Verdadeiro ou falso? Dicas de como pintar seu apartamento!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

Ao reformar seu apartamento, os aspectos básicos como piso, teto, iluminação e acabamento das paredes devem ser uma prioridade. Estes elementos serão a base inicial para que você possa compor seu lar com a sua cara de maneira harmônica. Cada vez mais comuns, os apartamentos pequenos são um desafio e prova de criatividade e bom gosto, para quem deseja renovar seu cantinho primeiramente organize e planeje um projeto na hora de decorar. 

Ao pensar numa possibilidade de mudança prática e econômica, a primeira idéia que surge são pintar as paredes. Esta superfície, não atua como um mero detalhe na decoração, as cores e texturas influenciam na escolha do mobiliário e de objetos como cortinas e tapetes. Além disso, as cores em determinados estudos, como o Feng Shui, simbolizam aspectos como paz ou prosperidade e permitem que uma determinada energia circule dentro da residência. Por es

Se você já tem algumas idéias de tons e texturas, vamos te mostrar aqui como se inspirar e entender alguns mitos sobre o que é considerado certo ou errado na hora de repaginar as paredes do seu apartamento!

Evite cômodos completamente brancos

Falso: Cômodos brancos não são entediantes, pelo contrário, eles inspiram decorações minimalistas, elegantes com uma atmosfera relaxante. Obviamente, tudo dependerá do gosto pessoal de quem decora o espaço. O branco permite que você explore diferentes padrões e cores através do mobiliário, como por exemplo com obras de arte, almofadas, tapetes, vasos com plantas, tais elementos auxiliam a quebra de uma possível monotonia.

Você precisa dar um toque colorido em todos os cômodos

Sala de estar: Salas de estar modernas por Estúdio 102
Estúdio 102

Sala de estar

Estúdio 102

Falso: Novamente, o branco não é um problema, principalmente em apartamentos pequenos pois cores claras dão a ilusão de uma ambiente mais amplo ou em locais quentes que necessitem de uma temperatura mais fria pois paredes brancas retém menos calor. Por estes entre outros motivos, não é preciso dar toques de cores em todos os cômodos da residência. Muitas cores ou tons variados podem criar uma atmosfera caótica, não tenha medo de quebrar os padrões e garantir o tom neutro dentro da sua casa!

Cores escuras são deprimentes

Residência Harmonia: Salas de estar modernas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

Residência Harmonia

Mauricio Arruda Design

Verdadeiro e falso: Nem todas as cores são deprimentes e entediantes. Cores escuras podem ser mais sóbrias porem ganhar um tom moderno com a composição de objetos coloridos, como foi o caso desta parede com estantes em cor chumbo feitas pelo escritório de decoração e design Mauricio Arruda . Algumas cores podem trazer um olhar mais atrativo à pequenos cômodos, use-os!

O teto precisa ser branco

Falso: Não existe nenhuma regra que especifique que o teto deve ser branco. Na realidade, tetos coloridos podem fazer a sua casa mais atrativa, pense em quartos tanto adultos quanto para crianças, use uma cor que contraste com as paredes. O teto pintado gera movimento e em alguns casos cria um efeito melhor da iluminação de todo o ambiente.

Utilize mais de uma cor no quarto

Verdadeiro e falso: a maioria dos especialista irá te dizer que qualquer mobiliário dentro do quarto pode ser caracterizado como uma união de duas ou três cores diferentes. No entanto, você pode trabalhar as cores complementares ou com tons similares, formar desenhos com recortes geométrico ou utilizar uma única cor, o que te dará possibilidade de obter uma forte e plena personalidade para o espaço.

Todas as texturas devem ser iguais

Ambientes divididos, mas não isolados.: Casa  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

Ambientes divididos, mas não isolados.

Casa de Valentina

Falso: As textura não necessitam combinarem entre si, você pode combinar uma parede com cores vibrantes ao lado de uma parede de tijolos, cabogós ou azulejos. Criar contrastes entre uma parede com papel de parede e uma parede lisa pode ser muito elegante. De qualquer modo não saia por todas casa colocando texturas diferentes nas paredes, uma superfície de respiro é sempre importante!

Tirou suas dúvidas? Então mãos à obra!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!