Simples por fora, sensacional por dentro

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Você certamente já ouviu a palavra cosmopolita, que designa a pessoa que se considera cidadã do mundo, com um caráter mais global do que regional. Pessoas cosmopolitas são pessoas que tiveram contato com diversas culturas e incorporam esta cultura e hábitos de outros lugares como parte de sua identidade. Uma pessoa cosmopolita, que vive e externa a influência de culturas diversas da sua cultura de origem, pode, portanto, construir uma casa em estilo mediterrâneo mesmo vivendo na Ásia, porque afinal esta pessoa se identifica mais com a cultura e o estilo mediterrâneo.

Homify viaja hoje para a Coréia do Sul, para apresentar mais um projeto residencial encantador. Projetada pelo estúdio Yunsunghousing, esta casa, de forma tradicional e de telhados inclinados cobertos de telhas cerâmicas, nos transporta para o mediterrâneo. O estilo mediterrâneo e o estilo tradicional se combinam para formar uma residência cosmopolita com espaços integrados e aconchegantes, que proporcionam conforto, privacidade e praticidade para uma família e seu bichinho de estimação, um cão.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta casa que é simples por fora e sensacional por dentro? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa sul-coreana cosmopolita que expressa o estilo mediterrâneo sem abrir mãos de elementos da cultura local. Afinal, esta casa é o refúgio de uma família do mundo e seu cão.

Estilo mediterrâneo

Em um mundo cosmopolita, no qual as pessoas se sentem mais influenciadas pelas culturas estrangeiras do que pela sua cultura de origem, será cada vez mais comum nos depararmos com edifícios que remetem a culturas de fora. Quem passar por esta rua e se deparar com esta residência, terá a sensação confusa de ter atravessado algum portal que o tirou da Coréia do Sul e o transportou para algum lugar próximo do mar mediterrâneo. 

A fachada da residência é caracterizada pelo estilo mediterrâneo, com destaque para o desenho do telhado de duas águas, coberto de telhas cerâmicas e para as superfícies externas predominantemente cálidas, dialogando com a tipologia das construções vizinhas.

Fachada lateral

Apesar das referências e influências externas, o projeto contempla também os aspectos da cultura local. A privacidade é um elemento essencial na cultura oriental. As janelas da residência de caixilhos de madeira, pintados de cor branca, foram concebidas de modo a preservar a intimidade dos moradores. As calhas e canos para coleta de água, pintados de preto, ficam expostas e realçam o estilo tradicional do edifício.

Entrada principal

O programa de necessidades da residência foi organizado em dois pavimentos, liberando uma área livre maior no espaço térreo, utilizado como jardim e como espaço de recreação. Um dos destaques do projeto é a pequena praça situada na parte frontal composta de bancos feitos de tijolinhos cerâmicos à vista e madeira, em forma de círculo, cujo centro é constituído de uma lareira a lenha, também feita de tijolinhos à vista, que dialogam cm o piso de pedras irregulares e dão um toque rústico ao projeto. 

A entrada principal se dá através de um pequeno hall, marcado pela passagem em forma de arco e pela porta de madeira.

Living room

As paredes de tijolinhos à vista fazem a ponte entre o espaço exterior e o espaço interior. Além disto, os tijolos à vista dão um toque rústico e realçam a sensação de aconchego do ambiente. O living room da residência nos surpreende com sua espacialidade contemporânea, caracterizada pela integração dos espaços sociais, sala de estar, sala de jantar e cozinha, e pelo pé-direito duplo que integra também o mezanino.

A sala de jantar é composta de uma ampla mesa de jantar de madeira, de cadeiras e de um banco de madeira de forma alongada, que dialogam com o piso de madeira e reforçam a atmosfera rústica e tradicional do ambiente.

Sala de estar

Além do tijolinho à vista e do piso de madeira, o interior da residência explora também elementos tradicionais como a estrutura de madeira aparente e uma lareira, situada no canto oposto da sala de estar, que agregam rusticidade e tradição ao ambiente. A sala de estar, integrada aos demais espaços de convivência, desfruta do pé-direito duplo e das vistas privilegiadas para o espaço externo, devido às generosas portas-janelas de vidro que interligam o living room ao terraço situado no jardim.

Cozinha

A casa está organizada em forma de L e se integra ao living room de modo a estimular a convivência familiar. Quem cozinha pode interagir com os familiares na sala de estar ou na sala de jantar. Além disto, a posição privilegiada da cozinha confere-lhe uma vista favorável do espaço exterior.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Design de interiores

O mobiliário de madeira dialoga com o estilo mediterrâneo e o estilo rústico do projeto de interiores. Um dos destaques do mobiliário são os armários planejados de madeira, com aparência natural, que realçam as qualidades estéticas da madeira. A cozinha conta ainda com estantes suspensas que deixam os objetos à mostra, como objetos decorativos e um pequeno painel de ladrilhos, na cor branca, que agregam charme e praticidade ao ambiente.

Mezanino

O mezanino serve como espaço de estar e quarto de hóspedes, quando da necessidade de uma visita pernoitar. O destaque é o mobiliário de estilo vintage, com destaque para o sofá-cama, para a geladeira de cor vermelha e para o tapete que dão charme e personalidade ao ambiente.

Quarto principal

O quarto do casal ganhou uma cor azul marcante e mobiliário de madeira de estilo rústico, que dialogam com o piso de madeira e realçam a sensação de aconchego do ambiente. O destaque são as soluções exclusivas para o cão da família, que conta com uma cama exclusiva e uma rampa para subir na cama com mais comodidade.

Continue navegando em busca de casas sensacionais como esta. Neste artigo, selecionamos uma casa rústica encantadora que você vai adorar.

O que você achou dos móveis feitos sob medida para o cãozinho?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!