Projeto de Reforma de Interiores de Apartamento no RJ | homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Projeto de Reforma de Interiores de Apartamento no RJ

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Apartamento Alugado Leblon por Maria Claudia Faro
Loading admin actions …

Este projeto de reforma em um apartamento alugado no Leblon, na cidade do Rio de Janeiro, foi desenvolvido pelo escritório da arquiteta Maria Claudia Faro. O destaque do projeto de reforma é a harmoniosa integração entre a sala de estar e a sala de jantar, com uma prática e bonita bancada de refeições que serve aos dois ambientes.

Um detalhe importante é o projeto de iluminação com eletrocalhas na sala de estar, que substituem as antigas caixas de gesso e fazem o espaço parecer maior. Já os revestimentos escolhidos atendem plenamente à necessidade de ambientes bonitos com soluções de baixo custo. Confira!  

A empresa e o projeto

Apartamento Alugado Leblon por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Apartamento Alugado Leblon

Maria Claudia Faro

O projeto de reforma deste apartamento alugado no Leblon, na cidade do Rio de Janeiro, foi desenvolvido pelo escritório da arquiteta Maria Claudia Faro, que tem mais de 20 anos de experiência em projetos de arquitetura residencial, design de interiores, iluminação, acompanhamento e execução de obras residenciais e comerciais.

A profissional formou-se em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994 e, em 2000, fez um curso de planejamento de interiores no prestigiado Fashion Institute of Technology (FIT), em Nova York, nos EUA.

A sustentabilidade é um dos princípios norteadores do trabalho de Maria Claudia Faro, que desde a formatura esteve envolvida com projetos nesse sentido, como a participação na equipe de jovens arquitetos que venceu o concurso Favela Bairro e recebeu menção honrosa no concurso Vilas Cariocas ou, ainda, a fundação, com membros dessa equipe, da ArquiTraço Arquitetura e Urbanismo, referência no país em projetos de urbanismo para favelas.

O escritório de Maria Claudia Faro se destaca especialmente na arquitetura residencial, executando também as obras e acompanhando todas as suas fases até a entrega das chaves, para um público de classe média alta entre 25 e 70 anos. A atuação da empresa na cidade do Rio de Janeiro se dá mais na zona Sul, em especial em Botafogo. Na atuação online, a profissional quer dar mais enfoque nos projetos de casas a serem construídas, que ela sente como uma lacuna nesse meio.

O principal desafio deste projeto, uma consultoria para reforma de um apartamento alugado, era fazer isso com o menor custo possível, uma exigência da cliente. Tendo isso em vista, o escritório de Maria Claudia Faro procurou soluções que evitassem a necessidade de se realizar muitas obras.

Assim, a marcenaria foi projetada em módulos de maneira que, em outro momento, eles possam virar outra estante em outro lugar. Também foram utilizadas eletrocalhas com spots, uma ótima solução para evitar gastos com rebaixo de gesso e evitar diminuir o pé-direito. Da mesma forma, foram utilizados muitos recursos de revestimentos colados e pinturas diferentes para que todo o projeto tivesse baixo custo.  


Na imagem acima, temos uma visão geral das duas salas, a de estar e a de jantar, integradas por uma bancada de refeições, o que foi possível com a retirada da parede original que separava os dois ambientes. Com a nova configuração, o espaço ganha muito mais luz natural e, com a presença da madeira no piso e no mobiliário, também ganha aconchego.

Sala de estar

Apartamento Alugado Leblon por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Apartamento Alugado Leblon

Maria Claudia Faro

A cor branca predomina na decoração da sala de estar, mas as cores aparecem em elementos como objetos decorativos e estofado do sofá. O rack em madeira proporciona calor e torna o ambiente aconchegante, enquanto as prateleiras brancas servem de moldura para a TV.

No teto, pouco visíveis na imagem, estão as eletrocalhas que substituíram as caixas de gesso, conferindo um toque industrial ao ambiente. Aliás, sem as caixas de gesso, o espaço parece maior e a iluminação direcionável ajuda a integrar os ambientes, ou seja, sala de estar e sal de jantar.

Bancada de refeições

Apartamento Alugado Leblon por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Apartamento Alugado Leblon

Maria Claudia Faro

A parede entre as salas deu lugar à bancada de madeira em forma de U: na parte inferior, encontra-se a bancada de refeições e, na parte superior, uma prateleira em que estão dispostas plantas que dão um toque de vida e de cor aos ambientes. Esta prateleira também serve de suporte para as luminárias pendentes. Já a bancada de refeições propriamente dita vem acompanhada de banquetas brancas de design moderno. Na parte interna, do lado da sala de jantar, o móvel abriga uma adega climatizada.

Sala de jantar

Apartamento Alugado Leblon por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Apartamento Alugado Leblon

Maria Claudia Faro

A sala de jantar tem a parede do fundo pintada em cinza, mesma cor dos banquinhos de apoio, que se harmonizam com os quadros em tons neutros. Já a mesa de jantar oval e branca, com estrutura em madeira clara e acompanhada por cadeiras com a mesma cor e material, imprimem leveza e aconchego, assim como o piso de peroba do campo, que também reveste o chão da sala de estar.


   

Quarto infantil

No quarto das crianças predomina o branco que amplia e deixa o espaço leve, mas combinado com cores como azul turquesa e rosa. Na imagem abaixo, vemos a área de estudo do quarto. A parede tem revestimento floral com fundo azul e flores rosa e a mesa branca é acompanhada por cadeiras de acrílico transparente com estrutura de madeira.  

Área de estudos por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Área de estudos

Maria Claudia Faro

Closet

Apartamento Alugado Leblon por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Apartamento Alugado Leblon

Maria Claudia Faro

Neste closet espaçoso, o mobiliário e o revestimento das paredes são brancos, cor que serve de fundo para os acessórios expostos, como bijuterias e óculos de sol. O espaço conta com uma penteadeira branca, acompanhada de uma poltrona em branco e azul com design mais clássico. Na imagem abaixo, a parede lateral serve de expositor da coleção de bolsas, tendo no alto uma prateleira branca para armazenar sapatos.   

Apartamento Alugado Leblon por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Apartamento Alugado Leblon

Maria Claudia Faro

Gostou deste projeto? Então conheça mais projetos do escritório Maria Claudia Faro no perfil da empresa aqui na homify!

Gostou deste projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!