15 Ótimas Ideias para o Armazenamento na Cozinha

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Apto AK_ 220m², Carolina Kist Arquitetura & Design Carolina Kist Arquitetura & Design Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Saber aproveitar ao máximo o espaço de ambientes como a cozinha é, de fato, uma arte – especialmente quando o assunto é armazenamento. Existem cozinhas muito grandes e cozinhas bem pequenas e, embora as pequenas sejam as que mais necessitam de otimização de espaços, as grandes também não podem abrir mão desse planejamento. Nesse processo, o design de cozinhas é fundamental.

Neste livro de ideias, você vai conhecer cozinhas pequenas e grandes que encontraram soluções bem sucedidas para aproveitar melhor a sua capacidade de armazenamento de itens, objetos e produtos. Confira!

1. Armários envidraçados

Armazenamento é algo que não se separa da otimização dos espaços. Nesta linda cozinha em tons neutros, especialmente o branco, tudo fica muito bem organizado em uma mesma parede, onde os eletrodomésticos e armários estão bem casadinhos.

A grande geladeira em aço inox fica embutida nessa parede, assim como os fornos em torre. Emoldurando esses equipamentos, os armários estão dispostos de cima a baixo, com muito espaço para louças, utensílios e pequenos eletrodomésticos.

O elemento que faz toda a diferença aqui são as portas em vidro dos armários, que refletem o entorno e também trazem leveza ao ambiente.

2. Armários dentro e fora

Nesta cozinha toda branquinha e com ares românticos, o armazenamento acontece em armários inferiores, que se apresentam de uma ponta a outra do formato em U da área das bancadas de trabalho.

O detalhe interessante, em termos de armazenamento, é a presença de portas de armários não apenas na parte interna da bancada em U, mas também na parte externa, na fachada voltada para a mesa da copa.

Essa solução se dá pelo aproveitamento total da base da bancada com portas e armários que permitem uma distribuição planejada dos objetos, dispondo cada peça em local em que ela seja necessária e precise estar à mão.

Neste caso, os armários externos, junto `´a mesa da copa, são ideais para o armazenamento das louças utilizadas durante as refeições, que ficam imediatamente disponíveis, sem a necessidade de buscá-las em outra parte da cozinha.

3. Ilha com gavetas

homify Cozinhas modernas

Além dos já esperados pontos de armazenamento proporcionados pelos armários embaixo das bancadas da pia e de trabalho, que aqui se apresentam em L, terminando na ponta em que se encontra a torre de fornos, a ilha central é muito bem aproveitada com gavetas para a acomodação de diversos itens como utensílios de cozinha.

4. Armários em parede linear

Nesta imagem, o destaque vai para a parede em que se encontra a bancada da pia e de trabalho. A disposição aqui é linear, a melhor forma de otimizar o espaço com armários inferiores e superiores em toda a extensão. A cor preta da marcenaria dá o toque de elegância e modernidade.

5. Sobre as nossas cabeças

E que tal encontrar espaço de armazenamento no alto das nossas cabeças? Nesta imagem, vemos a estrutura em metal vazada, lindamente trabalhada, que foi fixada no teto para receber panelas, frigideiras e outros utensílios que precisam estar sempre ao alcance das mãos. A graça fica por conta do colorido das panelas.

6. Nichos e prateleiras

Nesta cozinha gourmet, ficamos com dois elementos para armazenamento. Um é a estante ao fundo, que cobre a parede de cima a baixo com prateleiras que podem abrigar os mais diversos produtos e artigos, desde louças a bebidas, e objetos decorativos, como latas de chá ou café vindos de várias partes do mundo.

O outro é a cristaleira embutida na parede lateral, entre painéis de madeira, cuja porta de vidro permite ver os produtos e alimentos sem abri-la. Este tipo de móvel é ideal para o armazenamento de copos e taças e pode ainda guardar alimentos que logo serão servidos, como bolos e doces.

7. Acima da mesa

Nessa cozinha clean e sofisticada, o armazenamento segue a receita de sucesso mais conhecida: armários inferiores na área das bancadas de trabalho, armários acima dessa mesma área e torre de fornos embutida na parede.

Na parede oposta, porém, há uma pequena mesa de refeições. Sem problema: armários aéreos ajudam no armazenamento e ainda abre um espaço para plantas e objetos decorativos.

8. Parede estreita, mas perfeita

Nesta imagem, temos uma cozinha pequena que ganha personalidade com sua opção pela dobradinho de preto e amarelo na decoração. O espaço é pequeno, mas nem por isso carece de otimização.

Na parede ao fundo, a geladeira preta ganha o centro da área e, em um desenho bem simétrico, é ladeada por armários embutidos brancos e, nas extremidades, por prateleiras aberta que armazenam os mais variados tipos de itens.

No alto, toda a extensão da parede é tomada por armários fechados na cor branca, em cuja base uma prateleira estreita cria espaço para pequenos objetos.

9. Nesta cozinha linda e branca, a bancada de trabalho incorpora a lavadora de roupas e os armários, o micro-ondas

10. Mais uma cozinha com armazenamento linear em armários e nichos acima e abaixo da bancada

11. A estreita cozinha branca e amarela otimiza a ocupação dos dois lados do ambiente, o que inclui a lavadora de roupas

12. Esta cozinha comprida é mais espaçosa, portanto os armários e as bancadas aparecem nas duas paredes opostas

13. Em uma cozinha aberta, os armários suspensos nas laterais da coifa abrem espaço para armazenamento

14. Nesta outra cozinha aberta, os armários suspensos aproveitam o alto, acima da bancada de refeições

15. Mesmo as cozinhas pequenininhas podem ganhar espaço com eletrodomésticos encaixados nos armários superiores

Gostou dessas ideias?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista