Um tesouro escondido na floresta

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Se você fosse uma pessoa privilegiada ao ponto de poder escolher em qual cidade morar, em qualquer lugar do planeta e em qualquer ambiente, onde você construiria seu refúgio familiar? Onde você gostaria de acordar todos os dias e qual paisagem você gostaria de contemplar ao abrir as janelas? Esta família mexicana optou pela vida em contato intenso com a natureza, construindo sua cabana familiar em um terreno de cinco hectares envolto de uma paisagem natural deslumbrante e intocável. 

Homify desbravará uma área verde de natureza exuberante e intocável, para apresentar mais uma casa de campo espetacular. Localizada no Estado do México, a Toy-Box House, projetada pelo estúdio Grupo Arquitetura, está localizada em plena floresta de pinheiros e se camufla entre as árvores imponentes da mata. A casa oferece uma vista magnífica para a paisagem natural, um terraço generoso e uma jacuzzi, para o deleite dos moradores. Embora o edifício apresente um estilo minimalista e industrial, a casa investiga uma maneira de conviver com a natureza.

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos desta casa imersa na natureza selvagem? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa feita de concreto, aço e vidro, que se acomoda na floresta e proporciona aos moradores um refúgio tranquilo em simbiose com a natureza circundante. As imagens são de autoria de Agustín Garza.

Fachada principal

A casa está organizada em dois pavimentos e a casa está acomodada sobre o terreno de topografia irregular. Os espaços sociais foram situados no nível mais alto, no mesmo nível do acesso principal, enquanto os espaços íntimos, estão situados na parte inferior do terreno. A forma da casa é caracterizada pelos planos estruturais de concreto aparente, de planos envidraçados e de estrutura de cobertura metálica. O destaque são os planos envidraçados que descortinam os visuais incríveis e proporcionam uma integração total com a paisagem, criando uma sensação de fusão entre espaço interior e espaço exterior.

Edifício camuflado na floresta

A casa Caixa de Brinquedo, em português, desfruta de uma localização privilegiada e simplesmente deslumbrante, em uma área de 5 hectares inseridos num bosque de vegetação exuberante. A casa de férias abriga equipamentos básicos para a família descansar nos dias de folga e receber amigos e familiares. A casa emprega materiais industrializados como o concreto aparente, aço e vídeo e apesar do contraste com a natureza circundante, a casa busca se mimetizar na paisagem, escondendo-se entre as árvores do seu entorno, que além de sombra fresca e belas vistas, proporciona aos moradores o máximo de privacidade.

Garagem

Um dos destaques do projeto é a garagem, que abriga a coleção de carros antigos dos proprietários. Os carros antigos nos remetem à uma época passada, que contrasta com o aspecto edifício industrial e arrojado do edifício, cujo teto de estrutura metálica e telhas metálicas estão aparentes.

O mais curioso é que a garagem se integra aos espaços de convivência. Portanto, os carros ficam expostos como objetos decorativos, como verdadeiras raridades com status de obras de arte.

Living room

No interior da residência, os espaços sociais estão todos integrados e abrem-se para a paisagem natural circundante. Para evitar a sensação de impessoalidade e de ambientes frios, o projeto fez uso de mobiliário de cores marcantes e de design contemporâneo, que dialogam com a arquitetura do edifício. Na sala de estar, o sofá de cor azul e o rack de madeira laqueada em vermelho dão personalidade e realçam o estilo jovial do ambiente. A cozinha, de estilo americana, conta com armário embutidos com portas de vidro e com uma bancada em forma de ilha, que serve como balcão de apoio para refeições informais, com destaques para as três banquetas metálicas, que dialogam com a estrutura metálica do edifício.

Sala de estar

O projeto de interiores aposta nas qualidades materiais naturais dos materiais de acabamentos, com destaque para as superfícies do concreto aparente, que exibem as marcas dos parafusos que fixam as placas das formas que servem de molde para a execução da parede. O piso de concreto realça a estética minimalista do ambiente. A sala de estar exibe um conjunto de peças de design contemporâneo e moderno, com destaque para a mesa de centro redonda, com tampo de vidro, na cor laranja, e para a luminária de chão Arc Lamp, projetada em 1962 pelo designer Achille Castiglioni, um ícone do design internacional que confere mais elegância ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Varanda

Uma das maiores atrações da casa é o seu amplo terraço, que se projeta em direção à paisagem natural e desfruta de vistas privilegiadíssimas do bosque e de todo o entorno. Portanto, além de espaço de estar a céu aberto, o terraço serve também como mirante. O piso de concreto é o mesmo do living room, o que reforça a ideia de continuidade e integração entre ambos espaços. Além da sombra das árvores, uma marquise de estrutura metálica serve de anteparo e proporciona maior comodidade ao ambiente.

Espelho d'água

Mas basta um olhar mais atento, para desvendar as opções de lazer e relaxamento que esta casa proporciona a seus moradores e convidados. Além de um espaço de estar e uma sala de jantar extras a céu aberto, o terraço abriga um espelho d’água com fonte, para tornar o ambiente mais relaxante com o barulho do movimento da água, e uma jacuzzi ao ar livre, para o deleite dos moradores, que podem desfrutar de um banho de banheira e relaxar envoltos por esta paisagem hipnotizante.

Fachada posterior

Apesar do aspecto industrial e arrojado do edifício, o projeto contempla conceitos de sustentabilidade e uso de tecnologias avançadas. O projeto possui um sistema de reaproveitamento de água das chuvas e sistema de automação predial, que controla todos os sistemas elétricos e hidráulicos da residência, que garantem conforto e redução de gastos com energia e de custos de manutenção.

Se você se interessa por projetos residenciais sustentáveis, selecionamos um artigo com uma casa auto-suficiente espetacular. Para conhecê-la, clique aqui.

Onde você construiria sua casa de férias do sonho?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!