarchettiBonetti+
MarchettiBonetti+

Residência Premiê

MarchettiBonetti+

Há inúmeras opções de materiais impermeabilizantes e repelentes à água. Porém, há muitas diferenças entre eles. Os impermeabilizantes, por exemplo, são substâncias que detém a passagem de água. Por eliminarem a porosidade externa do material, seja ele cerâmica, madeira ou cimento, os impermeabilizantes isolam a umidade do meio. Eles podem ser usados em fundações, pisos, telhados, lajes, paredes, reservatórios e piscinas.

Divididos entre rígidos e flexíveis, os impermeabilizantes ou hidrofugantes, devem acompanhar a movimentação natural da construção, independentemente de seu material estrutural. A seguir, listamos os principais materiais que podem ser empregados juntos ao cimento para maior aderência e impermeabilidade.

Porém, vale lembrar que cada um tem uso específico e indicado. Para escolher, é preciso pedir ajuda profissional. Antes de comprar, analise os aspectos individuais do projeto e se há pontos de constante contato com a água. Coloque em consideração se você está construindo a casa ou irá apenas reformar um vazamento. Tudo isso influencia na escolha do material adequado.

Manta asfáltica

Indicadas para locais sujeitos à movimentação, as mantas asfálticas podem ser usadas em lajes, reservatórios, jardineiras, paredes de encostas, áreas frias e outros pontos. Elas são, como o nome já diz, mantas com propriedades asfálticas. Para sua aplicação, é necessária uma fonte de calor que derreta a superfície do material a ser aplicado no local. A colocação deve ser medida e dimensionada conforme o tamanho dos rolos e da medida do material comprado. Por isso, é preciso uma equipe especializada para a colocação.

Depois, é possível colocar revestimentos por cima da manta asfáltica com a devida preparação.

Vidro líquido

O CHARME DAS PAREDES INACABADAS: Escritório e loja  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

O CHARME DAS PAREDES INACABADAS

Casa de Valentina

Considerado um material novo na indústria e no comércio brasileiro, o vidro líquido aparece como uma solução ainda cara para nossos bolsos. O material, que promete vedar toda e qualquer superfície, independente do material, tem em sua fórmula o dióxido de sílica, que é um composto de extrema dureza e pode ser aplicado em diversas utilizações. No caso de paredes, madeira e outros revestimentos, o vidro líquido tem como função vedar apenas a superfície externa. Nas paredes internas, essa solução não é aplicada.

A água, na superfície impermeabilizada com vidro líquido, não encontra vazão e escorre. O mesmo acontece com sujeira, chuva, outros tipos de líquidos e até mesmo pichações. As paredes se tornam mais fáceis de limpar, ficam conversadas por mais tempo e livres de umidade. O vidro líquido pode ser aplicado em carros, objetos metálicos, vidros, e outras diversas superfícies.

Hidrofugantes

Casas industriais por miba architects
miba architects

LARA RIOS HOUSE: Fachada

miba architects

O sistema de cimento enriquecido com hidrofugantes faz com que a argamasse ganhe propriedades impermeáveis. Hoje, os hidrofugantes mais conhecidos e comercializados têm como base o silicone. Por meio de uma reação química entre os compostos hidrofugantes e o cimento, ele se torna menos poroso e mais denso, não permitindo assim a entrada de água em sua estrutura. A desvantagem desse tipo de material é que não serve para áreas onde a água se faz sempre presente. Não é aconselhável colocar o material em áreas submersas ou próximas a piscinas, por exemplo. Sua capacidade de reter a água externa é apenas mantida se não houver trincas nem pequenas rachaduras na superfície da parede.

Sua efetividade é garantida levando em conta as informações já citadas, porém, é preciso levar em conta que esse tipo de composto faz com que o cimento se torne mais emoliente e demore mais a secar. Se na sua obra essa característica da argamassa pode comprometer a estrutura, opte por outros tipos de materiais.

Cristalização composta

A argamassa composta com cristalizantes é capaz de criar uma barreira impermeável, porém, ela só é eficaz contra infiltrações temporárias e localizadas. Esses produtos, que podem ser cristalizantes compostos de cimento, sílica e compostos químicos ativos, reagem com a umidade do concreto fresco, formando cristais insolúveis que obstruem todas as eventuais aberturas da estrutura de concreto. Por meio dessa reação, a água não encontra caminhos livres e a infiltração é contida. Porém, é preciso ressaltar que essa mistura só se torna eficaz se receber a impermeabilização com argamassas poliméricas, que servem para dar mais sustentação às paredes.

Para a sua aplicação, é preciso contar com a ajuda de profissionais, afinal a mistura deve ser feita sob medida, com dosagem específica. Sua aplicação também é diferente dos cimentos comuns e deve seguir regras relacionadas ao tempo de fixação diferente dos outros.

Essa fachada foi desenvolvida pela Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris.

Qual a melhor para a minha casa?

Para escolher o melhor para a sua casa, é preciso ter em mente em qual estágio se encontra a sua obra. Se você ainda está construindo, tem uma gama maior de produtos à sua disposição. Em compensação, se sua casa necessita de uma reforma ou um reparo específico para aquele ponto de infiltração ou umidade, as opções caem bastante. Para saber qual o melhor produto para o seu caso específico, apenas uma avaliação com um profissional, que poderá avaliar todas as atenuantes, poderá determinar. É preciso saber que há diferenças no tratamento das paredes internas e externas. Por isso, a consulta com um profissional é tão importante.

Se você está tentando se livrar das infiltrações e do mofo no banheiro, leia esse artigo. Ele traz informações valiosas que poderão te ajudar a se livrar dos problemas.

Pretende utilizar algum dos métodos em sua casa? Conte para nós sua experiência!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!