Casa no interior para desligar do mundo

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quem mora em grandes cidades está acostumado com o ritmo agitado e com a falta de opções para se destrair ou fugir da sensação de estar sempre ocupado ou sem tempo. Curiosamente, quanto mais a tecnologia ou a eficiência nos libera tempo, mais nós buscamos tardefas extras para estarmos ocupado. Parece que a atmosfera urbana nos força a estar ocupado. Parece que relaxar na cidade é uma grande heresia. Portanto, quando chega o fim de semana ou nos dias de folga, o que as pessoas mais querem é escapar deste ambiente agitado onde não nos é permitido relaxar ou nos conectar com a natureza. O conforto e a qualidade de vida que o mundo urbano nos proporcionou são inegáveis. Mas no fundo a gente queria que a cidade nos proporcionasse mais áreas verdes, mais áreas livres, mais espaços de encontro com os outros e com a natureza.

Homify desembarca hoje no interior de São Paulo, mais precisamente na cidade de Itu, para apresentar uma casa de interior simplesmente surpreendente, denominada Casa TSJ. O projeto assinado pelo estúdio GASS Arquitetos Associados privilegiou os espaços integrados e abertos para o espaço exterior e principalmente o contato visual e a integração entre os ocupantes.  

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta casa de campo de estilo surpreendentemente moderno e funcional, que tem no seu pátio externo e na paisagem natural circundante os elementos principais do projeto? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa de veraneio espetacular para apreciar sem moderação.

Fachada principal

A arquitetura da residência é caracterizada pela horizontalidade, pelos traços retos e límpidos e pelas aberturas generosas, de planos de vidro protegidos por amplos painéis móveis de madeira. O projeto combina traços modernos com a atmosfera natural e campestre, reforçada pelo uso de materiais naturais, como a madeira, e pelas vistas privilegiadas do entorno que invadem cada ambiente. O acesso principal se dá através de um caminho de placas retangulares dispostas irregularmente sobre o jardim.

Volumetria

Vista por este ângulo, o estilo do edifício pode ser confundido com o estilo mediterrâneo, já que outra característica marcante do edifício é a cor branca predominante das superfícies externas. O edifício foi construído com o sistema de tradicional de alvenaria de tijolos e as paredes receberam reboco e pintura na cor branca. O programa de necessidades da residência foi organizado em um único pavimento. O edifício foi então implantado sobre o terreno em forma de L.

Fachada posterior e pergolado

Ao optar pela composição do edifício em forma de L, o projeto criou um pátio interno, para o qual todos os ambientes, sociais e íntimos, se abrem. O pátio interno é o norteador do projeto e abriga estruturas de lazer indispensáveis para o conforto e bem-estar dos moradores, como a piscina e o espaço lounge, sob o pergolado de madeira. Afinal de contas, um refúgio de fim de semana é um lugar para descansar e relaxar, mas também para reunir amigos e familiares.

O pergolado foi construído com toras de madeira, em estilo in natura, que conferem um aspecto mais rústico e campestre ao ambiente. O espaço é ideal para relaxar e curtir a vista da paisagem natural circundante e sobretudo se desligar do trabalho.

Living room

A Casa TSJ foi projetada para ser o refúgio da família e o lugar de se reencontrar com a natureza. O living room, o coração da casa, buscou criar espaços amplos e integrados, além de abertos inteiramente para a paisagem natural circundante, de modo a proporcionar o contato visual dos moradores e, principalmente, estimular a convivência familiar.

O projeto de interiores optou por móveis de design minimalista, como a mesa de centro da sala de estar e peças clássicas do design nacional, como as duas poltronas Diz, de Sérgio Rodrigues, que realçam a elegância e o requinte ao ambiente. A lareira dá um toque rústico e pode ser usada como anteparo para o projetor.

Área de lazer

Como podemos notar, o living room divide-se da área da varanda, através de amplos painéis de vidro móveis, que quando abertos permitem a total integração entre ambos. O piso de concreto polido reforça a sensação de integração entre os ambientes. Na varanda foi instalado o espaço da churrasqueira, revestida com revestimento cimentício, assim como as paredes da pia e a bancada em forma de ilha. O mobiliário de madeira é o elemento unificador do projeto.

Integração com o espaço exterior

A disposição da casa em L permitiu que todos os ambientes pudessem se abrir para a paisagem natural, desfrutando, portanto, de vistas privilegiadas da paisagem campestre circundante. Além disto, a integração com o espaço exterior possibilita um melhor aproveitamento da iluminação e da ventilação natural. A piscina, situada no pátio interno, contribui com o desempenho térmico da residência, resfriando e tornando o ar um pouco mais úmido.

Dormitório

A residência possui cinco suítes, sendo três para a família e duas para hóspedes e convidados, situados em um bloco oposto ao volume principal. Nos dormitórios predominam as superfícies brancas, móveis de madeira e algumas peças clássicas do design nacional e internacional. Porém, o destaque é a integração com o espaço exterior e as vistas deslumbrantes do entorno. Na suíte principal, um generoso painel móvel de madeira garante a privacidade do ambiente.

Mais informações de projetos de quartos, você encontra aqui.

Piscina

E, finalmente retornamos ao pátio interno deste refúgio de férias sensacional, para dar a atenção devida à área de lazer e a piscina, que além de ser a principal opção de lazer e diversão da casa, funciona também como espelho d’água, refletindo a silhueta moderna do edifício e proporcionando vistas agradáveis a todos os ambientes, sociais e íntimos. Na área de lazer, moradores e convidados são confrontados com o panorama incrível da paisagem campestre circundante. Aqui, a ordem é relaxar e desconectar do trabalho e das coisas que ficaram para trás na estrada.

Continue navegando. Se você adora casas de campo, vai se encantar com esta casa de campo espetacular.

Qual o seu refúgio perfeito?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!