As regras da sala precisam ser quebradas!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

A sala de estar não precisa, necessariamente, seguir padrões ou regras estabelecidas por convenções sociais. Geralmente, nesse ambiente, é comum encontrarmos um sofá, uma televisão e pouco espaço para conversas com familiares e amigos. A sala de tornou, na verdade, um centro de entretenimento, e deixou se ser um centro de convivência.

Para retomar a proposta inicial do ambiente, é preciso quebrar essas convenções adquiridas e enraizadas ao longo dos anos e se livrar do sofá, da televisão e trazer ao centro o que realmente importa.

Repense o seu projeto e veja se há a necessidade de ter uma TV na sala, se é possível reaproveitar a mesa da casa da vovó e tantas outras mudanças que poderão fazer da sua sala um espaço mais confortável e dinâmico. Aproveite as dicas abaixo e comece a mudar hoje mesmo!

Tudo bem não ter sofá!

Salas de estar clássicas por Artisans of Devizes
Artisans of Devizes

Tora Blue Limestone floor tiles in a tumbled finish.

Artisans of Devizes

Não há uma bíblia que dite as regras do que se deve ou não possuir em um ambiente. Ter um sofá na sala, por exemplo, é algo que surgiu de um conceito comum. Desde quando você nasceu, aposto que dificilmente, você encontrou uma sala sem sofá por aí. Justamente por isso, estabeleceu-se o conceito que ter um sofá na sala é uma regra. Porém, essa convenção não existe, e se você quiser colocar poltronas, puffs ou deixar a sala livre para outras atividades, lembre-se que a casa é sua! Organize suas próprias regras e determine o que irá combinar melhor com sua sala. Se você deseja transformá-la em um espaço de convívio e não quer ter um sofá, opte por outros móveis para poder colocar todo mundo reunido no ambiente. Faça grandes cantos com almofadas, compre puffs e outras estruturas similares, deixe a criatividade comandar!

Não há regras dizendo que a TV deve ser a estrela do ambiente

Salas de estar  por Bloomint design
Bloomint design

HOTEL CAL REIET – THE MAIN HOUSE

Bloomint design

Se a convenção que deve haver um sofá na sala pode ser tranquilamente quebrada, quem dirá então sobre a televisão? Em casas maiores, a sala de estar é apenas um espaço para receber as visitas e conversar, enquanto uma sala separada, com sofás mais confortáveis, fica a sala de TV. Quando essa divisão de espaço não é possível, a televisão acaba indo para a sala. Nessas casas, no entanto, é bem comum que houvesse apenas uma televisão para a família toda. Por isso, era preciso coloca-la num local comum, onde todos tivessem acesso. Porém, como hoje o preço dos aparelhos de televisão caiu muito em comparação aos preços do passado, criou-se o hábito de cada pessoa ter uma televisão para si no quarto. Sendo assim, colocar um aparelho na sala tornou-se totalmente dispensável. Pense bem se na sua casa esse item é tão necessário na sala e ganhe mais espaço para a convivência familiar.

Se não tem certeza da cor, use branco!

Há peças lindas em diversas cores! Os revestimentos para sofás se modernizaram e ganharam uma paleta de cores infinita. O mesmo pode-se dizer sobre as cortinas, tapetes e outros acessórios. Porém, tantas opções fazem com que a gente fique na dúvida. O que poderia ser melhor para o nosso ambiente? Se você está com dúvidas sobre as cores, lembre-se que o branco é a melhor opção. Ter móveis e paredes brancas te ajudarão a visualizar melhor quais cores ficarão bonitas em seu ambiente. Além disso, será possível mudar a decoração de tempos em tempos sem gastar muito. Pense que numa base branca, qualquer mudança é bem aceita. Se você optar por um sofá vermelho ou azul, toda a decoração deverá girar em torno dessas cores. Pense bem antes de escolher seus móveis, prefira cores neutras para que você não se torne um escravo deles no futuro.

Falta de plantas não indica falta de vida

Em geral, há um ditado que mães e tias gostam de repetir que é ‘uma casa sem plantas é uma casa sem vida’. Quem nunca ouviu isso que atire a primeira pedra! Porém, onde está escrito isso? Quem comprova que ter uma planta em casa é ter mais vida? Se você quase não para em casa e não tem tempo para molhar as plantinhas e vai deixa-las morrer, não é muito mais viável não tê-las? Da próxima vez, utilize esse argumento para quem insistir em colocar vasinhos em sua casa. É muito mais fácil deixar a sua casa alegre com cores, estampas e iluminação natural. Não há regras sobre o que ter ou não em casa. A casa é sua, você decide!

Depois, se mudar de opinião, há diversas dicas nesse artigo sobre como cultivar um jardim lindo em sua varanda.

Não tema misturar estilos de mobília

Ter uma casa eclética pode ser o sonho de muita gente, porém, seguir com o plano nem sempre é viável. Isso porque muita gente acha que misturar estilos de mobília não deixa o ambiente bonito, teme as críticas dos mais conservadores e acaba optando por mobílias combinadas, que não fogem do padrão. Ousar, saber combinar estilos, cores e móveis pode ser uma tarefa um pouco árdua, porém, com um pouco de orientação é possível fazer ambientes incríveis!

Veja o exemplo desse projeto de Enzo Sobocinski Arquitetura& Interiores, que mescla com maestria o sofá old fashion e outros itens modernos. Baseie-se nessa ideia para dar uma cara nova ao seu ambiente.

Suas janelas podem ser bonitas sem cortinas

ILUMINAÇÃO NATURAL: Sala de jantar  por ana roman
ana roman

ILUMINAÇÃO NATURAL

ana roman

Outra regrinha que não condiz com a realidade de muitas salas! Nem sempre as cortinas vão bem ou são bem-vindas pelos moradores. Os alérgicos são os primeiros a dispensar o uso das cortinas, uma vez que acumulam pó e podem ser substituídas por outros materiais com o mesmo efeito.

Se sua sala também destoa da maioria dos espaços convencionais, nem sempre as cortinas são a melhor opção. Tente fazer com que haja mais iluminação natural, mais ventilação e deixe as janelas a mostra. Pense que a circulação de ar é o que mantém a casa fresca e arejada.

Utilize as molduras e esquadrias como itens de decoração para compor seu ambiente. Eles podem fazer toda diferença! Pinte, troque e retoque suas esquadrias.

Agora é só curtir a sua nova sala de estar!

Gostou das sugestões? Mostre-nos o que você pretende fazer na sua! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!