O moderno e o vintage em harmonia na Residência Maranhão em Higienópolis

Pedro Ribeiro – homify Pedro Ribeiro – homify
Google+
Loading admin actions …

A residência Maranhão está localizada, no coração de São Paulo, em uma das regiões mais altas da cidade, no bairro de Higienópolis. Área residencial da classe média-alta e famosa por sua arquitetura de várias tendências sendo também conhecida pela presença de relevantes instituições culturais. Higienópolis é um dos bairros mais agradáveis da cidade.

Higienópolis quer dizer “cidade ou lugar de higiene”. O curioso nome do bairro foi escolhido justamente por isso, foi o primeiro bairro a ter acesso a água encanada e esgoto. Largas avenidas, tranquilidade e limpeza caracterizam este bairro nobre. A Residência Maranhão com 200 metros quadrados, construída na década de 50, nunca passara por uma reforma, em seus mais de 60 anos de vida. O objetivo: ganhar amplitude e qualidade espacial em um apartamento cujo espaço não estava aproveitado. Foram derrubadas paredes e erguidas outras de modo a criar uma atmosfera contemporânea em um prédio antigo.

Conceito

Residência Maranhão: Salas de estar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

Residência Maranhão

Mauricio Arruda Design

Quem vive em apartamentos construídos há várias décadas, deve ter notado que os espaços eram estanques e segmentados. Os corredores fechados por uma porta; cada cômodo possuía uma e em alguns casos adotavam duas portas. Além disso, o critério era sempre a mesmo: quanto mais, melhor. Esta forma de projetar nos dava mais cômodos, mas escassos espaços de qualidade. Com o tempo, a arquitetura foi perdendo elementos e ganhando em riqueza. Os comportamentos e hábitos mudaram e surge a necessidade de criar espaços mais flexíveis que se adaptam às necessidades presentes e futuras.

Neste artigo vamos conhecer como foi reformado este apartamento de 200 m², com espírito livre e descontraído.

O cenário

Residência Maranhão: Corredores e halls de entrada  por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

Residência Maranhão

Mauricio Arruda Design

Os materiais originais, como concreto, madeira e pedra foram explorados e revelados através dos quais é possível voltar à origem do imóvel e apreciar o passar dos anos. Vigas e pilares são integrados em um cenário em que vários elementos coexistem de forma independente, mas harmoniosa. Como por exemplo, o belo piso original do imóvel, de tacos de ipê, mais comum em uma casa de estilo clássico. Divisórias, de aparência leve, mudam a sua posição de modo a permitir aos proprietários adequar a qualquer momento, o espaço de que necessitam.

A flexibilidade

Residência Maranhão: Cozinhas ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

Residência Maranhão

Mauricio Arruda Design

O arquiteto Maurício Arruda traçou uma série de layouts alternativos garantindo assim a flexibilidade dos ambientes. Este Loft integra cozinha, sala de estar, sala de jantar, uma biblioteca e até mesmo sala de bilhar. Tudo em uma grande área aberta, sem buscar uma estética parecida. Apenas as duas suítes, o lavabo e a lavanderia ficam separados. Para a decoração, podemos empregar o termo diferente: peças diferentes, estilos diferentes, cores diferentes, que podem contar a história de uma antiga propriedade e seus atuais proprietários.

Piso e cores

Residência Maranhão: Cozinhas ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

Residência Maranhão

Mauricio Arruda Design

Utiliza-se uma cor forte, o azul, que ajuda a melhorar a personalidade extravagante desse imóvel e contrasta com a alvura das paredes. Não tenha medo de misturas, como mostrado na imagem. Um pavimento de pedra de calçada termina no chão de madeira. Não temos uma porta ou parede que indique essa mudança, no entanto, nada está fora do lugar.

Decoração contemporânea

Residência Maranhão: Banheiros ecléticos por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

Residência Maranhão

Mauricio Arruda Design

Nem sequer no cômodo úmido se perde por um momento a essência desta casa. O lavatório com coluna de linha clássica; a bacia, uma peça moderna. E se olharmos para o teto, uma luminária feita com garrafas de plástico e recipientes de diversos tamanhos, formas e cores que pairam sobre nossas cabeças revelando o espírito dos proprietários e sua paixão pelo design em muitos estilos distintos.

Ecletismo

Residência Maranhão: Salas de estar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

Residência Maranhão

Mauricio Arruda Design

No espaço para lazer e diversão, a criatividade atingiu o limite. Peças de mobiliário com design moderno convivem com outras de estilo clássico, resgatadas e transformadas em antiguidades ou retro, segundo o olhar de quem as observa. Grandes janelas e a falta de partições permitem e favorecem a entrada da luz natural na habitação.

Podemos não estar habituados a ver projetos de design como este; projetos tão engraçados, aventureiros e despreocupados, que arriscam e ganham, conseguindo criar uma atmosfera acolhedora, pessoal e íntima, onde qualquer pessoa poderia se refletir. Um projeto que joga com os limites inimagináveis da criatividade. Embora a palavra eclética possa soar negativa a algumas pessoas, aqui temos um exemplo onde o ecletismo brilha mais forte do que qualquer outro estilo.

Que lhe parece esta reforma e design de interiores?

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!