Projeto de Interiores de Apartamento Industrial no RS | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3688:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Projeto de Interiores de Apartamento Industrial no RS

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Apartamento Industrial - Concreto e Tijolinhos Escritórios rústicos por Rabisco Arquitetura Rústico
Loading admin actions …

A modernidade e personalidade da estética industrial, no mais puro estilo de loft nova-iorquino com muito concreto e tijolinho, são a marca deste delicioso apartamento em Porto Alegre, projetado para um jovem casal. O projeto de interiores foi concebido e executado pelo escritório Rabisco Arquitetura, também sediado na capital gaúcha. Confira os ambientes integrados da área social, composta pela sala de estar, sala de jantar e um charmoso home office!

A empresa e o projeto

Concreto e tijolinho são os materiais que trazem a um apartamento com área de 67 m² em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a estética industrial dos icônicos lofts do Brooklyn, em Nova York, nos EUA. O projeto cheio de personalidade encomendado por um jovem casal foi concebido e executado pelo escritório Rabisco Arquitetura, que desde 2011 atua na área de arquitetura e interiores com foco em clientes residenciais e comerciais.

Entre os serviços oferecidos pelo escritório Rabisco Arquitetura estão projetos de arquitetura, arquitetura de interiores, parklets, mobiliário, reforma, execução, acompanhamento e gerenciamento de obra. A empresa presta atendimento a clientes na Grande Porto Alegre e na serra e no litoral do estado. 

 O escritório Rabisco Arquitetura tem como missão transformar desejos e necessidades dos seus clientes em projetos sólidos e funcionais, a partir da administração de todas as etapas e de soluções inteligentes e personalizadas que otimizam o tempo disponível e respeitam os custos e prazos acordados.

Nesse sentido, o escritório busca a superação das expectativas dos clientes por meio de práticas de sustentabilidade, funcionalidade e estética com viabilidade técnica e econômica. Para tanto, a empresa procura manter o cliente sempre atualizado com a disponibilização de relatórios semanais durante a execução dos serviços, além da entrega final de um memorial da obra com todos os registros de custos e projetos.  

Na imagem acima, temos uma visão ampla da área social composta por três ambientes que se integram: sala de estar, sala de jantar e um espaço que combina home office com área de leitura.

A modernidade do concreto é indiscutível, com seus tons de cinza elegantes nas paredes e no teto, tons que se repetem no piso e em parte do mobiliário.

Hall de entrada/Área de leitura

Espaço da leitura Escritórios rústicos por Rabisco Arquitetura Rústico Madeira Efeito de madeira
Rabisco Arquitetura

Espaço da leitura

Rabisco Arquitetura

O apartamento não tem um hall de entrada separado do tipo convencional, mas a entrada se dá por um setor da área social que pode ser considerada uma sala de leitura com uma pequena biblioteca.

Nesta área, destacam-se a estante em madeira de parede inteira e nichos de diferentes tamanhos, nos quais se encontram livros e objetos decorativos, e a bonita e confortável poltrona com estofado em tom de cinza médio, que ganha umas pitadas de cor com a almofada colorida e o banquinho redondo na cor a amarela, perfeita para descansar os pés após a correria do dia a dia.

Um elemento evidente da estética industrial nesse ambiente é a iluminação com trilhos aparentes em que estão dispostos spots direcionáveis.

Home office

Tampo em Madeira Rústica Escritórios rústicos por Rabisco Arquitetura Rústico Madeira Efeito de madeira
Rabisco Arquitetura

Tampo em Madeira Rústica

Rabisco Arquitetura

A área de home office surge nesta imagem, em ângulo voltado à janela, a qual proporciona farta iluminação natural para quem trabalha na espaçosa bancada em madeira, que conta com um pequeno móvel de apoio junto à estante e uma cadeira em acrílico transparente, outro material muito moderno e que tem a virtude de trazer leveza a espaços pequenos.

A parede à direita, por sua vez, não é mais uma parede, pois foi aberta, integrando visualmente o home office com a sala de estar. A parte traseira do grande sofá branco de linhas simples e retas serve como divisória discreta entre os ambientes, reforçada pelo longo banco de madeira avermelhada disposta no ambiente do home office, ao longo do sofá.

Sala de estar

Delimitação Sutil Salas de estar modernas por Rabisco Arquitetura Moderno Concreto
Rabisco Arquitetura

Delimitação Sutil

Rabisco Arquitetura

A imagem acima apresenta, à direita, o ambiente da sala de estar, com o confortável sofá branco, com assentos retráteis, perfeitos para se acomodar na hora de assistir àquele filme ou série. Na imagem abaixo, aliás, pode-se ver a parede oposta ao sofá, coberta de alto a baixo por um painel amadeirado em tom médio, que serve de moldura para a TV e conta na parte inferior com um rack no mesmo material. Nas duas imagens, merecem atenção a luminosidade proporcionada pela ampla janela e a presença de plantas que trazem vida, cor e frescor ao ambiente.

Plano contínuo Salas de estar modernas por Rabisco Arquitetura Moderno MDF
Rabisco Arquitetura

Plano contínuo

Rabisco Arquitetura

Sala de jantar

Entrada do Apartamento Salas de jantar rústicas por Rabisco Arquitetura Rústico Tijolo
Rabisco Arquitetura

Entrada do Apartamento

Rabisco Arquitetura

Nas imagens acima e abaixo, o destaque é a sala de jantar, instalada em uma passagem mais estreita localizada entre a área de leitura e home office e o acesso à cozinha. A solução foi criar uma mesa retangular, com tampo em madeira e estrutura em metal, tendo do lado externo as leves cadeiras em acrílico transparente e, na parte interna, um comprido banco cinza. A parede de tijolinho vermelho cria um lindo contraste com o conjunto de jantar e ganha personalidade com a composição de quadros.

Cozinha

A COR faz toda a diferença por Rabisco Arquitetura Moderno MDF
Rabisco Arquitetura

A COR faz toda a diferença

Rabisco Arquitetura

Na primeira imagem da sala de jantar, temos ao fundo uma parede preta, ao lado da qual há a entrada para a cozinha, a qual conta com eletrodomésticos em aço escovado, bancada da pia em mármore preto e revestimentos geométricos em tons de preto, cinza e branco.

Na imagem abaixo, o ângulo mostra os armários inferiores em cinza e com gavetas, assim como os armários superiores, com uma parte fechada na cor amarela pastel e outra, aberta e em madeira, para louças e utensílios que devem ficar mais à mão.

Quarto de casal

No quarto de casal, o tijolinho volta na parede atrás da cabeceira, a qual conta com luz embutida amarela, além de luminárias pendentes aparentes acima do criado-mudo. Na imagem abaixo, vemos que a parede lateral traz o cinza do concreto para o ambiente íntimo. Por fim, outro material supermoderno aparece aqui: o espelho, que toma toda a parede aos pés da cama e camufla o armário embutido.

Acesso ao Closet por Rabisco Arquitetura Rústico MDF
Rabisco Arquitetura

Acesso ao Closet

Rabisco Arquitetura

Gostou deste projeto? Então, conheça outros projetos do escritório Rabisco Arquitetura no perfil da empresa aqui na homify!

Gostou deste projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!