Casa basáltica: para apreciar

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O estilo minimalista na arquitetura está baseado na ideia de valorização da essência das coisas. Uma interpretação equivocada é atribuir ao estilo minimalista o emprego de poucos elementos, o que por vezes pode ocorrer. Na verdade, o minimalismo tem nas coisas essenciais o seu único foco, destacando somente o que é essencial em um espaço habitável, no caso da arquitetura. A volumetria pura e a luz natural, que revela as formas geométricas puras, são dois dos elementos essenciais nesta linguagem. A simplicidade dos traços limpos e dos volumes puros potencializam o foco dos observadores no que é essencial, geralmente a própria poética do espaço e sua relação com o mundo exterior.

Homify desembarca hoje no México, para apresentar uma casa minimalista sensacional. Localizada no Distrito Federal, a casa, denominada Casa Basáltica, foi projetada pelo estúdio Grupo Arquitetura. A casa de estilo minimalista prioriza a relação com os jardins internos. Fechada para o exterior, mas completamente aberta para os jardins que circundam a residência. Os espaços foram orientados para o lado sul, de modo a aproveitar a luz natural durante todo o dia. Obviamente, as superfícies externas, revestidas de pedra basalto, conferem ao edifício uma materialidade exuberante, que valoriza a sua composição volumétrica de blocos interseccionados. O interior é caracterizado pelo conforto e pelo requinte do projeto de interiores.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos deste lar contemporâneo admirável? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens da Casa Basáltica, que combina materiais naturais e industrializados e que prioriza as vistas para os jardins que circundam a residência, proporcionando aos moradores uma atmosfera urbana diferenciada, na qual os moradores se sentem mais próximos do ambiente natural e em contato com a natureza.

Fachada principal

Casas minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

De acordo com os arquitetos, o edifício emprega o mínimo de materiais e uma paleta de cores neutras, com destaque para o cinza das pedras basálticas, que revestem suas superfícies externas e que contrastam com a madeira e o aço. Situada em uma esquina, a Casa Basáltica explora a composição volumétrica de blocos retangulares que se interseccionam e dão um caráter monolítico ao edifício.

Entrada principal

Casas minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

A entrada principal se dá através de uma porta de madeira, que o muro de superfícies oblíquas indica a direção. A porta está situada sob o volume mais alto e revestido de pedras basálticas. Podemos notar que os volumes de concreto aparente e de pedras basálticas se interseccionam e que o edifício se fecha para o espaço público, não sendo possível ao observador desvendar qualquer coisa sobre sua espacialidade, que resulta em maior privacidade dos moradores.

Jardim

Casas minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

A implantação da residência em forma de L, evidencia a ideia de criar um espaço verde amplo ao ar livre com o qual os espaços sociais e íntimos da casa pudessem se relacionar, tirando proveito não só da luz natural abundante, mas principalmente das vistas privilegiadas do jardim. Na imagem podemos ver que além das pedras de basalto e do concreto armado, o projeto emprega materiais como o vidro e o aço, que fazem o contraponto com os materiais naturais.

Living room

Salas de estar minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

O bloco de concreto aparente abriga o living room, composto de sala de estar e sala de jantar. As paredes são revestidas de pedra basáltica e o piso de mármore. O projeto destaca assim as qualidades materiais destes materiais naturais. O living room é caracterizado pelo pé-direito duplo, pelo mobiliário de design contemporâneo, pelas cores neutras, pelas obras de arte que o ornamentam e pela integração com o espaço externo.

Terraço

Jardins minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

A varanda interligada ao living room é protegida pela cobertura metálica e proporciona aos moradores o contato direto com a natureza do jardim, um espaço para relaxar e sentir a atmosfera do campo em pleno espaço urbano. O jardim que circunda a residência é uma espécie de recorte de bosque.

Cozinha

Cozinhas minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

A cozinha não poderia exibir um aspecto diferente. Contemporânea e prática, a cozinha possui armários planejados de madeira, embutidos na parede, e uma bancada em forma de ilha com acabamento em laca branca, que agrega funcionalidade e requinte ao ambiente. Os elementos em inox contrastam com o piso de mármore e dão um toque de sofisticação ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Sala íntima

Salas multimídia minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

No pavimento superior foram situados todos os dormitórios. E, também foi criado um mezanino, que abriga a sala íntima da família. O espaço, integrado ao living room, proporciona um ambiente amplo e relaxante que garante o entretenimento dos moradores. As paredes e o piso são revestidos de madeira, que contrasta com as peças de aço da estrutura da cobertura e com o vidro sem caixilhos do guarda-corpo. Sensação de conforto e aconchego absolutos.

Suíte master

Quartos  por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

A suíte principal também tem suas paredes e piso revestidos de madeira para deixar o ambiente mais aconchegante. As prateleiras com iluminação de LED servem para armazenar objetos decorativos e pessoais e dão um toque de personalidade ao ambiente. Além da luz natural abundante, o quarto voltado para o jardim desfruta de vistas privilegiadas.

Closet

Closets minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

O closet do quarto de casal, integrado ao banho do casal, é o sonho de todo casal contemporâneo, espaçoso e funcional. Há espaço suficiente para os calçados e roupas, que ficam todos à mostra como peças decorativas. A cômoda central de madeira agrega praticidade e comodidade. O destaque é o projeto de iluminação, que destaca a coleção de camisas do morador.

Ao fundo, o banho do casal esbanja estilo e elegância com o revestimento em mármore de paredes e piso.   

Dormitório

Quarto infantil  por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

Este dormitório com painel e piso revestidos de madeira tira o máximo de proveito da luz natural e da vista para o jardim externo, graças aos amplos painéis móveis de vidro, protegidos pela marquise metálica. A cama de casal e as espreguiçadeiras estão voltados para o jardim interno. O quarto tem acesso à varanda e ao terraço, através de uma escada de estrutura metálica.  

Continue navegando. Neste artigo selecionamos mais uma casa contemporânea estonteante para você apreciar sem moderação.

Você gosta do estilo minimalista? Construiria ou decoraria sua casa inspirado(a) neste estilo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!